sexta-feira, 23 de abril de 2010

Exercícios

Estão utilizando meus exercícios irregularmente. Chegou ao meu conhecimento que tem professor, inclusive, respondendo meus exercícios e errando nos gabaritos. Reproduzo os exercícios que utilizei em minha última tele-aula. Na sequência colocarei à disposição os gabaritos. Bom exercício. Aqui é grátis!!!!!


Clearing Houses são as entidades privadas que atuam na compensação e liquidação das operações, nos diversos segmentos do sistema. Sobre a atuação das diversas clearing house, julgue as questões que se seguem

01) A SELIC, criada em 1980, efetua suas transferências no sistema LBTR – Liquidação Bruta em Tempo Real – atuando no sistema multilateral.

02) Compensação bilateral é aquela em que permite a compensação entre apenas dois participantes.

03) A CETIP é uma sociedade administradora de mercados de balcão organizados, sem fins lucrativos, onde são registrados e liquidados os títulos privados e públicos estaduais e municipais, emitidos após janeiro de 1992.

04) Quando a CETIP faz a intermediação de CDBs – Certificados de Depósitos Bancários, ela garante que o título será liquidado pela instituição que os emitiu.

05) A CBLC – Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia – é uma sociedade anônima que tem por objetivo a liquidação física e financeira de operações realizadas na BM&FBOVESPA.

06) O Selic é o depositário central dos títulos emitidos pelo Tesouro Nacional e pelo Banco Central do Brasil e também efetua a emissão, o resgate, o pagamento dos juros e a custódia, tanto dos títulos ao portador quanto dos escriturais.

SPB – Sistema de Pagamentos Brasileiro é o conjunto de procedimentos, regras, instrumentos e operações integradas que dão suporte à movimentação financeira entre os diversos agentes econômicos do mercado. Sobre o SPB analise as questões abaixo.

07) O objetivo primordial do SPB é aumentar a segurança do mercado, criando mecanismos para controlar a inflação.

08) A Rede do Sistema Financeiro Nacional (RFSN) intermedeia, através de mensagens eletrônicas, os recursos financeiros transferidos no Sistema de Pagamentos Brasileiro. Obedecem a um padrão e o rigor de segurança exigido para este tipo de transferência, como criptografia e certificação digital.

09) O Sitraf – Sistema de Transferência de Fundos é um sistema híbrido de compensação, pois atua tanto em LBTR –Liquidação Bruta em Tempo Real ou em LDL – Liquidação Diferida Líquida.

10) No Sistema de Transferência de Reservas – STR são liquidados em LBTR – Liquidação Bruta em Tempo Real os cheques até o Valor de Referência de Liquidação Bilateral – VLB.

11) O Siloc – Sistema de Liquidação Diferida das Transferências Interbancárias de Ordens de Crédito liquida obrigações interbancárias relacionadas com os TED – Transferência Eletrônica Disponível.

Mercado de Capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização.

12) Ações escriturais funcionam como uma espécie de conta corrente, onde os valores são lançados a débito ou a crédito dos acionistas. Não há movimentação física dos documentos.

13) No mercado à vista de ações a entrega dos títulos vendidos se processa no terceiro dia útil depois de realizada a negociação em Bolsa. Já o pagamento e o recebimento do valor da operação é feito no quarto dia útil, mediante a efetiva liquidação física.

14) Ordem a mercado é aquela que especifica somente a quantidade e as características dos valores mobiliários e os direitos a serem comprados ou vendidos, ficando a execução a critério da sociedade corretora ou distribuidora.

15) No Mercado de Opções, mediante pagamento de um prêmio em dinheiro, a opção dá ao titular que a adquire o direito de comprar ou vender um ativo-objeto a outro investidor.

16) Hedge: a palavra hedge pode ser entendida como “proteção”. Hedge é uma operação que tem por finalidade proteger o valor de um ativo contra uma possível redução de seu valor numa data futura ou, ainda, assegurar o preço de uma dívida a ser paga no futuro. Esse ativo poderá ser o dólar, uma commodity, um título do governo ou uma ação.

17) Margem de Garantia é um valor fixado pela Bolsa de Futuros ou pela caixa de registro e liquidação ao comprador ou vendedor de um contrato a termo, que servirá como garantia para o cumprimento da obrigação futura. As margens de garantia não precisam ser depositadas em dinheiro, assim sendo, pode-se utilizar como margem de garantia títulos públicos e privados, cartas de fiança, apólices de seguro, ações e cotas de fundos fechados de investimento em ações.

18) Day-Trade ocorre quando uma operação de compra e venda é realizada em até D+1, pelo mesmo investidor, na mesma Bolsa de Valores e intermediada pela mesma sociedade corretora ou distribuidora.

19) Quando uma empresa quer captar recursos (conseguir dinheiro) para investir e/ou pagar dívidas, pode emitir títulos denominados debêntures. Os investidores que compram as debêntures; em troca, recebem uma taxa de juros fixa ou variável sobre o valor emprestado. Normalmente os prazos são superiores há um ano.

20) O benchmark é o indicador com o qual pode-se comparar a rentabilidade de um fundo.Tem a finalidade de indicar se a rentabilidade do fundo em questão encontra-se acima ou abaixo em relação ao que lhe serve de referência. Por exemplo: alguns Fundos de Ações Passivos seguem o benchmark do Ibovespa e se comprometem em buscar rentabilidade semelhante a este índice. Outros Fundos de Ações Ativos procuram perseguir rentabilidade inferior ao benchmark indicado.

21) Ativos financeiros cujos valores e características de negociação estão amarrados aos ativos que lhes servem de referência. A palavra derivativo vem do fato que o preço do ativo é derivado de um outro. Ex.: Opção da Vale, o preço desta opção é derivado do ativo "ação da Vale".

O Sistema Financeiro Nacional é o conjunto de instituições e instrumentos financeiros que possibilita a transferência de recursos dos ofertantes finais para os tomadores finais. Sobre o SFN, julgue as questões que se seguem.

22) Compete privativamente ao BACEN determinar o recolhimento de até 100% do total dos depósitos à vista.

23) O Conselho Monetário Nacional é a entidade superior do Sistema Financeiro Nacional, tendo por competência regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis.

24) Ao Banco Central cabe estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras privadas.

25) Sociedades de Capitalização são entidades que negociam contratos que têm por objeto o depósito periódico de prestações pecuniárias.

26) A Secretaria de Previdência Complementar (SPC) é um órgão do Ministério da Previdência Social, responsável por fiscalizar as atividades das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (fundos de pensão). A SPC se relaciona com os órgãos normativos do sistema financeiro na observação das exigências legais de aplicação das reservas técnicas, fundos especiais e provisões que as entidades sob sua jurisdição são obrigadas a constituir e que tem diretrizes estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional.

27) O Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) é empresa resseguradora vinculada ao Ministério da Fazenda. Sua função principal é preservar a estabilidade das sociedades seguradoras através do monopólio do resseguro.


Conta corrente é uma conta livremente movimentada pelo cliente por meio de cheques, cartão magnético ou cheque avulso. É também chamada conta de depósitos, pois o cliente pode depositar e sacar dinheiro a qualquer momento. Sobre conta corrente, julgue os itens que se seguem.

28) As pessoas jurídicas estão impedidas de possuírem conta corrente conjunta.

29) A idade mínima para abertura de conta corrente é de 16 anos. Os menores entre 16 e 18 anos tem que ser assistido pelo pai, ou pela mãe, ou por um tutor.

30) No momento da abertura da conta corrente, por exigência do Banco Central do Brasil, é necessário apresentar nome e telefone de pelo menos duas referências pessoais.


31) A exclusão de titular de conta conjunta, solidária ou não, somente pode ocorrer com a concordância formal de pelo menos 2 (titulares), desde que entre eles esteja incluído o primeiro titular.

32) Qualquer banco pode tomar a iniciativa de encerrar uma conta corrente, mas para isso a instituição tem que informar o cliente da decisão com antecedência mínima de 30 dias.

O cheque é uma ordem de pagamento à vista e um título de crédito. Sobre cheque, analise as questões que se seguem.

33) Quando a quantia por extenso for expressa mais de uma vez, o cheque será considerado nulo.

34) Para movimentar a conta corrente, o cliente não pode estar com o nome incluído no Cadastro de Emitente de Cheques Sem Fundos – CCF e tem que atender às condições estipuladas na Proposta/Contrato de Abertura de Conta Corrente.

35) Contra ordem ou revogação pode ser determinada pelo emitente ou pelo beneficiário e suspende de imediato o pagamento do cheque.

36) Todos os cheques emitidos com valor acima de R$ 100,00 devem ser nominais. Por ser obrigatório, o nome do beneficiário deve estar indicado no cheque, caso contrário vai ser devolvido por motivo 48.

37) Cruzar a folha de cheque significa que o seu pagamento somente pode ser feito mediante crédito em conta. Uma vantagem desse procedimento é a facilidade de rastrear o beneficiário, se necessário. Para fazer o cruzamento de um cheque, basta traçar duas linhas paralelas em qualquer parte frontal da folha.

Sobre ações, analise as afirmações a seguir.

38) BB 2007/001 - As operações de underwriting são ofertas públicas de títulos em geral e de debêntures em particular, por meio de subscrição, cuja prática é permitida somente às instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil(BACEN) para esse tipo de intermediação.

39) BB 2007/001 - Nas bolsas de valores são negociados valores mobiliários e, entre estes, as ações de todas as sociedades anônimas.

40) BB 2007/001 - As operações com ações ou outros títulos de companhias privadas, que não sejam de capital aberto, poderão ser feitas no mercado de balcão não-organizado.

41) BB 2007/002 - Underwriting é a operação de distribuição primária de títulos tão-somente, já que as operações secundárias não utilizam essa via.

42) BB 2007/002 - O número e o valor nominal das ações de uma companhia não poderão ser alterados.
43) BB 2007/003 - Os bônus de subscrição conferirão aos seus titulares, nas condições constantes do certificado, direito de subscrever ações do capital social.

44) BB 2007/003 - Dá-se o nome de desdobramento à distribuição gratuita de novas ações aos acionistas, pela diluição do capital em um maior número de ações, com o objetivo de aumentar a liquidez delas.

45) BB 2007/003 - Underwriter é o mesmo que intermediário financeiro.

Nenhum comentário: