sábado, 14 de março de 2009

Entendendo Marcação a Mercado

Marcação a Mercado refere-se à avaliação e contabilização dos ativos que compõem o patrimônio de uma carteira de investimentos a valores de mercado, praticados no dia.
O conceito de marcação a mercado está associado ao princípio de que quem determina o preço de um ativo é o mercado no qual este ativo é negociado, ou seja, o preço deste ativo deve espelhar um preço capaz de lhe conferir liquidez. A marcação a mercado limita em parte a exposição do ativo financeiro ao risco de liquidez, pois os títulos encarteirados estarão refletindo os preços praticados no mercado específico, reduzindo o impacto de sua volatilidade.
A autoridade monetária exigiu a implantação de mecanismos de marcação a mercado, diante da necessidade de se conhecer e medir o risco de preço dos títulos e/ou instrumentos financeiros comprados, exigindo, com isso, que o resultado financeiro, decorrente da volatilidade sofrida pelos ativos em determinado período, seja considerado no exercício fiscal, preservando a capacidade de pagamento de seus tomadores.
Glossário:
Volátil: Característica do que é inconstante, que pode evaporar-se, do que muda de estado com muita facilidade. Quanto maior a volatilidade, maior o risco.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ola Professor!

Adorei seu blog....

Eu gosto e gosto muito de conhecimentos bancários, aqui será mais uma fonte de estudos....

Parabéns pela iniciativa e parabéns pelas suas aulas... sem querer rasgar seda.. vc esta se superando... adoro ser sua aluna..

até breve

Anônimo disse...

Ops... desculpe-me ainda estou aprendendo a enviar comentário...

o comentário ai de cima é meu

Anônimo disse...

Ola Professor...
Estou visitando pela primeira vez seu blog sou sua aluna no aprovacao ... o site é bem informativo e sera muito util!
Se possivel gostaria que incluisse algo sobre a materia de derivativos que ao meu ponto de vista é a materia de mais dificil entendimento!!!
Parabens pelo blog!

Agradeço desde já