quinta-feira, 11 de junho de 2009

Quarto Questionário.

Para as questões que se seguem, analise se cada afirmativa está CERTA ou ERRADA.


A partir de 30.04.2008, os bancos passaram a seguir novas regras ditadas pelo Conselho Monetário Nacional – CMN no tocante a tarifas bancárias. Sobre este assunto, julgue os itens subseqüentes.

1) Entre os considerados serviços essenciais para as contas de poupança, não podem ser tarifados: fornecimento de cartão de débito, 10 folhas de cheques por mês e 2 extratos por mês contendo toda a movimentação mensal.
2) Os serviços considerados prioritários não poderão ter as tarifas majoradas em um prazo menor que 6 meses entre um aumento e outro.
3) Entre os serviços que fazem parte do pacote padronizado de tarifas destacamos: 4 extratos mensais gratuitos, incluindo os gratuitos e 2 extratos mensais do mês imediatamente anterior.
4) Caso vinte ou mais folhas de cheques, já fornecidas ao correntista, ainda não tiverem sido liquidadas, é facultado aos bancos suspenderem novos fornecimentos.
5) Serviços considerados como diferenciados são aqueles passíveis de cobrança e dentre eles podemos citar: aluguel de cofre, custódia e ordem de pagamento.

As garantias do Sistema Financeiro Nacional dividem-se em pessoal e real. Sobre estas garantias julgue os itens que se seguem.

06) A hipoteca tem como regra o oferecimento de coisas imóveis exclusivamente do devedor.
07) No tocante a outorga uxória ou marital, o aval não difere da fiança.
08) Desde que possua autorização judicial, um menor de idade pode prestar fiança.
09) O fiador poderá eximir-se da responsabilidade em contratos de prazo indeterminado, desde que comunique esta decisão ao credor, por escrito, mas responderá, ainda, durante sessenta dias após a comunicação.
10) Constitui-se o penhor pela transferência efetiva da posse que, em garantia do débito ao credor, faz o devedor, de uma coisa móvel, suscetível de alienação.

Letra de Câmbio é uma ordem de pagamento e um título de crédito que o sacador dirige ao sacado para que este pague a importância consignada a um terceiro, denominado tomador. Sobre Letra de Câmbio, analise os seguintes itens.

11) O vencimento à vista de uma Letra de Câmbio pode ser considerado, também, como contra-apresentação.
12) Endossante é o proprietário do título, que o transfere a alguém, chamado favorecido ou tomador.
13) Favorecido é o tomador da Letra de Câmbio.
14) Chama-se saque o ato pelo qual o sacado cria a letra de câmbio, prometendo que irá pagá-la ao sacador.
15) (BB-01/2007) O sacador (emitente/credor) é garante tanto da aceitação quanto do pagamento da letra.



Conta corrente é uma conta livremente movimentada pelo cliente por meio de cheques, cartão magnético ou cheque avulso. É também chamada conta de depósitos, pois o cliente pode depositar e sacar dinheiro a qualquer momento. Sobre conta corrente, julgue os itens que se seguem.

16) As pessoas jurídicas estão impedidas de possuírem conta corrente conjunta.
17) A idade mínima para abertura de conta corrente é de 16 anos. Os menores entre 16 e 18 anos tem que ser assistido pelo pai, ou pela mãe, ou por um tutor.
18) No momento da abertura da conta corrente, por exigência do Banco Central do Brasil, é necessário apresentar nome e telefone de pelo menos duas referências pessoais.
19) A exclusão de titular de conta conjunta, solidária ou não, somente pode ocorrer com a concordância formal de pelo menos 2 (titulares), desde que entre eles esteja incluído o primeiro titular.
20) Qualquer banco pode tomar a iniciativa de encerrar uma conta corrente, mas para isso a instituição tem que informar o cliente da decisão com antecedência mínima de 30 dias.


O cheque é uma ordem de pagamento à vista e um título de crédito. Sobre cheque, analise as questões que se seguem.

21) Quando a quantia por extenso for expressa mais de uma vez, o cheque será considerado nulo.
22) Para movimentar a conta corrente, o cliente não pode estar com o nome incluído no Cadastro de Emitente de Cheques Sem Fundos – CCF e tem que atender às condições estipuladas na Proposta/Contrato de Abertura de Conta Corrente.
23) Contra ordem ou revogação pode ser determinada pelo emitente ou pelo beneficiário e suspende de imediato o pagamento do cheque.
24) Todos os cheques emitidos com valor acima de R$ 100,00 devem ser nominais. Por ser obrigatório, o nome do beneficiário deve estar indicado no cheque, caso contrário vai ser devolvido por motivo 48.
25) Cruzar a folha de cheque significa que o seu pagamento somente pode ser feito mediante crédito em conta. Uma vantagem desse procedimento é a facilidade de rastrear o beneficiário, se necessário. Para fazer o cruzamento de um cheque, basta traçar duas linhas paralelas em qualquer parte frontal da folha.

Títulos e valores mobiliários são títulos emitidos pelo Tesouro Nacional, Tesouros Estaduais e Municipais e pelas empresas públicas e privadas, com objetivo de captar recursos financeiros junto ao público em geral. Os Títulos e Valores Mobiliários são emitidos e colocados no mercado com respaldo na legislação vigente. Sobre Títulos e Valores Mobiliários, analise as seguintes questões.

26) BB – 01/2007 – As operações de underwriting são ofertas públicas de títulos em geral e de debêntures em particular, por meio de subscrição, cuja prática é permitida somente às instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil (Bacen) para esse tipo de intermediação.
27) Cédula de Debêntures é valor mobiliário emitido por bancos de investimentos, bancos de desenvolvimento, bancos comerciais, ou bancos múltiplos que tenha estas carteiras, com garantia dada pelo próprio banco emitente da cédula. Toda debênture emitida de modo legal pode fazer parte da cédula de debêntures.
28) Certificado de Depósito Bancário são títulos emitidos por bancos comerciais, bancos de investimento, bancos de desenvolvimento e bancos múltiplos representativos de depósitos a prazo. Os certificados são nominativos aos respectivos depositantes e escriturais, custodiados na CETIP – Câmara de Custódia e Liquidação.
29) Em regra, o valor total das emissões de debêntures não poderá ultrapassar o capital social da companhia.
30) Ação é o título representativo da menor parcela do capital social de uma sociedade por ações e podem ou não ser negociadas em bolsa de valores.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ola Prof. Adoro sua aula! Disponibilizar conhecimentos bancarios em um blog é uma ideia sensacional. Quero um dia chegar ao seu nivel de conhecimento, ja que é uma area que comecei a explorar a pouco tempo e ja me apaixonei por esta. Parabens pela iniciativa de montar um blog com essa finalidade. Gostaria que se possivel, comentasse a respeito da bovespa, bovespa cai, bovespa sobe, taxa selic aumenta, taxa selic diminuiu, como estou iniciando nesse ramo ainda encontro dificuldades em colocar em pratica alguns termos bancarios. Muito Obrigada por dividir seu conhecimento... Parabens!

Anônimo disse...

Ola professor Jonas!!!
Sou sua aluna,Curso Aprovação de São Miguel do Oeste-SC,e venhor dizer que fico muito feliz por ter aulas com um professor tão sábio como o senhor.Parabénss mesmo!


Franciele.

Anônimo disse...

Obrigado pela contribuição, e servindo e sendo servido.A retribuição virá de uma forma ou outra, novamente obrigado.

mrs Anita Isa disse...

Bom dia,

Você precisa de uma ajuda financeira urgente ?? Estamos credor legítimo aprovar pelo Ministério Federal das Finanças, Oferecemos empréstimo a uma baixa taxa de juros de 3% e sem verificação de crédito, oferecemos empréstimos pessoais, empréstimos de consolidação da dívida, empréstimos comerciais, educação empréstimos, hipotecas ou empréstimos por qualquer motivo também! "

Quaisquer candidatos interessados que precisam de empréstimo deverão contactar: anitaloanfirm1@live.com
  (Só Serious inquéritos Preencha o formulário de pedido de empréstimo Abaixo)

EMPRÉSTIMO formulário de candidatura.

* Nome do requerente:
* Endereço:
* Cidade:
* Estado:
* País:
* Sexo:
* Estado civil:
* Profissão:
* Renda Mensal:
* Tel:
* Celular:
* Empréstimo Objectivo:
* Valor do Empréstimo Necessário:
* Empréstimo Duração:
* Você aplicar-se antes:

. NOTA: Estaremos esperando sua resposta assim que você recebeu esta mensagem por e-mail: anitaloanfirm1@live.com