sexta-feira, 13 de março de 2009

DTVM's já podem operar na Bolsa

O Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) decidiram, na segunda-feira (2), autorizar as distribuidoras de títulos e valores mobiliários (DTVM's) a operar diretamente nos ambientes de bolsas de valores, informou nesta terça-feira (3) o Banco Central. Até o momento, somente as corretoras podiam atuar nas bolsas de valores.
O BC informou que a decisão conjunta decorre do processo de "desmutualização" da Bolsa de Valores de São Paulo, processo pelo qual as corretoras deixam de estar ligadas a um título patrimonial adquirido para fazer parte do sistema. Deste modo, as corretoras passarão a utilizar os serviços da Bovespa, assim como as DTVM.
"Tal medida decorre do fato de que, em razão do processo de desmutualização, o acesso aos ambientes e sistemas de negociação das bolsas foi desvinculado da propriedade de títulos representativos do patrimônio ou capital da entidade, passando as sociedades distribuidoras a ter condições de exercerem as mesmas atividades das sociedades corretoras, que possuíam anteriormente exclusividade operacional para atuarem nesses ambientes", explicou o BC em nota à imprensa.
A medida beneficia as DTVM's, que não terão mais de operar via corretoras, e poderão acessar diretamente o sistema da Bovespa. Somente a BB DTVM, por exemplo, do Banco do Brasil, administra R$ 254 bilhões em ativos de terceiros (posição de janeiro). Também tende a gerar mais concorrência no segmento de intermediação financeira.

Um comentário:

Francisca disse...

Professor, gostaria que o senhor me mandasse no meu email alguns exercícios de conhecimentos bancários, ou me indicasse alguma apostila com exercícios. Comprei um da Editora Vestcon e outro da Degrau Cultural. Mas preciso treinar mais.

desde já agradeço
franciscavani@yahoo.com.br