domingo, 28 de fevereiro de 2010

Questões de Conhecimento Bancários e de Mercado da prova do Banrisul.

Prova Banrisul – 2009

Demorou por ter que copiar todas as questões, já que elas não foram disponibilizadas em lugar algum. Pelo menos não encontrei.
As respostas já foram dadas quando da época da prova. Confira mais abaixo.

Conhecimentos Bancários e de Mercado.

41. Considere as seguintes afirmações sobre o Sistema Financeiro Nacional (SFN)
I. O Banco Central do Brasil é o órgão responsável pela determinação da meta de inflação, de acordo com o Sistema de Metas de Inflação adotado no Brasil.
II. O Comitê de Política Monetária COPOM, composto por membros da Diretoria do Banco Central do Brasil, é quem fixa a meta para a taxa SELIC.
III. O Conselho Monetário Nacional (CMN), órgão normativo máximo do SFN, tem como atribuição a emissão do papel-moeda e da moeda metálica e a execução dos serviços do meio circulante.

Quais estão corretas?
a) Apenas a I;
b) Apenas a II;
c) Apenas a III;
d) Apenas a I e a II
e) Apenas a II e a III.

42. Com referência ao multiplicador bancário, pode-se afirmar que:
I. quanto maior for o depósito compulsório (reservas compulsórias), menor será o multiplicador bancário, mantidas constantes as demais circunstâncias.
II. quanto menor for o encaixe técnico (reservas voluntárias) dos bancos, menor será o multiplicador bancário, mantidas constantes as demais circunstâncias.
III. quanto maior for a taxa SELIC, maior tende a ser o multiplicador bancário, mantidas constantes as demais circunstâncias.

Quais informações estão corretas?
a) Apenas a I;
b) Apenas a II;
c) Apenas a III;
d) Apenas a I e a II;
e) A I, a II e a III.

43. Considere as seguintes instituições financeiras, que recebem depósitos a vista
I. Banco Comercial;
II. Banco de Desenvolvimento;
III. Caixa Econômica;
IV. Banco Cooperativo;
V. Banco de Investimento;
VI. Cooperativa de Crédito.

Quais delas podem criar moedas escriturais?
a) Apenas a III e a IV;
b) Apenas a I, a II, a III e a V;
c) Apenas a I, a II, a IV e a V;
d) Apenas a I, a III, a IV e a VI;
e) A I, a II, a III, a IV, a V e a VI.

44. No Sistema Financeiro Nacional, existem operações que podem criar, destruir ou manter o volume dos meios de pagamento. Considere os seguintes exemplos.
I. Um exportador (empresa não financeira) vende dólares a um banco comercial brasileiro e recebe em troca um depósito a vista.
II. Um banco de investimento compra títulos públicos pertencentes a um banco de desenvolvimento, com pagamentos em papel-moeda.
III. Um banco comercial vende um imóvel a uma caixa econômica e recebe o pagamento em papel-moeda.

Quais constituem operações de criação de meios de pagamento no SFN?
a) Apenas o I;
b) Apenas o II;
c) Apenas o III;
d) Apenas o II e o III;
e) O I, o II e o III.

45. De acordo com a Resolução nº 2.682/1999, do Banco Central do Brasil, podemos afirmar que
I. uma empresa com saldo vencido e não pago há mais de 360 dias deve ser classificada em nível de risco “F”.
II. uma empresa classificada em nível de risco “A” deve ter 0,5% do seu saldo devedor provisionado pela instituição financeira para crédito de liquidação duvidosa.
III. uma operação classificada em nível de risco “H” deve ter 100% do seu saldo devedor provisionado pela instituição financeira para crédito de liquidação duvidosa.

Quais afirmações estão corretas?
a) Apenas a I;
b) Apenas a II;
c) Apenas a III;
d) Apenas a I e a II;
e) Apenas a II e a III.

46. Analise as seguintes afirmações sobre a estrutura atual do Sistema Financeiro Nacional (SFN).
I. O sistema de distribuição de títulos e valores mobiliários inclui, entre outros participantes, as bolsas de valores, as corretoras e ao agentes autônomos de investimentos.
II. Os bancos de investimentos, as sociedades de crédito, investimento e financiamento e os bancos múltiplos sem carteira comercial são instituições bancárias.
III. Os bancos múltiplos devem possuir pelo menos duas carteiras, sendo uma delas, obrigatoriamente, comercial ou de investimento.

Quais estão corretas?
a) Apenas a I.
b) Apenas a III.
c) Apenas a I e a II.
d) Apenas a I e a III.
e) A I, a II e a III.

47. Considerando a classificação dos mercados financeiros, avalie as seguintes afirmações.
I. Segundo a necessidade dos clientes, os mercados financeiros são classificados em mercado a vista, a termo, futuro e de opções.
II. Segundo o grau de formalização, os mercados financeiros são classificados em mercado primário e secundário.
III. Quando considerados os tipos de ativos negociados, os mercados financeiros são classificados em mercado de crédito, de capitais, cambial e monetário.

Quais estão corretas?
a) Apenas a I.
b) Apenas a I e a II.
c) Apenas a I e a III.
d) Apenas a II e a III.
e) Nenhuma das afirmações.

48. Analise as seguintes afirmações sobre o funcionamento do mercado de capitais.
I. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) tem, entre outros finalidades, a fiscalização das bolsas de valores, assim como das emissões de ações e debêntures
II. A principal função do mercado de capitais é promover financiamento ao capital de giro das companhias abertas.
III. A emissão de ações é um fonte de capital de terceiros para as empresas.

Quais estão corretas?
a) Apenas a I.
b) Apenas a III.
c) Apenas a I e a II.
d) Apenas a I e a III.
e) A I, a II e a III.

49. Considerando os ativos financeiros emitidos pelos participantes dos mercados financeiros, quais, dentre as seguintes instituições, captam recursos via emissão de letras de câmbio, letras imobiliárias e certificados de depósitos bancários, respectivamente?
a) Corretoras de câmbio, sociedades de arrendamento mercantil e bancos comerciais.
b) Corretoras de câmbio, sociedades de crédito imobiliário e bancos comerciais.
c) Corretoras de câmbio, sociedades de arrendamento mercantil e bancos de investimento.
d) Bancos comerciais, sociedades de arrendamento mercantil e bancos de investimento.
e) Sociedades de crédito, investimento e financiamento, sociedades de crédito imobiliário e bancos comerciais.

50. Considerando os conceitos e as definições de underwriting, analise as seguintes afirmações.
I. Para que uma empresa possa efetuar emissão pública de ativos financeiros, não é necessário obter registro de companhia aberta.
II. A empresa emissora de ativos financeiros deve encarregar uma instituição financeira, o underwriter, da colocação desses títulos no mercado, em caso de emissão pública.
III. O underwriting representa a transferência de recursos dos investidores diretamente para a empresa.

Quais estão corretas?
a) Apenas a I.
b) Apenas a III.
c) Apenas a I e a II.
d) Apenas a I e a III.
e) Apenas a II e a III.

51. Segundo o principio do relacionamento, embora o marketing de relacionamento destine-se diretamente ao trato do cliente .............................., não é demais lembrar que o relacionamento com o cliente começa .................... primeiro ................. ocorrer.

Assinale a alternativa cujas palavras ou expressões completam corretamente as lacunas da frase acima.
a) pré compra – no momento em que o – negócio.
b) pós-compra – no momento em que o – empréstimo.
c) pré-compra – depois de o – depósito.
d) pós-compra – antes de o – negócio.
e) pré-compra – antes de o – depósito.

52. As reclamações de clientes das instituições bancárias brasileiras que têm fugido ao controle dessas instituições referem-se, em especial.
a) à dificuldade de operar em caixas eletrônicos.
b) a empregados sem vontade ou vagarosos na ajuda ao cliente.
c) a falhas nos sistemas mecânicos de segurança.
d) à falta de estratégias de recuperação de serviços.
e) às longas filas de espera para atendimento.

53. A evolução do conceito de marketing de serviços vem ocorrendo à medida que o setor terciário, do qual os bancos fazem parte, vem obtendo mais destaque, já sendo em países desenvolvidos, responsável pela maior parte do PIB (Produto Interno Bruto). Para se atender aos clientes de maneira diferenciada, é imprescindível conhecer as características específicas desse setor de serviços.

Relacione as colunas, associando a descrição da característica do setor de serviços à sua respectiva denominação.

(1) Os serviços são performances e não objetos.
(2) Produção e consumo ocorrem ao mesmo tempo e no mesmo lugar.
(3) Os serviços têm tempo limitado de existência.
(4) Os desempenhos são variáveis, sendo difícil a manutenção da sua qualidade.
(5) Os serviços não são estocáveis.

( ) Heterogeneidade
( ) Inseparabilidade
( ) Intangibilidade
( ) Perecibilidade

A ordem correta dos números da segunda coluna, de cima para baixo, é

a) 5 - 4 – 2 – 3
b) 5 – 2 – 1 - 3
c) 4 – 2 – 1 – 5
d) 3 – 5 – 4 – 1
e) 2 – 1 – 3 – 4

54. Considere as afirmações abaixo a respeito dos fatores de satisfação com o atendimento bancário.
I. Quando um cliente avalia a sua satisfação com relação ao atendimento bancário, ele normalmente não estende seus defeitos a todo o serviço da instituição.
II. A satisfação pode ser classificada em categorias de acordo com as reações afetivas, tais como contentamento, surpresa e, até, alívio.
III. A satisfação, do ponto de vista do cliente, é fundamental tanto para o seu bem-estar individual como para os lucros da empresa.

Quais estão corretas?
a) Apenas a I.
b) Apenas a III.
c) Apenas a I e a II.
d) Apenas a II e a III.
e) A I, a II e a III.

55. A discussão sobre governança corporativa envolve a criação de mecanismos internos e externos que assegurem
a) um maior investimento em marketing bancário e vendas.
b) a prioridade da instituição na remuneração dos conselheiros bancários.
c) a prática de atividades de responsabilidade social que promovam comunidades.
d) a adoção de monitoramento bancário por meio de indicadores de desempenho contábil.
e) a tomada de decisões pela organização no melhor interesse dos investidores.

56. A adoção, cada vez maior, de tecnologia pelas agências não permite apenas agilizar procedimentos, mas também, de maneira destacada,
a) identificar melhor o perfil de cada cliente.
b) evitar erros nos cálculos e nos resultados das operações.
c) definir um bom ponto de vendas para uma nova agência.
d) estabelecer linhas para as políticas de governança corporativa.
e) alavancar a propaganda bancária.

57. Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, considerando a temática da propaganda bancária.
( ) A função da propaganda institucional é mostrar os diferenciais e as vantagens dos diversos produtos bancários.
( ) Um slogan não é adequado para resumir o posicionamento da marca da instituição junto ao mercado.
( ) Estudos de comportamento do consumidor têm indicado que as pessoas estão mais interessadas na qualidade das empresas bancárias do que no atendimento de suas necessidades e desejos.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) F – F – F.
b) F – F – V.
c) F – V – V.
d) V – V – F.
e) V – V –V.

58. Os bancos têm travado uma verdadeira batalha para atrair um grupo de clientes denominado private.
a) Sobre esse promissor segmento, é INCORRETO afirmar que
b) é um dos três grupos (juntamente com clientes consumer e corporate) que, há algum tempo, as instituições bancárias do País buscam conquistar.
c) os clientes private são também conhecidos como grandes fortunas.
d) os bancos têm criado serviços diferenciados para esse público-alvo, inclusive com o lançamento de grifes.
e) alguns benefícios estão sendo proporcionados aos clientes private, tais como rede exclusiva de agências e taxa diferenciada do cheque especial.
f) o que os indivíduos desse segmento geralmente procuram é investimento em produtos e eventos culturais.

59. No que diz respeito ao plano estratégico de marketing de uma instituição bancária, o estágio ou a etapa que trata dos canais de vendas, dos territórios trabalhados e dos produtos e segmentos de mercado é a
a) identificação do mercado-alvo.
b) formulação dos objetivos de marketing.
c) construção de cenários.
d) alocação de recursos ou dos quatro (4) Os (produto, preço, ponto-de-venda e promoção.
e) elaboração da missão da empresa bancária.

60. Uma forma de mensurar quantitativamente o desempenho ou a performance do pessoal de vendas é estimar
a) a opinião dos clientes por meio de entrevista.
b) o nível de qualificação do pessoal.
c) o número de concorrentes.
d) o lucro líquido do banco.
e) o número de correntistas.

5 comentários:

Francisca disse...

Wlw Professor ...

abraço
Francisca de Canoinhas

Unknown disse...

Olá,professor Jonas!!!
O senhor poderia citar as novas atualizações do Sistema Financeiro?!
Muito obrigada!

Anônimo disse...

depois de demorar um tempão saiu a prova banrisul no pci

Danniel disse...

Professor, o quanto do conteúdo destas qustões do Banrisul podem cair na Caixa? Por exemplo: será que eles podem pedir quastões sobre multiplicador bancário,en caixe técnico (questão 42) criação ou destruição de moeda (questão 44)...?
Sou do Aprovação e não me lembro termos vistos estes assuntos em aula...

Abraço
DAnniel

Anônimo disse...

Olá Prof. Jonas. Bom Dia.

Quero apenas te agradecer por ter me ensinado conhecimentos bancários. Foi a terceira vez que fiz concursos dos bancos BB e da CEF (já fiz 3 do BB e 2 da CEF, contando com estes últimos), entretanto conch. banc. sempre me derrubava, foi aí que eu descobri os cursinhos online da Aprova Concursos. Comprei o pagote, mas fiz apenas as aulas de conh. banc. e gostei, fui desenvolvendo amor e gosto pelas aulas, me simpatizei por você, em resumo acertei 16 questões (conh. Banc)no BB e 17 na CEF. Obrigada. Você é nota 10, sabe ensinar, tem dom de passar conhecimento para as pessoas. Professores como você faz toda a diferença na vida de quem busca crescimento através de concursos. Beijos. Márcia Mendes