sexta-feira, 26 de junho de 2009

Seleção Externa 2009/001 - BB - Comentarios

Para comentários sobre a Seleção Externa 2009/001, do Banco do Brasil, aplicada pela CESPE/UNB, no dia 21.06.2009 – Norte e Nordeste, utilizamos o Caderno A.
Apresentamos as questões e o gabarito preliminar apontado pela CESPE/UNB.

Julgue os itens a seguir, acerca do atendimento prioritário obrigatório nas instituições financeiras.

86) O atendimento prioritário garantido por lei estende-se, entre outros, aos maiores de sessenta anos de idade, às gestantes, aos portadores de necessidades especiais, às pessoas com criança de colo e aos turistas estrangeiros oriundos de países de língua diversa portuguesa.
RESPOSTA: ERRADO. Os turistas estrangeiros de qualquer país, se não tiver mais de 60 anos, não for gestante, não for portador de necessidades especiais e nem estiver com criança de colo, não terá atendimento prioritário. Lei 10.048/2000 e Lei 10.741/2003 (estatuto do idoso).

87) O atendimento prioritário regulamentado por lei compreende tratamento diferenciado e atendimento imediato.
RESPOSTA: CERTO. Lei 10.048, de 08 de novembro de 2000. Art. 2º As repartições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos estão obrigadas a dispensar atendimento prioritário, por meio de serviços individualizados que assegurem tratamento diferenciado e atendimento imediato às pessoas a que se refere o art. 1º.
Parágrafo único: É assegurada, em todas as instituições financeiras, a prioridade de atendimento às pessoas mencionadas no art. 1º.


88) A permanência de cão-guia no interior de agência bancária pode ser licitamente impedida por funcionário responsável, mesmo diante da apresentação da carteira de vacinação atualizada do animal.
RESPOSTA: ERRADO. Lei 11.126/2005. Art. 1o É assegurado à pessoa portadora de deficiência visual usuária de cão-guia o direito de ingressar e permanecer com o animal nos veículos e nos estabelecimentos públicos e privados de uso coletivo, desde que observadas as condições impostas por esta Lei.

Com relação aos procedimentos a serem observados pelas instituições financeiras na contratação de operações e na prestação de serviços aos clientes, julgue os itens subseqüentes.

89) Nos saques em espécie de valores inferiores a R$ 8.000,00, provenientes de conta de depósito, a instituição financeira é obrigada a entregar o numerário no mesmo expediente.
RESPOSTA: ERRADO. O valor é de R$ 5.000,00.

90) Diante de simples requerimento do cliente, a instituição financeira é obrigada a cancelar a autorização anteriormente concedida para débitos automáticos em operações de crédito contratadas entre o cliente e a própria instituição.
RESPOSTA: ERRADO. Conforme o art. 4º da Resolução BACEN 3.695, de 26.03.09 a autorização concedida para débitos automáticas com a própria instituição não pode ser cancelada.

91) A liquidação antecipada de empréstimo pessoal com redução proporcional de juros encontra respaldo na legislação vigente.
RESPOSTA: CERTO. Esta questão já é freqüentadora de vários concursos passados.

Acerca da relação entre clientes e instituições financeiras, julgue os itens seguintes.

92) Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça, o Código de Defesa do Consumidor aplica-se às instituições financeiras. Todavia, os juros contratados em operações de crédito, acima do percentual legal, não são considerados abusivos, em razão da simples incidência do referido código.
RESPOSTA: CERTO.

93) Como fornecedoras de serviços, as instituições financeiras respondem, independentemente de culpa, por defeitos relativos à prestação de serviços, a menos que seja comprovada a culpa exclusiva do cliente.
RESPOSTA: CERTO.

94) Independentemente de comunicação escrita, uma instituição financeira pode inscrever o nome de um cliente em um cadastro de proteção ao crédito, em razão de inadimplemento de obrigação assumida em contrato de empréstimo.
RESPOSTA: ERRADO. A instituição financeira não pode inscrever sem uma prévia notificação ao cliente.

95) Em caso de duplo pagamento de uma mesma tarifa, em razão de cobrança manifestadamente indevida efetuada pela instituição financeira, o cliente tem direito à repetição do indébito pelo valor equivalente ao dobro que lhe foi cobrado.
RESPOSTA: CERTO.


Considerando as informações da figura acima, divulgadas no portal do Banco do Brasil S.A. (BB), julgue os seguintes itens.

96) O SAC e a Ouvidoria do BB são atividades de telemarketing receptivo.
RESPOSTA: CERTO. Em nossas aulas foi explicado o que é telemarketing receptivo e ativo.

97) As reclamações recebidas pelo SAC e pela Ouvidoria do BB não podem ser utilizadas como subsídios para a criação de estratégias para a retenção de clientes.
RESPOSTA: ERRADO. Estas informações servem para a empresa tomar um novo posicionamento e manter os clientes.

98) A central de atendimento do BB permite o autoatendimento, ou seja, uma modalidade de atendimento pessoal, uma vez que é o próprio cliente quem executa as ações.
RESPOSTA: ERRADO. Na central de atendimento as ações são executadas pelo operador.

Considerando o anúncio acima, publicado no final de 2008 (Veja, ano 41, nº 52, ed. 2.093, 31/12/2008), julgue os itens de 99 a 102.

99) No anúncio, a mensagem “Banco do Brasil, o seu banco, pronto para fazer um ano novo todo seu” é de cunho institucional.
RESPOSTA: CERTO. Exalta o BB e não um produto em especial.

100) A estratégia de comunicação apresentada, que está ancorada na frase “Todo seu”, reforça a imagem do BB ao agregar valor superior perante a própria clientela, não sendo dirigida aos clientes da concorrência.
RESPOSTA: ERRADO. Toda comunicação de caráter público visa a conquista de novos clientes... por conseguinte, clientes da concorrência, também.

101) O governo federal faz parte dos grupos de interesse do BB, como especialmente evidenciado no anúncio com a marca
RESPOSTA: CERTO. A marca apresentada é oficial do Governo Federal. Colocando esta marca na propaganda do BB, este está “puxando o saco” do governo.

102) A possibilidade de baixar gratuitamente a música cantada por Zeca Baleiro pelo portal www.bb.com.br caracteriza uma ação de promoção de vendas.
RESPOSTA: CERTO. Como reafirmamos em nossas aulas, todo e qualquer brinde oferecido pela empresa caracteriza uma promoção de vendas. No caso é uma promoção ao consumidor.

Julgue os próximos itens, relacionados a marketing de serviços e valor.

103) Considerando a intangibilidade do serviço, o cliente potencial precisa de indicadores de qualidade. A aparência do atendente é um deles.
RESPOSTA: CERTO. Para minimizar a intangibilidade as pessoas fazem parte deste processo, e a aparência é preponderante para isto. Consta de nossa apostila e nossas aulas.

104) O tempo que o cliente passa dentro da agência bancária pode ser visto como custo temporal, se houver demora para que ele seja atendido, ou benefício, se esse período for dedicado à atenção exclusiva para ele.
RESPOSTA: CERTO.

A respeito de vendas, julgue os seguintes itens.

105) Quando o cliente fizer uma objeção à compra, o vendedor deve interpretar como uma desistência e finalizar a apresentação de venda.
RESPOSTA: ERRADO. “A superação de objeções é uma das partes da técnica de venda, pois quase sempre os clientes colocam objeções durante a apresentação de vendas. Para superar essas objeções, o vendedor mantém uma abordagem positiva e pede ao comprador que esclareça sua objeção, questiona-o de maneira que o cliente tenha que responder a sua própria objeção, nega a validade de tal objeção ou ainda a converte em mais um motivo para a compra.” Cópia de nossa apostila.

106) O roteiro de vendas, com todos os elementos indispensáveis a respeito do que está sendo oferecido e na ordem adequada, é fundamental para convencer o cliente. Para que nenhuma parte importante seja esquecida, o vendedor deve ler o roteiro durante a apresentação de venda.
RESPOSTA: ERRADO.

Julgue os itens a seguir, com relação à etiqueta empresarial.

107) A pessoa que atende ao telefone da empresa deve perguntar o nome de quem ligou antes de dizer o próprio nome.
RESPOSTA: ERRADO. “Ao atender ao telefone, diga o seu nome e pergunte “em que posso ajudar”?” Evite perguntar “quem fala?”. Cópia de nossa apostila.

108) A pontualidade é pressuposto básico da etiqueta empresarial. Ao respeitar o horário, a pessoa deve levar em conta que, assim como chegar atrasada, chegar muito mais cedo também pode causar transtornos.
RESPOSTA: CERTO. Sem comentários.

109) Se for necessário fazer uma crítica a alguém, deve-se fazê-la nominalmente, quando toda a equipe estiver presente, para que todos possam aprender com o erro.
RESPOSTA: ERRADO. “Erros – Perante um engano ou uma falha de um subordinado, a atitude correta será chamá-lo à parte e explicar-lhe o erro que cometeu. Nunca se deve expor um subordinado à humilhação de ser repreendido em público e muito menos criticá-lo nas suas costas sem lhe explicar onde errou.” Cópia de nossa apostila.

O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é composto por órgãos de regulação, por instituições financeiras, e auxiliares, públicas e privadas, que atuam na intermediação de recursos dos agentes econômicos (pessoas, empresas, governo). Com relação ao SFN, julgue os itens que se seguem.

110) São consideradas instituições financeiras as pessoas jurídicas, públicas ou privadas, que tenham como atividade principal ou acessória a coleta, a intermediação ou a aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custódia de valor de propriedade de terceiros.
RESPOSTA: CERTO. Lei 4.595, de 31.12.1964. Consta de nossa apostila e é sempre a nossa primeira aula sobre Conhecimentos Bancários.

111) A área normativa do SFN tem como órgão máximo o Banco Central do Brasil (BACEN).
RESPOSTA: CERTO. Questão discutível, pois o próprio site do BACEN coloca-o como Entidade Supervisora e o CMN como o principal órgão normativo. O que não se discute é que o BACEN também traça normas para seus “subordinados”, mas o CMN continua sendo o órgão máximo do SFN.

112) O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é uma das principais entidades supervisoras do SFN.
RESPOSTA: CERTO. Consideramos que o gabarito preliminar está errado. Nunca constou que o BNDES fosse uma entidade supervisora. O fato que ela repassa recursos aos bancos e verifica sua aplicação, não o torna em uma das principais entidades supervisoras do SFN.

113) O SFN atua na intermediação financeira, ou seja, no processo pelo qual os agentes que estão superavitários, com sobra de dinheiro, transferem esses recursos para aqueles que estejam deficitários, com falta de dinheiro.
RESPOSTA: CERTO. O assunto é de nossa primeira aula e, inclusive, apresentamos um desenho que espelha esta intermediação.

O Conselho Monetário Nacional (CMN), instituído pela Lei nº 4.595/1964, é um órgão normativo, responsável pelas políticas e diretrizes monetárias para a economia do país. No que concerne ao CMN, julgue os itens seguintes.

114) É competência do CMN definir a forma como o BB administra as reservas vinculadas.
RESPOSTA: ERRADO. Esta questão caiu na prova BB 003/2008. Administração de reservas é do Banco Central do Brasil.

115) O CMN é o órgão formulador da política da moeda e do crédito, devendo atuar até mesmo no sentido de promover o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos.
RESPOSTA: CERTO. Esta questão caiu, também, na prova BB 003/2008.

116) O SFN tem como órgão executivo central o BACEN, que estabelece normas a serem observadas pelo CMN.
RESPOSTA: ERRADO. Também é questão da prova BB 003/2008, aliás, a questão tinha o mesmo número. Continua invertido. Quem observa as normas estabelecidas pelo CMN é o BACEN.

117) As funções do CMN incluem: adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia e regular o valor interno e externo da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamentos.
RESPOSTA: CERTO. Exatamente como descrito em nossa apostila.

O BACEN, criado pela Lei nº 4.595/1964, é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda, com sede e foro na capital da República e atuação em todo o território nacional. Com relação ao BACEN, julgue os próximos itens.

118) Além de autorizar o funcionamento e exercer a fiscalização das instituições financeiras, emitir moedas e executar os serviços do meio circulante, compete também ao BACEN, traçar as políticas econômicas, das quais o CMN é o principal órgão executor.
RESPOSTA: ERRADO. Se você acertou a questão 116, não tem como errar esta. Quem traça as políticas econômicas é o CMN e o BACEN é que é o executor. Consta de nossa apostila e foi citado em nossas aulas. Questão idêntica a do concurso BB 003/2008.

119) As atribuições do BACEN incluem: estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras, vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e controlar o fluxo de capitais estrangeiros no país.
RESPOSTA: CERTO. Exatamente como consta de nossa apostila e citado em nossas aulas. Esta questão é idêntica a que caiu no concurso BB 003/2008.

120) O BACEN tem competência para regulamentar, autorizar o funcionamento e supervisionar os sistemas de compensação e liquidação, atividades que, no caso de sistemas de liquidação de operações com valores mobiliários, exceto títulos públicos e títulos privados emitidos por bancos, são compartilhadas com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
RESPOSTA: CERTO. A primeira parte consta literalmente de nossa apostila. Os títulos públicos e os privados são supervisionados pelo BACEN e os demais são compartilhados com a CVM. Consta da Portaria nº 43.003, de 31.01.2008 do Bacen (regimento interno) e convênio realizado com a CVM, em 2004. Esta questão caiu no concurso BB 003/2008.

121) Realizar operações de redesconto e empréstimo às instituições financeiras e regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis são as atribuições do BACEN.
RESPOSTA: CERTO.

O Comitê de Política Monetária (COPOM) do BACEN foi instituído em 1996, com os objetivos de estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa de juros. A criação desse comitê buscou proporcionar maior transparência e ritual adequado ao processo decisório do BACEN. Acerca do COPOM, julgue os seguintes itens.

122) O COPOM, constituído no âmbito do BACEN, tem como objetivo implementar as políticas econômica e tributária do governo federal.
RESPOSTA: ERRADO. Formalmente, os objetivos do Copom são "implementar a política monetária, definir a meta da Taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o 'Relatório de Inflação'". Questão idêntica caiu no concurso BB 003/2008.

123) Desde a adoção da sistemática de metas para a inflação como diretriz de política monetária, as decisões do COPOM visam cumprir as metas para a inflação definidas pelo CMN. Se as metas não forem atingidas, cabe ao presidente do BACEN divulgar, em carta aberta ao ministro da Fazenda, os motivos do descumprimento, as providências e o prazo para o retorno da taxa de inflação aos limites estabelecidos.
RESPOSTA: CERTO. Com a edição do Decreto 3.088, em 21 de junho de 1999, as decisões do Copom passaram a ter como objetivo cumprir as metas para a inflação definidas pelo Conselho Monetário Nacional. Segundo o mesmo Decreto, se as metas não forem atingidas, cabe ao presidente do Banco Central divulgar, em Carta Aberta ao Ministro da Fazenda, os motivos do descumprimento, bem como as providências e prazo para o retorno da taxa de inflação aos limites estabelecidos. Questão do concurso BB 003/2008.

A CVM, autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, instituída pela Lei nº 6.385/1976, é um órgão normativo do SFN voltado para o desenvolvimento, a disciplina e a fiscalização do mercado mobiliário. É correto afirmar que a CVM

124) exerce a função de assegurar a observância de práticas comerciais eqüitativas no mercado de valores mobiliários e a de estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários.
RESPOSTA: CERTO. Consta de nossa apostila e é ressaltado em nossas aulas. Lei 6.385, de 7 de dezembro de 1976. Questão do concurso BB 003/2008.

125) é o órgão do SFN que se responsabiliza pela fiscalização das operações de câmbio e dos consórcios.
RESPOSTA: ERRADO. Nossa apostila é clara: esta fiscalização é responsabilidade do BACEN e não da CVM.

126) tem como um de seus objetivos assegurar o acesso do público às informações acerca dos valores mobiliários negociados, assim como às companhias que os tenham emitido.
RESPOSTA: CERTO. Consta de nossa apostila e ressaltamos em nossas aulas.

O Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN) é um órgão colegiado, de segundo grau, integrante da estrutura do Ministério da Fazenda. Com relação ao CRSFN, julgue os seguintes itens.

127) É atribuição do CRSFN adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia, bom como regular os valores internos e externo da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamentos.
RESPOSTA: ERRADO. Se você acertou a questão 117 deste concurso, não tem como ter errado esta. Esta atribuição é do CMN. Agora, se você errou a 117, provavelmente errou esta também.

128) De decisão em processo administrativo oriundo do BACEN, da CVM, da Secretaria de Comércio Exterior ou da Secretaria da Receita Federal, cabe recurso ao CRSFN, no prazo estipulado na intimação, devendo o interessado entregá-lo mediante recibo ao respectivo órgão instaurador.
RESPOSTA: CERTO. O prazo é óbvio e “mediante recibo”, também.

129) É atribuição do CRSFN julgar, em segunda e última instância administrativa, os recursos interpostos das decisões relativas às penalidades administrativas aplicadas pelo BACEN quanto a matérias relativas à aplicação de penalidades por infração à legislação de consórcios.
RESPOSTA: CERTO. Exatamente como está constando de nossa apostila.

Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que visam proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A respeito dos bancos comerciais, julgue os itens subseqüentes.

130) Todo banco comercial deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e, na sua denominação social, deve constar a palavra Banco, exceto no caso da Caixa Econômica Federal (CAIXA), que é um banco múltiplo.
RESPOSTA: CERTO (gabarito preliminar da CESPE). Em nossa opinião a questão é, no mínimo, discutível. A CAIXA é descrita pelo próprio BACEN como “instituição assemelhada aos bancos comerciais”. Ser assemelhado não é ser igual. Parecido não é igual.

131) Os bancos comerciais podem captar depósitos à vista, mas não podem captar depósitos a prazo, o que está facultado apenas aos bancos de investimento.
RESPOSTA: ERRADO. Conforme consta em nossa apostila e citado em nossas aulas, um dos instrumentos de captação dos bancos comerciais é depósitos a prazo (CDB/RDB).

O segmento de crédito cooperativo brasileiro conta com mais de três milhões de associados em todo o Brasil, número que se encontra em significativa expansão. O segmento tem-se caracterizado, nos últimos anos, por uma trajetória de crescimento e constante mudança em relação ao perfil das cooperativas. A participação das cooperativas de crédito nos agregados financeiros do segmento bancário é crescente. As cooperativas de crédito observam, além da legislação e das normas do SFN, a Lei nº 5.764/1971, que define a política nacional de cooperativismo e institui o regime jurídico das sociedades cooperativas. Com relação às cooperativas de crédito, julgue os próximos itens.

132) As cooperativas de crédito estão autorizadas a realizar operações de captação por meio de depósitos à vista e a prazo somente vindo de associados, de empréstimos, repasses e refinanciamentos oriundos de outras entidades financeiras e de doações.
RESPOSTA: CERTO. Exatamente como consta de nossa apostila e como citamos em nossas aulas. Questão constante do concurso BB 003/2008.

133) As cooperativas de crédito podem conceder crédito somente a brasileiros maiores de 21 anos de idade, por meio de desconto de títulos, empréstimos e financiamentos, e realizar aplicação de recursos no mercado financeiro.
RESPOSTA: ERRADO. Questão muito semelhante a do concurso BB 0003/2008. Maiores de 18 anos.
134) As cooperativas de crédito podem adotar, em sua denominação social, tanto a palavra Cooperativa, como Banco, dependendo de sua política de marketing e de seu planejamento estratégico.
RESPOSTA: ERRADO. Conforme consta de nossa apostila, o uso da palavra BANCO em sua denominação, é vedado para as cooperativas.

A CAIXA, criada em 1861, está regulada pelo Decreto-lei nº 759/1969 como empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda. A instituição integra o SFN e auxilia na execução da política de crédito do governo federal. Acerca da CAIXA, julgue os itens subseqüentes.

135) Após ter incorporado o Banco Nacional de Habitação (BNH) e o papel de agente operador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a CAIXA passou a centralizar todas as contas recolhedoras do FGTS existentes na rede bancária e a administrar a arrecadação desse fundo e o pagamento dos valores aos trabalhadores.
RESPOSTA: CERTO. Essa foi “barbada”. Falamos sobre o assunto em nossas aulas.

136) A CAIXA não pode emprestar sob garantia de penhor industrial e caução de títulos.
RESPOSTA: ERRADO. A CAIXA é uma empresa pública assemelhada aos bancos comerciais, assim, pode operar como tal.

137) Além de centralizar o recolhimento e a posterior aplicação de todos os recursos oriundos do FGTS, a CAIXA integra o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo e o Sistema Financeiro de Habitação.
RESPOSTA: CERTO. Citamos em nossas aulas.

Com relação às Sociedades Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários (SCTVM), que são constituídas sob a forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada, julgue os itens a seguir.

138) As SCTVM são supervisionadas pela CVM.
RESPOSTA: ERRADO. São supervisionadas pelo BACEN (Resolução CMN 1.655, de 1989). Consta de nossas aulas e apostila.

139) As SCTVMs podem emitir certificados de depósito de ações e cédulas pignoratícias de debêntures; intermediar operações de câmbio; praticar operações no mercado de câmbio de taxas flutuantes; praticar operações de conta margem; e realizar operações compromissadas.
RESPOSTA: CERTO. Consta de nossa apostila e aulas.

140) São objetivos das SCTVMs: praticar operações de compra e venda de metais preciosos no mercado físico, por conta própria e de terceiros; operar em bolsas de mercadorias e de futuros por conta própria e de terceiros.
RESPOSTA: CERTO. Consta de nossa apostila e aulas.

141) A normatização, a concessão de autorização, o registro e a supervisão dos fundos de investimento são de competência do Bacen.
RESPOSTA: ERRADO. Esta competência é da CVM. Consta de nossa apostila e aulas.

Arrendamento mercantil ou leasing é uma operação em que o proprietário de um bem cede a terceiro o uso desse bem por prazo determinado, recebendo em troca uma contraprestação. No que concerne ao leasing, julgue os itens seguintes.

142) A constituição e o funcionamento das pessoas jurídicas que tenham como objeto principal de sua atividade e prática de operações de arrendamento mercantil, denominadas sociedades de arrendamento mercantil, denominados sociedades de arrendamento mercantil, dependem de autorização da CVM.
RESPOSTA: ERRADO. São supervisionadas pelo BACEN, conforme Resolução CMN 2.309, de 1996.

143) As sociedades de arrendamento mercantil são constituídas sob a forma de sociedade por cotas limitadas, devendo constar obrigatoriamente na sua denominação social a palavra leasing.
RESPOSTA: ERRADO. O que é obrigatório constar em sua denominação social a expressão ARRENDAMENTO MERCANTIL.

As sociedades corretoras de câmbio podem ser constituídas sob a forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada. Na denominação social das sociedades corretoras de câmbio, deve, obrigatoriamente, constar a expressão Corretora de câmbio. Acerca das corretoras de câmbio, julgue os itens a seguir.

144) As sociedades corretoras de câmbio têm por objeto social exclusivamente a intermediação em operações de câmbio, não contemplando, portanto, a prática de operações no mercado de câmbio de taxas flutuantes.
RESPOSTA: ERRADO. A sociedades corretoras de câmbio tem como objeto social também a prática de operações no mercado de câmbio de taxas flutuantes, conforme consta de nossa apostila e aulas.

145) As sociedades corretoras de câmbio são supervisionadas pela CVM.
RESPOSTA: ERRADO. Conforme Resolução CMN 1.770, de 1990, as sociedades corretoras de câmbio são supervisionadas pelo BACEN.

Julgue os próximos itens, a respeito do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que, entre outros objetivos, visa prestar garantia aos titulares de créditos com as instituições associadas nas hipóteses de decretação da intervenção, liquidação extrajudicial ou falência da instituição.

146) Atualmente, o valor máximo de garantia proporcionada pelo FGC é de R$ 120.000,00 contra a mesma instituição associada ou contra todas as instituições associadas do mesmo conglomerado financeiro.
RESPOSTA: ERRADO. O valor é de R$ 60.000,00.

147) Os objetos de garantia do FGC incluem: os depósitos à vista ou sacáveis mediante aviso prévio; os depósitos em contas-correntes de depósito para investimento; os depósitos de poupança; os depósitos a prazo, com ou sem a emissão de certificado; e as letras de câmbio.
RESPOSTA: CERTO. Evidente que não são somente estes é que estão garantidos.

148) A contribuição ordinária das instituições associadas ao FGC é anual e incide sobre o montante dos saldos das contas correspondentes às obrigações objeto de garantia.
RESPOSTA: ERRADO. A contribuição é MENSAL e não anual, conforme a Resolução 2.211, de 16.11.95, art. 2º.

Com referência ao Sistema de Seguros Privados e Previdência Complementar, julgue o item abaixo.
149) As entidades fechadas de previdência complementar correspondem aos fundos de pensão e são organizadas sob a forma de empresas privadas, sendo somente acessíveis aos empregados de uma empresa ou a um grupo de empresas ou aos servidores da União, estados ou municípios.
RESPOSTA: CERTO. Sociedade civil é uma empresa privada, no caso, sem fins lucrativos.

Com relação à Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, julgue o seguinte item.

150) A SUSEP é dotada de personalidade jurídica de direito privado, com relativa autonomia administrativa e financeira.
RESPOSTA: ERRADO. A SUSEP é uma autarquia. É dotada de personalidade jurídica de direito público, e não privado.

3 comentários:

Graziela disse...

Oiiiii prof Jonas,tudo bem???
Aqui é Graziela de Campo Mourão-PR!
Tem como o Sr mandar um livro (Todos os homens são idiotas, até que se prove ao contrario!!!pois queria responder as preguntas, mais o meu curso do BB e Bacem,é reprise,me mande respostas, e-mail:
grazielaanaclara@hotmail.com
Abraços Graziela

Parabéns, explica mto bem!

Graziela disse...

Oiiiii Prof Jonas,tudo bem???
Aqui é Graziela de Campo Mourão-PR!
Tem como o Sr mandar um livro (Todos os homens são idiotas, até que se prove ao contrario!!!pois queria responder as preguntas, mais o meu curso do BB e Bacem,é reprise,me mande respostas, e-mail:
grazielaanaclara@hotmail.com
Me dê de presente,faço aniversário
dia 05 de agosto, amanhã!
Abraços Graziela

Parabéns, explica mto bem!

Graziela disse...

Oiiiii Prof Jonas,tudo bem???
Aqui é Graziela de Campo Mourão-PR!
Tem como o Sr mandar um livro (Todos os homens são idiotas, até que se prove ao contrario!!!pois queria responder as perguntas, mais o meu curso do BB e Bacem,é reprise,me mande respostas, e-mail:
grazielaanaclara@hotmail.com
Me dê de presente,faço aniversário
dia 05 de agosto, amanhã!
Abraços Graziela

Parabéns, explica mto bem!