domingo, 8 de março de 2009

Financiamentos a Importação e Exportação

Importação
Linhas de crédito captadas no exterior para financiamento aos importadores por um prazo negociado com o banco. Podem ser obtidas pelo importador com o banqueiro no exterior ou com o banco brasileiro.

Exportação
Linhas de crédito que podem ser com recursos do BNDES, dos bancos nacionais e do Tesouro Nacional, já que é de interesse do país que ocorra a exportação para que ocorra a entrada de divisas no país.
Entre as linhas de financiamento, citamos:

ACC – Adiantamento sobre contrato de câmbio
Forma de antecipação de receita para exportadores que já tenha fechado o contrato de venda e que, portanto, já tenham uma data prevista para o embarque das mercadorias e posterior ingresso das divisas.
O contrato de câmbio será negociado com um banco local, que adianta ao exportador os reais equivalentes ao valor da exportação.
O contrato de câmbio pode ser encerrado, também, sem liquidação financeira. É quando o ACC vira um ACE.

ACE – Adiantamento sobre cambiais entregues
Com o embarque das mercadorias e a entrega dos documentos, o ACC poderá ser contabilmente ser transformado em ACE ou, no caso do exportador não ter feito ACC, o ACE pode ser solicitado em até 60 dias após o embarque.
ACE é, portanto, um financiamento após o embarque das mercadorias com a entrega de documentos e depende da necessidade do exportador em estender o prazo de pagamento para seus compradores (importadores).

ACCI – Adiantamento contrato de câmbio insumos
Conhecido como exportação indireta. Tem a função de conceder recursos aos fornecedores de insumos que integrem o processo produtivo, montagem e embalagem de mercadorias para exportação.

FINAMEX
Financiamento exclusivo por agentes credenciados pelo BNDES. Para estimular a indústria brasileira a exportar máquinas e equipamento novos fabricados no país, tornando o preço competitivo com o mercado internacional.
Existe o Finamex pré-embarque, que financia a produção de máquinas e equipamentos a serem exportados, e o Finamex pós-embarque, que financia a comercialização, no exterior, destas mesmas máquinas e equipamentos, refinanciando o exportador, mediante desconto de títulos ou cessão de direitos de carta de crédito.

PROEX
Com recursos do Tesouro Nacional ou de bancos nacionais, objetiva financiar as exportações brasileiras, tanto manufaturadas quanto serviços.
Financiamento que pode ter prazo até 10 anos.

Um comentário:

Marcio Fabri disse...

jonas, boa noite.

gostaria de um material mais completo sobre finimp, tem alguma coisa para me passar ou me indicar. estou iniciando no segmento de empresas que operam com esta modalidade e não tenho conhecimento no detalhe para conversar com o cliente de igual para igual. fico no aguardo, obrigado. Marcio Fabri