domingo, 21 de fevereiro de 2010

O Fim do Cadastro de Reserva?

Notícia de hoje, 21/02/2010, no caderno Gestão & Carreira do jornal Gazeta do Povo, anuncia que há um projeto de lei em tramitação no Senado que quer proibir a realização de concurso público exclusivamente para a formação de cadastro de reserva.
O projeto está na Comissão de Assuntos Sociais (CAS)e poderá ser votado na quarta-feira, dia 24/02. A proposta determina que os editais de concursos públicos deixem claro o número de vagas a serem providas.
Na opinião do autor do projeto, Expedito Júnior (PR-RO), a realização de concursos públicos sem que haja qualquer vaga a ser preenchida contraria os princípios da moralidade, impessoalidade e eficiência ao criar nos candidatos falsas expectativas de nomeação.
Argumento de Expedito:
"Não faz o menor sentido, a nosso ver, a realização de concurso apenas para a formação de tais cadastros. Ou a administração carece de novos quadros e, por isso, promove concurso, ou não estando necessitada de mais servidores, falta-lhe interesse legítimo para deflagrar o processo seletivo."
Aguardemos, então, o desenrolar dos fatos no Senado.
Existem questões a serem analisadas antes de decidir se a medida é boa ou ruim. Como a notícia está "quentinha", ainda não refleti sobre o assunto para emitir uma opinião. Nos próximos dias o farei.
Até mais.

3 comentários:

Rogério disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rogério disse...

Seria uma boa, acabar com este cadastro de reserva, pelo menos o pessoal saberia a quantidade de vagas, e não ficaria na esperença....

Tomara que aprovão o projeto...

Rogerio / Londrina-PR

Francisca disse...

tbm acho que devem aprovar esse projeto... pois muitas vezes fazem concursos apenas para arrecadar dinheiro... façam com um certo num de vagas e o que sobrar de aprovados ai sim fica no cadastro de reserva...