domingo, 16 de maio de 2010

Comentários sobre a prova CEF 16/05/2010

Que prova, hem? Botaram prá quebrar!!!
Prova difícil. Parece mais prova para inspetor da CVM!!!
Ainda não copiei as demais questões. Farei amanhã cedo. É tarde da noite e minha esposa já está brava.
Agradeço a Monica e Carla, por cederem cópia da prova logo após o término da mesma.
Vocês são maravilhosas!!!
As questões comentadas, por enquanto, são cinco (31 a 35). Utilizei o caderno HOTEL como referência.

Questão 31
Em relação ao mercado de câmbio brasileiro, assinale a opção correta.

(A) De acordo com a atual regulação, conforme a fundamentação econômica, as operações de câmbio serão cursadas no mercado de câmbio de taxas flutuantes ou o mercado de câmbio de taxas livres.
(B) Tendo em vista que as operações no mercado de câmbio estão sujeitas à comprovação documental, não se admite, nesse mercado, contrato de câmbio assinado digitalmente.
(C) Como não pressupõem a realização, pelo titular, de contrato de câmbio específico, as operações de pagamento para o exterior mediante utilização de cartão de crédito de uso internacional não se incluem no mercado de câmbio.
(D) A autorização para operar no mercado de câmbio será concedida pelo BACEN e estará condicionada, entre outros requisitos, à indicação pela instituição financeira de diretor responsável pelas operações relacionadas ao mercado de câmbio.
(E) As sociedades corretoras de câmbio poderão realizar todas as operações do mercado de câmbio, entre as quais dar curso a transferências financeiras para o exterior, sem limites de valor.

RESPOSTA: Em minha opinião a mais correta é a opção (D) (REGULAMENTO DO MERCADO DE CÂMBIO E CAPITAIS INTERNACIONAIS Título 1, capítulo2, item 4). Lembremos que a opção (A) também tem fundamento, pois o próprio BACEN, ao descrever as atividades das Sociedades Corretoras de Câmbio ( Resolução CMN 2.309/96), diz que estas operam exclusivamente no mercado de câmbio de taxas flutuantes. Aguarde o gabarito para ver se quer recorrer.
Item (B) está incorreto porque o contrato de câmbio pode ser assinado digitalmente, conforme Circular BACEN 3.234/04 e Carta Circular BACEN 3.134/04.
Item (C) está incorreto porque o uso de cartão de crédito internacionalmente está incluído no mercado de câmbio, afinal, o pagamento será realizado em moeda local depois de verificar a taxa de câmbio.
O Item (E) está incorreto porque as operações das sociedades corretoras de câmbio estão limitadas a U$ 50.000.


Questão 32
Assinale a opção correta acerca do mercado financeiro.
(A) É de competência privativa do BACEN a formulação das normas que disciplinam o crédito em todas as suas modalidades e as operações creditícias em todas as suas formas.
(B) Os percentuais de recolhimento compulsório a que as instituições financeiras estão sujeitas podem variar em função das regiões geoeconômicas.
(C) As operações de hot Money, vendor finance e créditos rotativos constituem instrumentos típicos de atuação dos bancos comerciais no mercado monetário.
(D) As operações do mercado interfinanceiro são destinadas a atender ao fluxo de recursos demandado pelas instituições financeiras e são lastreadas em certificados de depósitos bancários.
(E) Nas operações de crédito direto ao consumidor, as instituições financeiras estão desobrigadas de informar previamente ao cliente o custo efetivo total.

RESPOSTA: Opção (B) está correta.
Opção (A) – errada - função do CMN.
Opção (C) – errada – são instrumentos do mercado de crédito e não do monetário.
Opção (D) – errada – são lastreadas em certificados de depósitos interfinanceiros ou interbancários (CDI), e não bancários.
Opção (E) – as instituições têm que informar o custo efetivo total.


Questão 33
Em relação ao mercado de capitais e à atuação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), assinale a opção correta.
(A) O cancelamento do registro de companhia aberta, também denominado fechamento de capital, pode ser autorizado pela CVM se a companhia emissora ou o controlador adquirirem pelo menos 60% das ações em circulação.
(B) Para fins de fechamento de capital, as ações em tesouraria são consideradas ações em circulação no mercado que precisam ser adquiridas.
(C) A distribuição pública de valores mobiliários deve ser registrada na CVM em até quinze dias após a sua realização.
(D) A CVM pode estabelecer níveis diferenciados de classificação e de regulação entre as companhias abertas, especificando as normas que lhes serão aplicáveis segundo as espécies e as classes dos valores mobiliários por elas emitidos.
(E) Denomina-se companhia fechada a sociedade anônima cujas ações, apesar de admitidas à negociação no mercado de valores mobiliários, não sejam efetivamente negociadas nesse mercado.

RESPOSTA: É correta a opção (D).
Para analisar todas as opções é só verificar o contido no art. 4º da Lei 10.303 (nova lei das sociedades anônimas).


Questão 34
As debêntures
(A) podem conter cláusula de correção monetária com base em referenciais não expressamente vedados em lei, inclusive na variação da taxa cambial.
(B) podem ser emitidas pela CAIXA, já que esta, por ser instituição financeira, foi constituída sob a forma de sociedade anônima.
(C) devem ter seu valor nominal expresso em moeda nacional.
(D) não podem ser adquiridas por companhias que as emitirem.
(E) trazem no certificado, que é documento de emissão obrigatória, os direitos de crédito dos titulares dos valores mobiliários.

RESPOSTA: Correta é a (A). Está contido no artigo 54 da lei 10.303/01.
Opção (B) – incorreta. A CAIXA é instituição financeira e estas não podem emitir debêntures.
Opção (C) – incorreta. Se emitidos para ser adquiridos por residentes no exterior, podem ser emitidos em moeda estrangeira. É uma exceção, mas pode. Artigo 54 da lei 10.303/01.
Opção (D) – incorreta. O art. 55 da lei 10.303/01 admite, desde que por valor menor ou igual ao valor nominal. Caracteriza uma amortização.
Opção (E) – incorreta. O certificado de debênture não é documento de emissão obrigatória.


Questão 35
Assinale a opção correta acerca das ações preferenciais
(A) A fim de serem admitidas para negociação no mercado de valores mobiliários, todas as ações preferenciais devem assegurar o direito de serem incluídas na oferta pública de alienação de controle.
(B) O número de ações preferenciais sem direito a voto, ou sujeitas a restrição no exercício desse direito, pode chegar a 70% do total das ações emitidas.
(C) Ofende a Lei das Sociedades Anônimas um estatuto que assegure a determinada classe de ações preferenciais o direito de eleger, em votação separada, membros dos órgãos de administração da companhia.
(D) As vantagens das ações preferenciais consistem na prioridade na distribuição de dividendos ou no prioridade no reembolso do capital, sendo vedada a acumulação desses duas preferências.
(E) O estatuto de uma companhia pode excluir, do direito de participar dos aumentos de capital decorrentes da capitalização de reservas ou lucros, as ações preferenciais com dividendos fixos.

RESPOSTA: Opção correta é a (E). Ver art. 17 da lei 10.303/01. Todas as opções foram baseadas na lei 10.303/01.
Opção (A) – incorreta. Art. 17. Foi colocada a expressão “devem” quando o correto é “podem”.
Opção (B) – incorreta. Art. 15. O limite de ações preferenciais de uma companhia é de 50% do total.
Opção (C) – incorreta. Art. 18. Não ofende a lei. Está previsto.
Opção (D) – incorreta. Art. 17. As vantagens podem ser acumuladas.

32 comentários:

Unknown disse...

A prova foi f..., mas vamos ver no que é que dá!

TRB disse...

Fiz a prova só para praticar, como em concursos anteriores, pois já economiário há anos. Prova fácil nao foi. Difícil talvez, principalmente pela necessidade de conhecimento aprofundado em algumas áreas. Considero a prova desbalanceada, quanto à abrangência do conteúdo do edital, pois teve diversas questões de mesmo conteúdo, e diversos conteúdos não foram abordados, ou foram superficialmente. Nenhuma questão "é incorreto..." e também "múltiplas afirmativas". Esta banca sempre surpreende, principalmente àqueles que se basearam simplesmente na última prova da CEF nível nacional (Cesgranrio). Sucesso a todos!

TRB disse...

E pra completar... se a prova foi complexa (pra não dizer difícil), a foi pra todos :)

Anônimo disse...

Pois é... o nível da prova foi bem complexo. O pior é que é dita para Nível Médio!! Se o CESPE quer cobrar a literalidade das Leis porque não coloca no edital então???
Fiz as duas da CEF, SP e PR. Essa do PR, que foi nacional, foi pior que a de SP.

Denise disse...

Concordo com Anônimo...
Pensei q essa prova pudesse estar menos complexa do que a de semana passada... mas foi ainda pior...
mas... fazer o q? continuar estudando para a próxima do bb..
Sucesso para tds!

Unknown disse...

Hoje etou aqui para postar apenas os meus cumprimentos ao aniverariante do dia....

Profe Jonas desejo à você um FELIZ ANIVERSÁRIO, que Deus o ilumine hoje e sempre, que te façafeliz por toda a eternidade.

Obrigada pelas aulas maravilhosas que vc proporciona a todos os seus alunos...
E a próposito hoje vc PODE beber, mas só um poquinho, rsrsrsrs..

P A R A B É N S... tudo de bom

dani disse...

provinha bem complexa...!!!Jonas fiquei entre os classificados no último concurso do BB em Minas fiquei em 472 dos 741.Já chamaram 55 nessa primeira semana será q tenho chances de ingressar mesmo a longo prazo??Abraços

Unknown disse...

Oi Prof Jonas.. passando aqui para cumprimentá-lo, Feliz Aniversário... PARABÉNS... acho que não deu de novo.. até agora corrigida só bati na trave...mais se conseguir classificar.. vai chegar a té vc um w...08 anos conforme combinado...
Beijo grande, obrigada até agora.
Vanessa

Unknown disse...

Parabéns prof. Jonas,adorei suas aulas do aprovação em Londrina,mts felicidades.....

carlinhos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
carlinhos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
carlinhos disse...

Vi a prova elaborada pela cespe, que foi aplicada no Rio de janeiro, mas sinceramente, comparando com a aplicada neste dia 16/05, percebi que esta empresa não tem parametros. Ridicularmente diferenciada e pra pior. Não que deveria ser a mesma prova, evidente, mas a complexidade com que foi elaborada esta ultima, fiquei horrorrizado. Penso sinceramente que os concurceiros deveriam abrir um processo ou exigir reparações pois, a nivel de segundo grau, certamente a prova não foi elaborada, além de ter sido alto nivel, foi também uma prova cansativa.Está na lei:DIREITOS IGUAIS!!!!. E CERTAMENTE COMPARANDO A PROVA DO RIO E A ELABORADA PARA ESTE DIA 16/05, NÃO AS VEJO NO MESMO PATAMAR.
Ridículo se compararmos os dois estilos de prova.Sinceramente acho que os concurceiros deveriam entrar em ação e cobrar uma postura do CESPE, pois este não agiu dentro da lealdade e fez dos concurceiros uns meros insignificntes, como se toda dedicação pelo estudo de nada valesse para banca realizadora da prova.
Confesso estar decepcionada e não ver a prática da lei.....DIREITOS IGUAIS.
A todos....pensem nisso.
Boa sorte

Paulo disse...

Também considero que a prova foi desproporcional para o cargo. Não precisava exigir tanto para um cargo de nível médio. Bastar ver a prova do Banco Central para o cargo de Analista (nível superior). A prova, realizada pela Cesgranrio, em Janeiro/2010, foi bem mais fácil do que essa de técnico Bancário da Caixa. Um detalhe: salário de R$ 12.960,77 (Julho/2010).
Também acho que há uma insegurança jurídica muito grande. O edital deveria delimitar exatamente o que a banca examinadora quer (por exemplo: Mercado de Capitais - Sistema de distribuição; Negociação no mercado;Companhias Abertas;Ações - Espécies e classe; emissão e distribuição. Debêntures - Características e espécies; Direitos dos debenturistas; Vencimento, Amortização e Resgate).
O edital, da forma que está, é muito genérico. Não dá pra saber exatamente o que a banca examinadora quer.

lary disse...

a prova foi muito cansativa.o tempo para responder foi muito curto. O nível da prova foi além do 2° grau

Denise disse...

Professor!!
parabééénss!!
Mtas felicidades!!

Gláucia disse...

Olá, vc sabe explicar, como é essa classificação por polo ou macro polo? Parece que acertei só 15 questões , mas vamos em frente :( rsr. Obrigada desde já!

Anônimo disse...

Eu não entendi porque a CAIXA propôs questões tão complexas de conhecimentos bancários sabendo que os candidatos eram supostamente de nível médio e não possuem cargos em instituições financeiras. Eu pensei que tais conhecimentos nos seriam ministrados quando começassemos a trabalhar.
A prova não foi fácil, mas creio que Deus me separou uma vaga.

Unknown disse...

Gostaria de parabenizar todos aqueles que conseguiram pelo menos tentar fazer todas as questões. O tempo de duração, foi insuficiente, visto o grau de dificuldade da prova.

Anônimo disse...

Olá professor jonas, assim como os colegas que postaram,também achei a prova dificil, mas espero que quando sair o gabarito possa comemorar e dividir minha alegria com vc, desde já quero dizer que foi um prazer tê-lo como professor. Se não for dessa vez será da próxima, até mais!!!

Unknown disse...

fiz cursinho desde março, pra chegar na hora e ver q nao adiantou muita coisa, alguem poderia prever q a CESP faria isso? perguntar tanto sobre leis? imagine o nivel superior entao...palhaçada!

TmsM disse...

Alguem sabe qd sera divulgada a classificação ?

Anônimo disse...

Oi galera sou do Piauí e fiz 40 questões certas!! tô classificado!!
a classificação sai 29/06 conforme o edital!

Anônimo disse...

Achei a prova do cespe muito complexa. Português: gramática pura.
Matemática: até que não tive dificuldade (errei apenas uma questão).
Conhec. Bancários: PQP lei SECA! totalmente fora do nível que eles pediram.
Informática: nível fácil.
TEMPO: PIOR AINDA.
Ainda tem a porcaria do desvio padrão!
é galera... na minha opinião conh. bancários foi de arrasar!
Abraço a todos.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

olá prof, parabens pelo niver, pode beber akele wiski 12 anos viu rs rs rs,
o sr sabe como será realizado o calculo para classificação geral? acertei 27, será que vai dar?

se alguem souber como calcular posta aí
Abrç

Larissa disse...

Oi Professor

Que provinha hein pessoal. Eu acertei somente 30, acho que estou fora, mas ainda tem o desvio padrão e blá...blá...blá. Pelo que andei pesquisando muita gente ficou nesse nível de acerto. Acredito que cabe recurso a muitas questões, aguardar e esperar a decisão da CESPE. Parabéns a TODOS que tentaram e mais ainda aos que conseguiram ter um número de acertos maior que 40.
Professor Jonas obrigada pelas aulas.

Unknown disse...

Olha eu fiz esta prova da CEF.e vou dizer,o tempo foi curto demais e as questões longas,eu acho injusto este negócio de eliminar uma a cada que se erra,porque eliminar uma certa por uma que erramos,se acertamos e porque sabemos e eliminar uma que se sabe por uma que não se sabe e injustiça.eliminar o conhecimento por um que não se sabe é sacanagem.e como se não sabesse mos nada.Eu não fui lá prá chutar fui prá fazer a prova.E outra coisa ,tomara que não apareça aquele negócio de anular esta ou aquela.porque dai eles anulam uma que a maioria acertou pra eliminar mais candidatos,o pessoal aqui da minha cidade estão comentando que este concurso foi so prá arrecadar fundos,uma vez que ainda tem candidados que passaram no conc de 2008 e ainda não foram chamados.

Anônimo disse...

bom dia!!!
gostaria de saber como sera feita o calculo do acerto da prova da cef?
pois acertei 18 questoes , e no meu polo ñ tera a reaplicação da prova, acho que teria q anular essa prova a nível nacional, pois se a lei diz q todos somos iguais, pq para o polo da capital do rio de janeiro todos teram chance de fazer a prova novamente? tem uma colega minha q fez a prova e ela ñ estava no local do tumuto , mas tera chance de fazer a prova novamente, sabe o que eu acho que todos tem pedir anulação dessa prova que foi um horror, quem quizer fazer ou pedir a anulação , vai lá noministério publico federal. se alguém puder me responder fico grata

Unknown disse...

Olá professor Jonas, obrigado pela resolução das 5 questões bancárias, fui bem nelas..... fiz pra Marabá/PA e acretei 30 questoes, será dar pra passar.... a prova estava dificil memso...

Anônimo disse...

Concordo com o Carlos. O CESPE poderia pedir qualquer coisa, mas especificasse o q queria e não nós fizesse pagar cursinhos caríssimos e perder noites de sono estudando o que não iria ser cobrado. Indignação. Palhaçada.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Concordo com o Carlos. O CESPE poderia pedir qualquer coisa, mas especificasse o q queria e não nós fizesse pagar cursinhos caríssimos e perder noites de sono estudando o que não iria ser cobrado. Indignação. Palhaçada.