quinta-feira, 29 de abril de 2010

Última instância para recursos na área de securidade

Não consta da maioria dos livros e apostilas, mas a área de securidade tem um órgão chamado Conselho de Recursos do Sistema Nacional de Seguros Privados, de Previdência Aberta e de Capitalização - CRSNSP. É o orgão que julga, em última instância, os recursos interpostos contra as decisões administrativas tomadadas pela Superintendência de Seguros Privados - SUSEP. É formado por seis conselheiros titulares e respectivos suplentes, representando os seguintes órgãos e entidades:
1 - Ministério da Fazenda;
2 - Superintendência de Seguros Privados - SUSEP;
3 - Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça;
4 - Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização - FENASEG;
5 - Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Capitalização - FENACOR;
6 - Associação Nacional das Entidades Abertas de Previdência Privada - ANAPP.

Os membros do Conselho serão indicados pelo titular do órgão ou entidade que representam e designados pelo Ministro de Estado da Fazenda e terão mandato de dois anos, com uma única recondução. Os representantes das entidades de classe serão escolhidos pelo Ministro através de uma lista tríplice a ele apresentada.
O presidente do Conselho será o representante do Ministério da Fazenda e o Vice-presidente será o representante da SUSEP.
A Secretaria do Conselho será exercida pela SUSEP.
Os membros do Conselho não serão remunerados por sua participação.
As reuniões deverão ocorrer uma vez por mês.
Em caso de empate nos votos de decisão, o voto de qualidade caberá ao Presidente.

domingo, 25 de abril de 2010

Exercícios - Gabarito

Clearing Houses são as entidades privadas que atuam na compensação e liquidação das operações, nos diversos segmentos do sistema. Sobre a atuação das diversas clearing house, julgue as questões que se seguem

01) A SELIC, criada em 1980, efetuando suas transferências no sistema LBTR – Liquidação Bruta em Tempo Real – atua no sistema multilateral.
RESPOSTA: ERRAD0. Atua no sistema bilateral.

02) Compensação bilateral é aquela em que permite a compensação entre apenas dois participantes.
RESPOSTA: CERTO.

03) A CETIP é uma sociedade administradora de mercados de balcão organizados, sem fins lucrativos, onde são registrados e liquidados os títulos privados e públicos estaduais e municipais, emitidos após janeiro de 1992.
RESPOSTA: ERRADO. É com fins lucrativos.

04) Quando a CETIP faz a intermediação de CDBs – Certificados de Depósitos Bancários, ela garante que o título será liquidado pela instituição que os emitiu.
RESPOSTA: ERRADO. Ela garante a liquidação das negociação, não a liquidação do título.

05) A CBLC – Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia – é uma sociedade anônima que tem por objetivo a liquidação física e financeira de operações realizadas na BM&FBOVESPA.
RESPOSTA: CERTO.

06) O Selic é o depositário central dos títulos emitidos pelo Tesouro Nacional e pelo Banco Central do Brasil e também efetua a emissão, o resgate, o pagamento dos juros e a custódia, tanto dos títulos ao portador quanto dos escriturais.
RESPOSTA: ERRADO. Não existem títulos ao portador na SELIC.

SPB – Sistema de Pagamentos Brasileiro é o conjunto de procedimentos, regras, instrumentos e operações integradas que dão suporte à movimentação financeira entre os diversos agentes econômicos do mercado. Sobre o SPB analise as questões abaixo.

07) O objetivo primordial do SPB é aumentar a segurança do mercado, criando mecanismos para controlar a inflação.
RESPOSTA: ERRADO. Controlar a inflação foi antes de 2002. Agora é controlar para com os riscos corridos pelo SFN.

08) A Rede do Sistema Financeiro Nacional (RFSN) intermedeia, através de mensagens eletrônicas, os recursos financeiros transferidos no Sistema de Pagamentos Brasileiro. Obedecem a um padrão e o rigor de segurança exigido para este tipo de transferência, como criptografia e certificação digital.
RESPOSTA: CERTO.

09) O Sitraf – Sistema de Transferência de Fundos é um sistema híbrido de compensação, pois atua tanto em LBTR –Liquidação Bruta em Tempo Real ou em LDL – Liquidação Diferida Líquida.
RESPOSTA: CERTO.

10) No Sistema de Transferência de Reservas – STR são liquidados em LBTR – Liquidação Bruta em Tempo Real os cheques até o Valor de Referência de Liquidação Bilateral – VLB.
RESPOSTA: ERRADO. Liquida os cheques acima do VLB.

11) O Siloc – Sistema de Liquidação Diferida das Transferências Interbancárias de Ordens de Crédito liquida obrigações interbancárias relacionadas com os TED – Transferência Eletrônica Disponível.
RESPOSTA: ERRADO. Como funciona somente em LDL, são os DOC.

Mercado de Capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização.

12) Ações escriturais funcionam como uma espécie de conta corrente, onde os valores são lançados a débito ou a crédito dos acionistas. Não há movimentação física dos documentos.
RESPOSTA: CERTO.

13) No mercado à vista de ações a entrega dos títulos vendidos se processa no terceiro dia útil depois de realizada a negociação em Bolsa. Já o pagamento e o recebimento do valor da operação é feito no quarto dia útil, mediante a efetiva liquidação física.
RESPOSTA: ERRADO. É o segundo dia útil (d+2) e terceiro dia útil (d+3), respectivamente.

14) Ordem a mercado é aquela que especifica somente a quantidade e as características dos valores mobiliários e os direitos a serem comprados ou vendidos, ficando a execução a critério da sociedade corretora ou distribuidora.
RESPOSTA: ERRADO. Esta é a ordem administrada.

15) No Mercado de Opções, mediante pagamento de um prêmio em dinheiro, a opção dá ao titular que a adquire o direito de comprar ou vender um ativo-objeto a outro investidor.
RESPOSTA: CERTO

16) Hedge: a palavra hedge pode ser entendida como “proteção”. Hedge é uma operação que tem por finalidade proteger o valor de um ativo contra uma possível redução de seu valor numa data futura ou, ainda, assegurar o preço de uma dívida a ser paga no futuro. Esse ativo poderá ser o dólar, uma commodity, um título do governo ou uma ação.
RESPOSTA: CERTO.

17) Margem de Garantia é um valor fixado pela Bolsa de Futuros ou pela caixa de registro e liquidação ao comprador ou vendedor de um contrato a termo, que servirá como garantia para o cumprimento da obrigação futura. As margens de garantia não precisam ser depositadas em dinheiro, assim sendo, pode-se utilizar como margem de garantia títulos públicos e privados, cartas de fiança, apólices de seguro, ações e cotas de fundos fechados de investimento em ações.
RESPOSTA: CERTO.

18) Day-Trade ocorre quando uma operação de compra e venda é realizada em até D+1, pelo mesmo investidor, na mesma Bolsa de Valores e intermediada pela mesma sociedade corretora ou distribuidora.
RESPOSTA: ERRADO. O prazo é d+0.

19) Quando uma empresa quer captar recursos (conseguir dinheiro) para investir e/ou pagar dívidas, pode emitir títulos denominados debêntures. Os investidores que compram as debêntures; em troca, recebem uma taxa de juros fixa ou variável sobre o valor emprestado. Normalmente os prazos são superiores há um ano.
RESPOSTA: CERTO.

20) O benchmark é o indicador com o qual pode-se comparar a rentabilidade de um fundo.Tem a finalidade de indicar se a rentabilidade do fundo em questão encontra-se acima ou abaixo em relação ao que lhe serve de referência. Por exemplo: alguns Fundos de Ações Passivos seguem o benchmark do Ibovespa e se comprometem em buscar rentabilidade semelhante a este índice. Outros Fundos de Ações Ativos procuram perseguir rentabilidade inferior ao benchmark indicado.
RESPOSTA: CERTO.

21) Ativos financeiros cujos valores e características de negociação estão amarrados aos ativos que lhes servem de referência. A palavra derivativo vem do fato que o preço do ativo é derivado de um outro. Ex.: Opção da Vale, o preço desta opção é derivado do ativo "ação da Vale".
RESPOSTA: CERTO.

O Sistema Financeiro Nacional é o conjunto de instituições e instrumentos financeiros que possibilita a transferência de recursos dos ofertantes finais para os tomadores finais. Sobre o SFN, julgue as questões que se seguem.

22) Compete privativamente ao BACEN determinar o recolhimento de até 100% do total dos depósitos à vista.
RESPOSTA: CERTO.

23) O Conselho Monetário Nacional é a entidade superior do Sistema Financeiro Nacional, tendo por competência regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis.
RESPOSTA: ERRADO. É competência do BACEN.

24) Ao Banco Central cabe estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras privadas.
RESPOSTA: CERTO.

25) Sociedades de Capitalização são entidades que negociam contratos que têm por objeto o depósito periódico de prestações pecuniárias.
RESPOSTA: CERTO

26) A Secretaria de Previdência Complementar (SPC) é um órgão do Ministério da Previdência Social, responsável por fiscalizar as atividades das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (fundos de pensão). A SPC se relaciona com os órgãos normativos do sistema financeiro na observação das exigências legais de aplicação das reservas técnicas, fundos especiais e provisões que as entidades sob sua jurisdição são obrigadas a constituir e que tem diretrizes estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional.
RESPOSTA: ERRADO. A SPC não existe mais. Foi criada a PREVIC.

27) O Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) é empresa resseguradora vinculada ao Ministério da Fazenda. Sua função principal é preservar a estabilidade das sociedades seguradoras através do monopólio do resseguro.
RESPOSTA: ERRADO. O IRB chama Resseguros do Brasil S.A. e não tem mais o monopólio do resseguro.

Conta corrente é uma conta livremente movimentada pelo cliente por meio de cheques, cartão magnético ou cheque avulso. É também chamada conta de depósitos, pois o cliente pode depositar e sacar dinheiro a qualquer momento. Sobre conta corrente, julgue os itens que se seguem.

28) As pessoas jurídicas estão impedidas de possuírem conta corrente conjunta.
RESPOSTA: CERTO. A proibição está contida na Lei 10.892, de 2004, artigo 8, parágrafo 16.

29) A idade mínima para abertura de conta corrente é de 16 anos. Os menores entre 16 e 18 anos tem que ser assistido pelo pai, ou pela mãe, ou por um tutor.
RESPOSTA: ERRADO. Não existe idade mínima para abertura de conta corrente. Os menores de 16 anos serão representados e maiores de 16 anos e menores de 18 anos, serão assistidos, como contempla a questão.

30) No momento da abertura da conta corrente, por exigência do Banco Central do Brasil, é necessário apresentar nome e telefone de pelo menos duas referências pessoais.
RESPOSTA: CERTO. Esta exigência faz parte da Resolução Bacen 2.025.

31) A exclusão de titular de conta conjunta, solidária ou não, somente pode ocorrer com a concordância formal de pelo menos 2 (titulares), desde que entre eles esteja incluído o primeiro titular.
RESPOSTA: ERRADO. A exclusão de titular de conta conjunta, solidária ou não, somente pode ocorrer com a concordância formal de TODOS os titulares.


O cheque é uma ordem de pagamento à vista e um título de crédito. Sobre cheque, analise as questões que se seguem.

33) Quando a quantia por extenso for expressa mais de uma vez, o cheque será considerado nulo.
RESPOSTA: ERRADO. Será considerado o menor valor expresso.

34) Para movimentar a conta corrente, o cliente não pode estar com o nome incluído no Cadastro de Emitente de Cheques Sem Fundos – CCF e tem que atender às condições estipuladas na Proposta/Contrato de Abertura de Conta Corrente.
RESPOSTA: ERRADO. O cliente não pode movimentar através de cheque, mas pode continuar movimentando através de recibo ou cheque-avulso e cartão magnético.

35) Contra ordem ou revogação pode ser determinada pelo emitente ou pelo beneficiário e suspende de imediato o pagamento do cheque.
RESPOSTA: ERRADO. A definição refere-se a OPOSIÇÃO OU SUSTAÇÃO. A contra ordem ou revogação somente pode ser determinada pelo emitente e cancela em definitivo o cheque.

36) Todos os cheques emitidos com valor acima de R$ 100,00 devem ser nominais. Por ser obrigatório, o nome do beneficiário deve estar indicado no cheque, caso contrário vai ser devolvido por motivo 48.
RESPOSTA: CERTO.

37) Cruzar a folha de cheque significa que o seu pagamento somente pode ser feito mediante crédito em conta. Uma vantagem desse procedimento é a facilidade de rastrear o beneficiário, se necessário. Para fazer o cruzamento de um cheque, basta traçar duas linhas paralelas em qualquer parte frontal da folha.
RESPOSTA: CERTO.

Sobre ações, analise as afirmações a seguir.

38) BB 2007/001 - As operações de underwriting são ofertas públicas de títulos em geral e de debêntures em particular, por meio de subscrição, cuja prática é permitida somente às instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil(BACEN) para esse tipo de intermediação.
Resposta: CERTO. Esta é a descrição de operações de underwriting dada pela Comissão de Valores Mobiliários.

39) BB 2007/001 - Nas bolsas de valores são negociados valores mobiliários e, entre estes, as ações de todas as sociedades anônimas.
Resposta: ERRADO. Não negociadas as ações de todas as sociedades anônimas. As de S/A de capital fechado não são.

40) BB 2007/001 - As operações com ações ou outros títulos de companhias privadas, que não sejam de capital aberto, poderão ser feitas no mercado de balcão não-organizado.
Resposta: CERTO.

41) BB 2007/002 - Underwriting é a operação de distribuição primária de títulos tão-somente, já que as operações secundárias não utilizam essa via.
Resposta: ERRADO. Operações de underwriting, também chamadas de subscrição, são realizadas por bancos de investimentos e demais instituições integrantes do sistema de distribuição de valores mobiliários, e são realizadas em dois mercados: primário e secundário. (Fortuna, EDUARDO. Mercado Financeiro, Ed. Atlas. 16ª ed. Pág. 323).

42) BB 2007/002 - O número e o valor nominal das ações de uma companhia não poderão ser alterados.
Resposta: ERRADO. Podem ser alterados através de operações de SPLIT e INPLIT.

43) BB 2007/003 - Os bônus de subscrição conferirão aos seus titulares, nas condições constantes do certificado, direito de subscrever ações do capital social.
RESPOSTA: CERTO. Lei 6.404/76 (Lei das S.A.) Art. 75, parágrafo único.

44) BB 2007/003 - Dá-se o nome de desdobramento à distribuição gratuita de novas ações aos acionistas, pela diluição do capital em um maior número de ações, com o objetivo de aumentar a liquidez delas.
RESPOSTA: CERTO. Chama-se operação de split.

45) BB 2007/003 - Underwriter é o mesmo que intermediário financeiro.
RESPOSTA: CERTO. Esta definição é da própria BOVESPA. Não confundir com underwriting.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Exercícios

Estão utilizando meus exercícios irregularmente. Chegou ao meu conhecimento que tem professor, inclusive, respondendo meus exercícios e errando nos gabaritos. Reproduzo os exercícios que utilizei em minha última tele-aula. Na sequência colocarei à disposição os gabaritos. Bom exercício. Aqui é grátis!!!!!


Clearing Houses são as entidades privadas que atuam na compensação e liquidação das operações, nos diversos segmentos do sistema. Sobre a atuação das diversas clearing house, julgue as questões que se seguem

01) A SELIC, criada em 1980, efetua suas transferências no sistema LBTR – Liquidação Bruta em Tempo Real – atuando no sistema multilateral.

02) Compensação bilateral é aquela em que permite a compensação entre apenas dois participantes.

03) A CETIP é uma sociedade administradora de mercados de balcão organizados, sem fins lucrativos, onde são registrados e liquidados os títulos privados e públicos estaduais e municipais, emitidos após janeiro de 1992.

04) Quando a CETIP faz a intermediação de CDBs – Certificados de Depósitos Bancários, ela garante que o título será liquidado pela instituição que os emitiu.

05) A CBLC – Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia – é uma sociedade anônima que tem por objetivo a liquidação física e financeira de operações realizadas na BM&FBOVESPA.

06) O Selic é o depositário central dos títulos emitidos pelo Tesouro Nacional e pelo Banco Central do Brasil e também efetua a emissão, o resgate, o pagamento dos juros e a custódia, tanto dos títulos ao portador quanto dos escriturais.

SPB – Sistema de Pagamentos Brasileiro é o conjunto de procedimentos, regras, instrumentos e operações integradas que dão suporte à movimentação financeira entre os diversos agentes econômicos do mercado. Sobre o SPB analise as questões abaixo.

07) O objetivo primordial do SPB é aumentar a segurança do mercado, criando mecanismos para controlar a inflação.

08) A Rede do Sistema Financeiro Nacional (RFSN) intermedeia, através de mensagens eletrônicas, os recursos financeiros transferidos no Sistema de Pagamentos Brasileiro. Obedecem a um padrão e o rigor de segurança exigido para este tipo de transferência, como criptografia e certificação digital.

09) O Sitraf – Sistema de Transferência de Fundos é um sistema híbrido de compensação, pois atua tanto em LBTR –Liquidação Bruta em Tempo Real ou em LDL – Liquidação Diferida Líquida.

10) No Sistema de Transferência de Reservas – STR são liquidados em LBTR – Liquidação Bruta em Tempo Real os cheques até o Valor de Referência de Liquidação Bilateral – VLB.

11) O Siloc – Sistema de Liquidação Diferida das Transferências Interbancárias de Ordens de Crédito liquida obrigações interbancárias relacionadas com os TED – Transferência Eletrônica Disponível.

Mercado de Capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização.

12) Ações escriturais funcionam como uma espécie de conta corrente, onde os valores são lançados a débito ou a crédito dos acionistas. Não há movimentação física dos documentos.

13) No mercado à vista de ações a entrega dos títulos vendidos se processa no terceiro dia útil depois de realizada a negociação em Bolsa. Já o pagamento e o recebimento do valor da operação é feito no quarto dia útil, mediante a efetiva liquidação física.

14) Ordem a mercado é aquela que especifica somente a quantidade e as características dos valores mobiliários e os direitos a serem comprados ou vendidos, ficando a execução a critério da sociedade corretora ou distribuidora.

15) No Mercado de Opções, mediante pagamento de um prêmio em dinheiro, a opção dá ao titular que a adquire o direito de comprar ou vender um ativo-objeto a outro investidor.

16) Hedge: a palavra hedge pode ser entendida como “proteção”. Hedge é uma operação que tem por finalidade proteger o valor de um ativo contra uma possível redução de seu valor numa data futura ou, ainda, assegurar o preço de uma dívida a ser paga no futuro. Esse ativo poderá ser o dólar, uma commodity, um título do governo ou uma ação.

17) Margem de Garantia é um valor fixado pela Bolsa de Futuros ou pela caixa de registro e liquidação ao comprador ou vendedor de um contrato a termo, que servirá como garantia para o cumprimento da obrigação futura. As margens de garantia não precisam ser depositadas em dinheiro, assim sendo, pode-se utilizar como margem de garantia títulos públicos e privados, cartas de fiança, apólices de seguro, ações e cotas de fundos fechados de investimento em ações.

18) Day-Trade ocorre quando uma operação de compra e venda é realizada em até D+1, pelo mesmo investidor, na mesma Bolsa de Valores e intermediada pela mesma sociedade corretora ou distribuidora.

19) Quando uma empresa quer captar recursos (conseguir dinheiro) para investir e/ou pagar dívidas, pode emitir títulos denominados debêntures. Os investidores que compram as debêntures; em troca, recebem uma taxa de juros fixa ou variável sobre o valor emprestado. Normalmente os prazos são superiores há um ano.

20) O benchmark é o indicador com o qual pode-se comparar a rentabilidade de um fundo.Tem a finalidade de indicar se a rentabilidade do fundo em questão encontra-se acima ou abaixo em relação ao que lhe serve de referência. Por exemplo: alguns Fundos de Ações Passivos seguem o benchmark do Ibovespa e se comprometem em buscar rentabilidade semelhante a este índice. Outros Fundos de Ações Ativos procuram perseguir rentabilidade inferior ao benchmark indicado.

21) Ativos financeiros cujos valores e características de negociação estão amarrados aos ativos que lhes servem de referência. A palavra derivativo vem do fato que o preço do ativo é derivado de um outro. Ex.: Opção da Vale, o preço desta opção é derivado do ativo "ação da Vale".

O Sistema Financeiro Nacional é o conjunto de instituições e instrumentos financeiros que possibilita a transferência de recursos dos ofertantes finais para os tomadores finais. Sobre o SFN, julgue as questões que se seguem.

22) Compete privativamente ao BACEN determinar o recolhimento de até 100% do total dos depósitos à vista.

23) O Conselho Monetário Nacional é a entidade superior do Sistema Financeiro Nacional, tendo por competência regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis.

24) Ao Banco Central cabe estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras privadas.

25) Sociedades de Capitalização são entidades que negociam contratos que têm por objeto o depósito periódico de prestações pecuniárias.

26) A Secretaria de Previdência Complementar (SPC) é um órgão do Ministério da Previdência Social, responsável por fiscalizar as atividades das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (fundos de pensão). A SPC se relaciona com os órgãos normativos do sistema financeiro na observação das exigências legais de aplicação das reservas técnicas, fundos especiais e provisões que as entidades sob sua jurisdição são obrigadas a constituir e que tem diretrizes estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional.

27) O Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) é empresa resseguradora vinculada ao Ministério da Fazenda. Sua função principal é preservar a estabilidade das sociedades seguradoras através do monopólio do resseguro.


Conta corrente é uma conta livremente movimentada pelo cliente por meio de cheques, cartão magnético ou cheque avulso. É também chamada conta de depósitos, pois o cliente pode depositar e sacar dinheiro a qualquer momento. Sobre conta corrente, julgue os itens que se seguem.

28) As pessoas jurídicas estão impedidas de possuírem conta corrente conjunta.

29) A idade mínima para abertura de conta corrente é de 16 anos. Os menores entre 16 e 18 anos tem que ser assistido pelo pai, ou pela mãe, ou por um tutor.

30) No momento da abertura da conta corrente, por exigência do Banco Central do Brasil, é necessário apresentar nome e telefone de pelo menos duas referências pessoais.


31) A exclusão de titular de conta conjunta, solidária ou não, somente pode ocorrer com a concordância formal de pelo menos 2 (titulares), desde que entre eles esteja incluído o primeiro titular.

32) Qualquer banco pode tomar a iniciativa de encerrar uma conta corrente, mas para isso a instituição tem que informar o cliente da decisão com antecedência mínima de 30 dias.

O cheque é uma ordem de pagamento à vista e um título de crédito. Sobre cheque, analise as questões que se seguem.

33) Quando a quantia por extenso for expressa mais de uma vez, o cheque será considerado nulo.

34) Para movimentar a conta corrente, o cliente não pode estar com o nome incluído no Cadastro de Emitente de Cheques Sem Fundos – CCF e tem que atender às condições estipuladas na Proposta/Contrato de Abertura de Conta Corrente.

35) Contra ordem ou revogação pode ser determinada pelo emitente ou pelo beneficiário e suspende de imediato o pagamento do cheque.

36) Todos os cheques emitidos com valor acima de R$ 100,00 devem ser nominais. Por ser obrigatório, o nome do beneficiário deve estar indicado no cheque, caso contrário vai ser devolvido por motivo 48.

37) Cruzar a folha de cheque significa que o seu pagamento somente pode ser feito mediante crédito em conta. Uma vantagem desse procedimento é a facilidade de rastrear o beneficiário, se necessário. Para fazer o cruzamento de um cheque, basta traçar duas linhas paralelas em qualquer parte frontal da folha.

Sobre ações, analise as afirmações a seguir.

38) BB 2007/001 - As operações de underwriting são ofertas públicas de títulos em geral e de debêntures em particular, por meio de subscrição, cuja prática é permitida somente às instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil(BACEN) para esse tipo de intermediação.

39) BB 2007/001 - Nas bolsas de valores são negociados valores mobiliários e, entre estes, as ações de todas as sociedades anônimas.

40) BB 2007/001 - As operações com ações ou outros títulos de companhias privadas, que não sejam de capital aberto, poderão ser feitas no mercado de balcão não-organizado.

41) BB 2007/002 - Underwriting é a operação de distribuição primária de títulos tão-somente, já que as operações secundárias não utilizam essa via.

42) BB 2007/002 - O número e o valor nominal das ações de uma companhia não poderão ser alterados.
43) BB 2007/003 - Os bônus de subscrição conferirão aos seus titulares, nas condições constantes do certificado, direito de subscrever ações do capital social.

44) BB 2007/003 - Dá-se o nome de desdobramento à distribuição gratuita de novas ações aos acionistas, pela diluição do capital em um maior número de ações, com o objetivo de aumentar a liquidez delas.

45) BB 2007/003 - Underwriter é o mesmo que intermediário financeiro.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Respostas a Amaro e Anônimo

Peço desculpas por aparecer outro nome como resposta minha. Entrei, por engano, pelo mail da minha esposa, mas é minha mesmo.

domingo, 18 de abril de 2010

GABARITO QUESTIONÁRIO

Peço desculpas por duas questões (2 e 5) não estarem completas, mas mesmo assim, coloquei a resposta.
Farei comentários durante as aulas no Curso Aprovação.

1) Assinale a alternativa correta:
I. O SFN viabiliza a intermediação entre poupança e investimento, possibilitando a eficiência do setor produtivo.
II. Os poupadores são os agentes econômicos deficitários, pois transformam suas disponibilidades em ativos financeiros.
III. O Banco Central é o órgão supremo do SFN.
IV. Quando as pessoas poupam, adiam sua capacidade de consumo.

a) As alternativas II e IV estão incorretas;
b) As alternativas I e III estão corretas;
c) As alternativas I, III e IV estão corretas;
d) As alternativas I e IV estão corretas;
e) Apenas a alternativa II está incorreta.
RESPOSTA: D

2) Relacione os subsistemas com as respectivas instituições que os compõem e assinale a sequência correta:

I. Normativo e Supervisão.
II. Operativos.

( I ) BACEN
( II) IRB
( II ) Banco do Brasil
( I ) CVM
( II ) BM&FBOVESPA

3) Analise se as afirmativas são falsas ou verdadeiras e escolha a sequência correta:

( ) O CMN é composto pelos Ministro da Fazenda, Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e Presidente do Banco Central.
( ) Ações e debêntures são exemplos de títulos e valores mobiliários fiscalizados pelo Banco Central.
( ) A CVM estimula a formação de poupança e a sua aplicação em valores mobiliários.
( ) É função do BACEN regular e supervisionar o Sistema Financeiro Nacional.
( ) A SUSEP e a PREVIC fazem parte do sistema operativo do SFN.

a) V, F, F, V, F
b) V, F, V, V, V
c) V, F, V, V, F
d) F, F, V, V, F
e) V, V, V, V, F
RESPOSTA: C

4) São atribuições do CMN, exceto:
a) Autorizar emissão de papel moeda.
b) Fiscalizar as instituições financeiras.
c) Fixar diretrizes para a política cambial.
d) Regulamentar operações de redesconto.
e) Regular o funcionamento das instituições financeiras.
RESPOSTA: B

5) Relacione as colunas abaixo e assinale a sequência correta:
I. SFN
II. CMN
III. BACEN
IV. PREVIC
V. CVM

( V ) Instituição que fiscaliza o mercado de valores mobiliários.
( III ) Secretaria executiva do CMN.
( I ) Propicia fluxo de recursos entre poupadores e investidores.
( II ) Fixa diretrizes para as políticas monetária, creditícia e cambial.

6) São atribuições do BACEN, exceto:
a) Emitir papel moeda.
b) Controlar o fluxo de capitais estrangeiros.
c) Promover o equilíbrio do balanço de pagamentos.
d) Comprar e vender títulos públicos federais.
e) Autorizar o funcionamento dos Bancos.
RESPOSTA: C

7) Assinale a alternativa incorreta:
a) A CVM deve assegurar o acesso do público a informações sobre valores mobiliários negociados.
b) Cabe a CVM proteger os titulares de valores mobiliários contra emissões irregulares.
c) É função da CVM assegurar o funcionamento dos mercados de bolsa e de balcão.
d) A CVM é uma autarquia que deve disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários.
e) Ao estimular as aplicações em ações das empresas, a CVM contribui para a formulação da política monetária do país.
RESPOSTA: E

8) Assinale a alternativa correta:
a) Os bancos comerciais recebem depósitos a vista e efetuam empréstimos, principalmente de longo prazo.
b) O banco múltiplo pode operar com carteiras de investimento, comercial e financiamento, cada uma com seu respectivo caixa e balanço.
c) Os bancos de investimento se assemelham aos bancos comerciais, por atuarem no mercado de capitais.
d) O banco múltiplo deve possuir pelo menos duas carteiras, sendo uma delas comercial ou de investimento.
e) Os bancos de investimento também podem prestar serviços de cobrança e recebimentos diversos.
RESPOSTA: D

9) Assinale a alternativa correta:
I. A companhia de capital aberto promove a colocação de valores mobiliários, de sua emissão, no mercado.
II. Após a resolução do BACEN, praticamente todos os bancos de investimento acabaram por se transformar em múltiplos.
III. Os bancos de investimento realizam a distribuição de debêntures e podem administrar fundos de investimento.
IV. A bolsa de valores é o local onde se comprar e se vendem as ações de companhias de capital fechado.

a) As alternativas I e III estão corretas.
b) As alternativas II e III estão corretas.
c) As alternativas III e IV estão incorretas.
d) As alternativas I e II estão corretas.
e) Apenas a alternativa IV é incorreta.
RESPOSTA: A

10) Relacione as colunas abaixo e assinale a sequência correta:
I. Bolsa de Valores.
II. Bolsa de Mercadorias e Futuro.
III. CBLC.
IV. Balcão.
V. SOMA

( ) Onde é fechada a negociação de ações diretamente entre as partes.
( ) É um mercado de balcão organizado.
( ) Negocia contratos do mercado de derivativos.
( ) Liquida as operações do mercado brasileiro de ações.
( ) Principal local para compra e venda de valores mobiliários.

a) IV, V, I, III, II
b) IV, V, II, III, I
c) IV, V, II, I, III
d) V, IV, II, III, I
e) I, V, II, III, IV
RESPOSTA: B

11) São atribuições das Bolsas de Valores, exceto:
a) Estabelecer sistema de negociação que assegure a continuidade das cotações verificadas nos pregões.
b) Assegurar a plena liquidez dos papéis no mercado.
c) Facilitar a negociação de contratos que possuam como referência ativos financeiros.
d) Dar ampla divulgação às operações efetuadas em seu pregão.
e) Assegurar aos investidores, completa garantia dos títulos negociados.
RESPOSTA: C

12) Analise se as afirmativas são falsas ou verdadeiras e marque a sequência correta.

( ) As Sociedades Corretoras representam os investidores em transações na BM&FBOVESPA.
( ) As Distribuidoras não podem exercer a função de agente fiduciário.
( ) Tanto as Corretoras como as Distribuidoras de Títulos, podem instituir e administrar os fundos de investimento.
( ) A administração de títulos e valores mobiliários é atribuição exclusiva das DTVM.
( ) As atividades das Corretoras são mais amplas que as Distribuidoras, em vista de poderem operar com exclusividade nas bolsas de valores e de mercadorias.

a) F, F, V, F, F
b) V, F, V, F, V
c) V, F, V, V, F
d) V, V, V, F, F
e) V, F, V, F, F
RESPOSTA: E

13) Assinale a alternativa incorreta:
a) O SILOC –Sistema de Liquidação Diferida das Transferências Interbancárias de Ordens de Crédito – liquida obrigações interbancárias relacionadas com bloquetos de cobrança de valor inferior ao Valor de Referência de Liquidação Bilateral.
b) O TED substitui o DOC nas transferências interbancárias de valores iguais ou superiores a R$ 5.000,00.
c) Operações realizadas em LBTR –Liquidação Bruta em Tempo Real, são de forma simultânea, operação por operação.
d) O SITRAF – Sistema de Transferência de Fundos, liquida obrigações interbancárias relacionadas com bloquetos de cobrança de valor superior ao Valor de Referência de Liquidação Bilateral.
e) O DOC é emitido nas transferências bancárias de valores inferiores a R$ 5.000,00.
RESPOSTA: D

14) Relacione as colunas abaixo e assinale a sequência correta:
I. SELIC
II. CETIP

( ) Custódia de títulos públicos federais.
( ) Custódia de títulos públicos estaduais e municipais emitidos após 1992.
( ) Registro da negociação de títulos e valores mobiliários de renda fixa.
( ) Custódia de títulos públicos estaduais e municipais emitidos até 1992.
( ) Operado em parceria pela BACEN e ANBIMA.

a) I, I, II, II, I
b) I, II, II, I, I
c) I, II, II, I, II
d) II, II, II, I, I
e) I, II, I, I, I
RESPOSTA: B

15) Assinale a alternativa incorreta:
a) A função básica do SPB é efetuar a transferência de recursos, processando e liquidando pagamentos para pessoas físicas, empresas e governos.
b) A CIP é a câmara de registro, compensação e liquidação eletrônica das transferências de recursos de clientes e de instituições financeiras.
c) O STR liquida as operações por meio da compensação de seus valores líquidos ao final do dia.
d) Um dos objetivos do novo SPB é reduzir o risco sistêmico, ou seja, a possibilidade de quebra de instituições financeiras.
e) A TED pode ser liquidada por intermédio do STR ou da CIP.
RESPOSTA: C

16) Quanto aos objetivos perseguidos pelo governo, a política econômica pode ser
a) Externa, de rendas, monetária e fiscal.
b) Expansão, retração e manutenção.
c) Estrutural, estabilização conjuntural e expansão.
d) Interna, política, externa, fiscal.
e) Expansionista, contracionista, restritiva.
RESPOSTA: C

17) A atribuição de ratings revela ao investidor
a) A exposição máxima a ser considerada.
b) O montante a ser empregado.
c) A capacidade de pagamento do emissor.
d) A capacidade de perda do lançador.
e) A viabilidade da operação estruturada.
RESPOSTA: C

18) São títulos de renda variável, nominativos, emitidos por empresas
a) Debêntures.
b) Ações.
c) Duplicatas.
d) Commercial Papers.
e) Nenhuma das alternativas acima.
RESPOSTA: B

19) Para entrar no Novo Mercado da Bovespa, a empresa precisa
a) Fechar seu capital.
b) Ser recentemente constituída.
c) Comprometer-se com regras diferenciadas em relação às exigidas por lei.
d) Comprometer-se a não poluir o meio ambiente.
e) Todas as alternativas acima.
RESPOSTA: C

20) Numere a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a alternativa correta
a. Ação ordinária.
b. Ação preferencial.

( ) Garante prioridade na distribuição de dividendos e no reembolso do capital.
( ) Não pode ultrapassar a 50% do total de ações emitidas por uma empresa.
( ) Proporciona participação no resultado de uma empresa, sem preferência de recebimento.
( ) Confere direito a voto em assembléias gerais.

a) II, I, I, II
b) II, II, I, I
c) II, I, II, I
d) I, II, I, I
e) I, II, II, I
RESPOSTA: B

Telas apresentadas em sala de aula

Conforme prometido, disponibilizo para download as telas que foram apresentadas em power point durante as aulas. Acesse o seguinte link:

http://www.4shared.com/document/Z_RnsIZG/Conhecimentos_Bancarios.html

terça-feira, 13 de abril de 2010

Respondendo a questionamentos

Diversos amigos tem me perguntado sobre os gabaritos das questões postadas anteriormente. Respondo: Serão postadas em 3 dias.
Estou dando um tempo para que os interessados em responder "quebrem a cabeça" um pouco.
Respondendo ao Danniel sobre quem determina o compulsório. É o Conselho Monetário Nacional - CMN, só que ele determinou que o Bacen pode alterar em até 100% o compulsório. É como uma procuração: outra pessoa faz, mas que deu a procuração também é responsável.

domingo, 11 de abril de 2010

Questionário Turma Aprovação

Conforme prometido, vão aí 20 questões sobre a primeira parte da matéria dada em sala de aula no Curso Aprovação.


1) Assinale a alternativa correta:
I. O SFN viabiliza a intermediação entre poupança e investimento, possibilitando a eficiência do setor produtivo.
II. Os poupadores são os agentes econômicos deficitários, pois transformam suas disponibilidades em ativos financeiros.
III. O Banco Central é o órgão supremo do SFN.
IV. Quando as pessoas poupam, adiam sua capacidade de consumo.

a) As alternativas II e IV estão incorretas;
b) As alternativas I e III estão corretas;
c) As alternativas I, III e IV estão corretas;
d) As alternativas I e IV estão corretas;
e) Apenas a alternativa II está incorreta.


2) Relacione os subsistemas com as respectivas instituições que os compõem e assinale a sequência correta:

I. Normativo e Supervisão.
II. Operativos.

( ) BACEN
( ) IRB
( ) Banco do Brasil
( ) CVM
( ) BM&FBOVESPA

3) Analise se as afirmativas são falsas ou verdadeiras e escolha a sequência correta:

( ) O CMN é composto pelos Ministro da Fazenda, Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e Presidente do Banco Central.
( ) Ações e debêntures são exemplos de títulos e valores mobiliários fiscalizados pelo Banco Central.
( ) A CVM estimula a formação de poupança e a sua aplicação em valores mobiliários.
( ) É função do BACEN regular e supervisionar o Sistema Financeiro Nacional.
( ) A SUSEP e a PREVIC fazem parte do sistema operativo do SFN.

a) V, F, F, V, F
b) V, F, V, V, V
c) V, F, V, V, F
d) F, F, V, V, F
e) V, V, V, V, F

4) São atribuições do CMN, exceto:
a) Autorizar emissão de papel moeda.
b) Fiscalizar as instituições financeiras.
c) Fixar diretrizes para a política cambial.
d) Regulamentar operações de redesconto.
e) Regular o funcionamento das instituições financeiras.

5) Relacione as colunas abaixo e assinale a sequência correta:
I. SFN
II. CMN
III. BACEN
IV. PREVIC
V. CVM

( ) Instituição que fiscaliza o mercado de valores mobiliários.
( ) Secretaria executiva do CMN.
( ) Propicia fluxo de recursos entre poupadores e investidores.
( ) Fixa diretrizes para as políticas monetária, creditícia e cambial.

6) São atribuições do BACEN, exceto:
a) Emitir papel moeda.
b) Controlar o fluxo de capitais estrangeiros.
c) Promover o equilíbrio do balanço de pagamentos.
d) Comprar e vender títulos públicos federais.
e) Autorizar o funcionamento dos Bancos.

7) Assinale a alternativa incorreta:
a) A CVM deve assegurar o acesso do público a informações sobre valores mobiliários negociados.
b) Cabe a CVM proteger os titulares de valores mobiliários contra emissões irregulares.
c) É função da CVM assegurar o funcionamento dos mercados de bolsa e de balcão.
d) A CVM é uma autarquia que deve disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários.
e) Ao estimular as aplicações em ações das empresas, a CVM contribui para a formulação da política monetária do país.

8) Assinale a alternativa correta:
a) Os bancos comerciais recebem depósitos a vista e efetuam empréstimos, principalmente de longo prazo.
b) O banco múltiplo pode operar com carteiras de investimento, comercial e financiamento, cada uma com seu respectivo caixa e balanço.
c) Os bancos de investimento se assemelham aos bancos comerciais, por atuarem no mercado de capitais.
d) O banco múltiplo deve possuir pelo menos duas carteiras, sendo uma delas comercial ou de investimento.
e) Os bancos de investimento também podem prestar serviços de cobrança e recebimentos diversos.

9) Assinale a alternativa correta:
I. A companhia de capital aberto promove a colocação de valores mobiliários, de sua emissão, no mercado.
II. Após a resolução do BACEN, praticamente todos os bancos de investimento acabaram por se transformar em múltiplos.
III. Os bancos de investimento realizam a distribuição de debêntures e podem administrar fundos de investimento.
IV. A bolsa de valores é o local onde se comprar e se vendem as ações de companhias de capital fechado.

a) As alternativas I e III estão corretas.
b) As alternativas II e III estão corretas.
c) As alternativas III e IV estão incorretas.
d) As alternativas I e II estão corretas.
e) Apenas a alternativa IV é incorreta.

10) Relacione as colunas abaixo e assinale a sequência correta:
I. Bolsa de Valores.
II. Bolsa de Mercadorias e Futuro.
III. CBLC.
IV. Balcão.
V. SOMA

( ) Onde é fechada a negociação de ações diretamente entre as partes.
( ) É um mercado de balcão organizado.
( ) Negocia contratos do mercado de derivativos.
( ) Liquida as operações do mercado brasileiro de ações.
( ) Principal local para compra e venda de valores mobiliários.

a) IV, V, I, III, II
b) IV, V, II, III, I
c) IV, V, II, I, III
d) V, IV, II, III, I
e) I, V, II, III, IV

11) São atribuições das Bolsas de Valores, exceto:
a) Estabelecer sistema de negociação que assegure a continuidade das cotações verificadas nos pregões.
b) Assegurar a plena liquidez dos papéis no mercado.
c) Facilitar a negociação de contratos que possuam como referência ativos financeiros.
d) Dar ampla divulgação às operações efetuadas em seu pregão.
e) Assegurar aos investidores, completa garantia dos títulos negociados.

12) Analise se as afirmativas são falsas ou verdadeiras e marque a sequência correta.

( ) As Sociedades Corretoras representam os investidores em transações na BM&FBOVESPA.
( ) As Distribuidoras não podem exercer a função de agente fiduciário.
( ) Tanto as Corretoras como as Distribuidoras de Títulos, podem instituir e administrar os fundos de investimento.
( ) A administração de títulos e valores mobiliários é atribuição exclusiva das DTVM.
( ) As atividades das Corretoras são mais amplas que as Distribuidoras, em vista de poderem operar com exclusividade nas bolsas de valores e de mercadorias.

a) F, F, V, F, F
b) V, F, V, F, V
c) V, F, V, V, F
d) V, V, V, F, F
e) V, F, V, F, F

13) Assinale a alternativa incorreta:
a) O SILOC –Sistema de Liquidação Diferida das Transferências Interbancárias de Ordens de Crédito – liquida obrigações interbancárias relacionadas com bloquetos de cobrança de valor inferior ao Valor de Referência de Liquidação Bilateral.
b) O TED substitui o DOC nas transferências interbancárias de valores iguais ou superiores a R$ 5.000,00.
c) Operações realizadas em LBTR –Liquidação Bruta em Tempo Real, são de forma simultânea, operação por operação.
d) O SITRAF – Sistema de Transferência de Fundos, liquida obrigações interbancárias relacionadas com bloquetos de cobrança de valor superior ao Valor de Referência de Liquidação Bilateral.
e) O DOC é emitido nas transferências bancárias de valores inferiores a R$ 5.000,00.

14) Relacione as colunas abaixo e assinale a sequência correta:
I. SELIC
II. CETIP

( ) Custódia de títulos públicos federais.
( ) Custódia de títulos públicos estaduais e municipais emitidos após 1992.
( ) Registro da negociação de títulos e valores mobiliários de renda fixa.
( ) Custódia de títulos públicos estaduais e municipais emitidos até 1992.
( ) Operado em parceria pela BACEN e ANBIMA.

a) I, I, II, II, I
b) I, II, II, I, I
c) I, II, II, I, II
d) II, II, II, I, I
e) I, II, I, I, I

15) Assinale a alternativa incorreta:
a) A função básica do SPB é efetuar a transferência de recursos, processando e liquidando pagamentos para pessoas físicas, empresas e governos.
b) A CIP é a câmara de registro, compensação e liquidação eletrônica das transferências de recursos de clientes e de instituições financeiras.
c) O STR liquida as operações por meio da compensação de seus valores líquidos ao final do dia.
d) Um dos objetivos do novo SPB é reduzir o risco sistêmico, ou seja, a possibilidade de quebra de instituições financeiras.
e) A TED pode ser liquidada por intermédio do STR ou da CIP.

16) Quanto aos objetivos perseguidos pelo governo, a política econômica pode ser
a) Externa, de rendas, monetária e fiscal.
b) Expansão, retração e manutenção.
c) Estrutural, estabilização conjuntural e expansão.
d) Interna, política, externa, fiscal.
e) Expansionista, contracionista, restritiva.

17) A atribuição de ratings revela ao investidor
a) A exposição máxima a ser considerada.
b) O montante a ser empregado.
c) A capacidade de pagamento do emissor.
d) A capacidade de perda do lançador.
e) A viabilidade da operação estruturada.

18) São títulos de renda variável, nominativos, emitidos por empresas
a) Debêntures.
b) Ações.
c) Duplicatas.
d) Commercial Papers.
e) Nenhuma das alternativas acima.

19) Para entrar no Novo Mercado da Bovespa, a empresa precisa
a) Fechar seu capital.
b) Ser recentemente constituída.
c) Comprometer-se com regras diferenciadas em relação às exigidas por lei.
d) Comprometer-se a não poluir o meio ambiente.
e) Todas as alternativas acima.

20) Numere a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a alternativa correta
I. Ação ordinária.
II. Ação preferencial.

( ) Garante prioridade na distribuição de dividendos e no reembolso do capital.
( ) Não pode ultrapassar a 50% do total de ações emitidas por uma empresa.
( ) Proporciona participação no resultado de uma empresa, sem preferência de recebimento.
( ) Confere direito a voto em assembléias gerais.

a) II, I, I, II
b) II, II, I, I
c) II, I, II, I
d) I, II, I, I
e) I, II, II, I

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Você sabe o que é uma Letra Financeira?

RESOLUÇÃO BACEN Nº 3.836 DE 25.02.2010
Através desta resolução o BACEN torna pública decisão do Conselho Monetário Nacional – CMN autorizando os bancos múltiplos, bancos comerciais, bancos de investimentos, sociedades de crédito, financiamento e investimento, caixas econômicas, companhias hipotecárias e sociedades de crédito imobiliário a emitirem Letras Financeiras. Fazendo uma comparação: são as debêntures das instituições financeiras.
As regras para emissão são as seguintes:
A Letra Financeira terá prazo mínimo de 24 meses para o vencimento, não sendo possível o resgate, total ou parcial, antes do vencimento contratado. O valor nominal de cada letra não poderá ser inferior a R$ 300.000,00 (trezentos mil reais). A remuneração poderá ser combinada, vedada a emissão com cláusula de variação cambial. No prazo de no mínimo 180 dias, os pagamentos dos rendimentos deverão ser efetuados.
As instituições financeiras emissoras podem adquirir as Letras Financeiras de sua emissão desde que por meio de bolsas ou de mercados organizados de balcão, para efeito de permanência em tesouraria e venda posterior. O montante a ser mantido em tesouraria não pode ultrapassar 5% do total emitido sem cláusula de subordinação.