domingo, 25 de abril de 2010

Exercícios - Gabarito

Clearing Houses são as entidades privadas que atuam na compensação e liquidação das operações, nos diversos segmentos do sistema. Sobre a atuação das diversas clearing house, julgue as questões que se seguem

01) A SELIC, criada em 1980, efetuando suas transferências no sistema LBTR – Liquidação Bruta em Tempo Real – atua no sistema multilateral.
RESPOSTA: ERRAD0. Atua no sistema bilateral.

02) Compensação bilateral é aquela em que permite a compensação entre apenas dois participantes.
RESPOSTA: CERTO.

03) A CETIP é uma sociedade administradora de mercados de balcão organizados, sem fins lucrativos, onde são registrados e liquidados os títulos privados e públicos estaduais e municipais, emitidos após janeiro de 1992.
RESPOSTA: ERRADO. É com fins lucrativos.

04) Quando a CETIP faz a intermediação de CDBs – Certificados de Depósitos Bancários, ela garante que o título será liquidado pela instituição que os emitiu.
RESPOSTA: ERRADO. Ela garante a liquidação das negociação, não a liquidação do título.

05) A CBLC – Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia – é uma sociedade anônima que tem por objetivo a liquidação física e financeira de operações realizadas na BM&FBOVESPA.
RESPOSTA: CERTO.

06) O Selic é o depositário central dos títulos emitidos pelo Tesouro Nacional e pelo Banco Central do Brasil e também efetua a emissão, o resgate, o pagamento dos juros e a custódia, tanto dos títulos ao portador quanto dos escriturais.
RESPOSTA: ERRADO. Não existem títulos ao portador na SELIC.

SPB – Sistema de Pagamentos Brasileiro é o conjunto de procedimentos, regras, instrumentos e operações integradas que dão suporte à movimentação financeira entre os diversos agentes econômicos do mercado. Sobre o SPB analise as questões abaixo.

07) O objetivo primordial do SPB é aumentar a segurança do mercado, criando mecanismos para controlar a inflação.
RESPOSTA: ERRADO. Controlar a inflação foi antes de 2002. Agora é controlar para com os riscos corridos pelo SFN.

08) A Rede do Sistema Financeiro Nacional (RFSN) intermedeia, através de mensagens eletrônicas, os recursos financeiros transferidos no Sistema de Pagamentos Brasileiro. Obedecem a um padrão e o rigor de segurança exigido para este tipo de transferência, como criptografia e certificação digital.
RESPOSTA: CERTO.

09) O Sitraf – Sistema de Transferência de Fundos é um sistema híbrido de compensação, pois atua tanto em LBTR –Liquidação Bruta em Tempo Real ou em LDL – Liquidação Diferida Líquida.
RESPOSTA: CERTO.

10) No Sistema de Transferência de Reservas – STR são liquidados em LBTR – Liquidação Bruta em Tempo Real os cheques até o Valor de Referência de Liquidação Bilateral – VLB.
RESPOSTA: ERRADO. Liquida os cheques acima do VLB.

11) O Siloc – Sistema de Liquidação Diferida das Transferências Interbancárias de Ordens de Crédito liquida obrigações interbancárias relacionadas com os TED – Transferência Eletrônica Disponível.
RESPOSTA: ERRADO. Como funciona somente em LDL, são os DOC.

Mercado de Capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização.

12) Ações escriturais funcionam como uma espécie de conta corrente, onde os valores são lançados a débito ou a crédito dos acionistas. Não há movimentação física dos documentos.
RESPOSTA: CERTO.

13) No mercado à vista de ações a entrega dos títulos vendidos se processa no terceiro dia útil depois de realizada a negociação em Bolsa. Já o pagamento e o recebimento do valor da operação é feito no quarto dia útil, mediante a efetiva liquidação física.
RESPOSTA: ERRADO. É o segundo dia útil (d+2) e terceiro dia útil (d+3), respectivamente.

14) Ordem a mercado é aquela que especifica somente a quantidade e as características dos valores mobiliários e os direitos a serem comprados ou vendidos, ficando a execução a critério da sociedade corretora ou distribuidora.
RESPOSTA: ERRADO. Esta é a ordem administrada.

15) No Mercado de Opções, mediante pagamento de um prêmio em dinheiro, a opção dá ao titular que a adquire o direito de comprar ou vender um ativo-objeto a outro investidor.
RESPOSTA: CERTO

16) Hedge: a palavra hedge pode ser entendida como “proteção”. Hedge é uma operação que tem por finalidade proteger o valor de um ativo contra uma possível redução de seu valor numa data futura ou, ainda, assegurar o preço de uma dívida a ser paga no futuro. Esse ativo poderá ser o dólar, uma commodity, um título do governo ou uma ação.
RESPOSTA: CERTO.

17) Margem de Garantia é um valor fixado pela Bolsa de Futuros ou pela caixa de registro e liquidação ao comprador ou vendedor de um contrato a termo, que servirá como garantia para o cumprimento da obrigação futura. As margens de garantia não precisam ser depositadas em dinheiro, assim sendo, pode-se utilizar como margem de garantia títulos públicos e privados, cartas de fiança, apólices de seguro, ações e cotas de fundos fechados de investimento em ações.
RESPOSTA: CERTO.

18) Day-Trade ocorre quando uma operação de compra e venda é realizada em até D+1, pelo mesmo investidor, na mesma Bolsa de Valores e intermediada pela mesma sociedade corretora ou distribuidora.
RESPOSTA: ERRADO. O prazo é d+0.

19) Quando uma empresa quer captar recursos (conseguir dinheiro) para investir e/ou pagar dívidas, pode emitir títulos denominados debêntures. Os investidores que compram as debêntures; em troca, recebem uma taxa de juros fixa ou variável sobre o valor emprestado. Normalmente os prazos são superiores há um ano.
RESPOSTA: CERTO.

20) O benchmark é o indicador com o qual pode-se comparar a rentabilidade de um fundo.Tem a finalidade de indicar se a rentabilidade do fundo em questão encontra-se acima ou abaixo em relação ao que lhe serve de referência. Por exemplo: alguns Fundos de Ações Passivos seguem o benchmark do Ibovespa e se comprometem em buscar rentabilidade semelhante a este índice. Outros Fundos de Ações Ativos procuram perseguir rentabilidade inferior ao benchmark indicado.
RESPOSTA: CERTO.

21) Ativos financeiros cujos valores e características de negociação estão amarrados aos ativos que lhes servem de referência. A palavra derivativo vem do fato que o preço do ativo é derivado de um outro. Ex.: Opção da Vale, o preço desta opção é derivado do ativo "ação da Vale".
RESPOSTA: CERTO.

O Sistema Financeiro Nacional é o conjunto de instituições e instrumentos financeiros que possibilita a transferência de recursos dos ofertantes finais para os tomadores finais. Sobre o SFN, julgue as questões que se seguem.

22) Compete privativamente ao BACEN determinar o recolhimento de até 100% do total dos depósitos à vista.
RESPOSTA: CERTO.

23) O Conselho Monetário Nacional é a entidade superior do Sistema Financeiro Nacional, tendo por competência regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis.
RESPOSTA: ERRADO. É competência do BACEN.

24) Ao Banco Central cabe estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras privadas.
RESPOSTA: CERTO.

25) Sociedades de Capitalização são entidades que negociam contratos que têm por objeto o depósito periódico de prestações pecuniárias.
RESPOSTA: CERTO

26) A Secretaria de Previdência Complementar (SPC) é um órgão do Ministério da Previdência Social, responsável por fiscalizar as atividades das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (fundos de pensão). A SPC se relaciona com os órgãos normativos do sistema financeiro na observação das exigências legais de aplicação das reservas técnicas, fundos especiais e provisões que as entidades sob sua jurisdição são obrigadas a constituir e que tem diretrizes estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional.
RESPOSTA: ERRADO. A SPC não existe mais. Foi criada a PREVIC.

27) O Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) é empresa resseguradora vinculada ao Ministério da Fazenda. Sua função principal é preservar a estabilidade das sociedades seguradoras através do monopólio do resseguro.
RESPOSTA: ERRADO. O IRB chama Resseguros do Brasil S.A. e não tem mais o monopólio do resseguro.

Conta corrente é uma conta livremente movimentada pelo cliente por meio de cheques, cartão magnético ou cheque avulso. É também chamada conta de depósitos, pois o cliente pode depositar e sacar dinheiro a qualquer momento. Sobre conta corrente, julgue os itens que se seguem.

28) As pessoas jurídicas estão impedidas de possuírem conta corrente conjunta.
RESPOSTA: CERTO. A proibição está contida na Lei 10.892, de 2004, artigo 8, parágrafo 16.

29) A idade mínima para abertura de conta corrente é de 16 anos. Os menores entre 16 e 18 anos tem que ser assistido pelo pai, ou pela mãe, ou por um tutor.
RESPOSTA: ERRADO. Não existe idade mínima para abertura de conta corrente. Os menores de 16 anos serão representados e maiores de 16 anos e menores de 18 anos, serão assistidos, como contempla a questão.

30) No momento da abertura da conta corrente, por exigência do Banco Central do Brasil, é necessário apresentar nome e telefone de pelo menos duas referências pessoais.
RESPOSTA: CERTO. Esta exigência faz parte da Resolução Bacen 2.025.

31) A exclusão de titular de conta conjunta, solidária ou não, somente pode ocorrer com a concordância formal de pelo menos 2 (titulares), desde que entre eles esteja incluído o primeiro titular.
RESPOSTA: ERRADO. A exclusão de titular de conta conjunta, solidária ou não, somente pode ocorrer com a concordância formal de TODOS os titulares.


O cheque é uma ordem de pagamento à vista e um título de crédito. Sobre cheque, analise as questões que se seguem.

33) Quando a quantia por extenso for expressa mais de uma vez, o cheque será considerado nulo.
RESPOSTA: ERRADO. Será considerado o menor valor expresso.

34) Para movimentar a conta corrente, o cliente não pode estar com o nome incluído no Cadastro de Emitente de Cheques Sem Fundos – CCF e tem que atender às condições estipuladas na Proposta/Contrato de Abertura de Conta Corrente.
RESPOSTA: ERRADO. O cliente não pode movimentar através de cheque, mas pode continuar movimentando através de recibo ou cheque-avulso e cartão magnético.

35) Contra ordem ou revogação pode ser determinada pelo emitente ou pelo beneficiário e suspende de imediato o pagamento do cheque.
RESPOSTA: ERRADO. A definição refere-se a OPOSIÇÃO OU SUSTAÇÃO. A contra ordem ou revogação somente pode ser determinada pelo emitente e cancela em definitivo o cheque.

36) Todos os cheques emitidos com valor acima de R$ 100,00 devem ser nominais. Por ser obrigatório, o nome do beneficiário deve estar indicado no cheque, caso contrário vai ser devolvido por motivo 48.
RESPOSTA: CERTO.

37) Cruzar a folha de cheque significa que o seu pagamento somente pode ser feito mediante crédito em conta. Uma vantagem desse procedimento é a facilidade de rastrear o beneficiário, se necessário. Para fazer o cruzamento de um cheque, basta traçar duas linhas paralelas em qualquer parte frontal da folha.
RESPOSTA: CERTO.

Sobre ações, analise as afirmações a seguir.

38) BB 2007/001 - As operações de underwriting são ofertas públicas de títulos em geral e de debêntures em particular, por meio de subscrição, cuja prática é permitida somente às instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil(BACEN) para esse tipo de intermediação.
Resposta: CERTO. Esta é a descrição de operações de underwriting dada pela Comissão de Valores Mobiliários.

39) BB 2007/001 - Nas bolsas de valores são negociados valores mobiliários e, entre estes, as ações de todas as sociedades anônimas.
Resposta: ERRADO. Não negociadas as ações de todas as sociedades anônimas. As de S/A de capital fechado não são.

40) BB 2007/001 - As operações com ações ou outros títulos de companhias privadas, que não sejam de capital aberto, poderão ser feitas no mercado de balcão não-organizado.
Resposta: CERTO.

41) BB 2007/002 - Underwriting é a operação de distribuição primária de títulos tão-somente, já que as operações secundárias não utilizam essa via.
Resposta: ERRADO. Operações de underwriting, também chamadas de subscrição, são realizadas por bancos de investimentos e demais instituições integrantes do sistema de distribuição de valores mobiliários, e são realizadas em dois mercados: primário e secundário. (Fortuna, EDUARDO. Mercado Financeiro, Ed. Atlas. 16ª ed. Pág. 323).

42) BB 2007/002 - O número e o valor nominal das ações de uma companhia não poderão ser alterados.
Resposta: ERRADO. Podem ser alterados através de operações de SPLIT e INPLIT.

43) BB 2007/003 - Os bônus de subscrição conferirão aos seus titulares, nas condições constantes do certificado, direito de subscrever ações do capital social.
RESPOSTA: CERTO. Lei 6.404/76 (Lei das S.A.) Art. 75, parágrafo único.

44) BB 2007/003 - Dá-se o nome de desdobramento à distribuição gratuita de novas ações aos acionistas, pela diluição do capital em um maior número de ações, com o objetivo de aumentar a liquidez delas.
RESPOSTA: CERTO. Chama-se operação de split.

45) BB 2007/003 - Underwriter é o mesmo que intermediário financeiro.
RESPOSTA: CERTO. Esta definição é da própria BOVESPA. Não confundir com underwriting.

12 comentários:

Patricia Pessoa disse...

Professor Jonas!

Sou sua aluna no Aprovação. Parabéns pela qualidade do material e a dedicação nas aulas.

Grande abraço e uma ótima semana!

Denise - Resende disse...

Olá professor Jonas! td bem? Fui sua aluna no curso aprovacao (teletransmitido)no começo desse ano! E ando com uma dúvida... entao decidi passar por aqui pra pedir um help pro senhor!
Na prova da caixa de 2006 a questão 85 diz: "É por meio do Bacen que o Estado intervém diretamente tanto no Sistema financeiro como na economia." O senhor poderia me explicar onde se encontra o erro nessa questão? Se senhor puder me ajudar!!! Briagadaa!!!

Unknown disse...

Olá, professor Jonas, fui sua aluna no curso Aprovação (teletransmitido, em Lages - SC) do ínicio do ano. Adorei suas aulas e sempre passo no blog pra dar uma olhada. Obrigado pelos exercícios e pela dedicação. Abraços

Jonas Filho disse...

Denise, O Banco Central intervém diretamente no Sistema Financeiro e INDIRETAMENTE na economia. Aí está o erro.

Denise - Resende disse...

Professor!
Mto obrigada!!
Aproveito para agradecer tb, pelas aulas e pela atenção!!

sandra disse...

Olá professor. Sou aluna do curso aprovação da unidade Curitiba! Passei para agradecer o último questionário! Excelente material para revisar o conhecimento visto em sala de aula!!

Abraços! Sandra

Unknown disse...

Olá, professor!!
Acho que a questão 20 do seu questionário cabe recurso..heheh
"Outros Fundos de Ações Ativos procuram perseguir rentabilidade INFERIOR ao benchmark indicado."
Como visto em aula teletransmitida por você, porque o outro não sabe nem copiar e colar, do site, copia até as respostas erradas..hehhe
Abraço

Danniel disse...

Grande Jonas, beleza?

Mais uma duvidazinha:

Como diferenciar de forma objetiva câmbio a Termo de câmbio Travado?

Jonas Filho disse...

Tá certo, Amaro.
Errei no elaborar a questão. Era para ser SUPERIOR ao benchmark. Obrigado.
Se outro copiou a resposta errada, SIFU.

Denise disse...

Oi professorr!! td bem??
estava refazendo seus exercícios aqui no site e fiquei com uma dúvida..
Tanto na Selic quanto na Cetip, os títulos são apenas escriturais?
Sei que às vezes parecem perguntas bobas, mas são sempre muito esclarecedoras! Se o senhor puder me ajudar!!
Muito obrigada!

Admin_Paulo disse...

^^Denise..Não sou Professor..mas lá vai..

Na setip apenas titulos escriturais

já na cetip,não ocorre isso, ou seja, nem todos são escriturais.

Jonas Filho disse...

Denise,
O comentário feito por "apostilas concurso" está correta, só que ele não citou a Selic.
Na SELIC os títulos são todos escriturais e na CETIP também, com algumas exceções.
Danniel,
Câmbio a termo é um derivativo e a contraparte pode ser qualquer um. Câmbio Travado é um negócio realizado com base no contrato de exportação e é feito com um banco que pode negociar com moeda estrangeira.