domingo, 13 de janeiro de 2013

Prova do concurso do Banco do Brasil

Moçada, desta vez não me deixaram copiar as questões na folha de inscrição. Acho que alguém falou sobre mim, pois o recado foi bem claro na minha sala. As duas fiscais ficaram de olho o tempo inteiro não permitindo. Consegui fazer alguma anotação naquele pedacinho de papel onde se transcreve os gabaritos. Isto ela não teve como impedir.
A redação foi sobre como conciliar a satisfação do cliente com os objetivos da empresa. Falamos sobre isso em marketing. Quem usou aqueles conceitos, tirou de letra.

Comentários gerais.
A prova foi moleza para quem fez curso, tanto no Unificado como no Ordem Mais. As questões de português eram de interpretação de texto e arrisquei até resolver algumas questões de Matemática e Informática. As questões de Cultura Organizacional, Marketing, Atendimento e Ouvidoria são questões de se matar por exclusão. A maioria das questões falei em sala de aula no Unificado, pois não ministrei estas matérias no Ordem Mais.
Aguardo manifestação dos alunos para saber se eu que achei a prova fácil ou se todos acharam. Se todos acharam, o ponto de corte será alto.
Comento a seguir algumas questões de Conhecimentos Bancários e duas de Atualidades. Considerei fácil.

Questões de Conhecimentos Bancários.
A questão 54, sobre o Fundo Garantidor de Créditos somente não acertou quem estava em Marte no último ano. A resposta é R$70.000,00.
A questão 55, sobre a supervisão da CVM a resposta é Fundos de Investimentos. Super frisado em nossas aulas as atribuições da CVM.
A questão 56, sobre entidades supervisoras, nas aulas falei quais eram. A resposta certa é Bacen e Susep. As demais são CVM e PREVIC.
A questão 57 fala sobre que aplicação que quando a Selic baixa de 8,5% o rendimento passa a ser TR mais 70% da taxa Selic. Molezinha, né? É a Caderneta de Poupança.
A 58 fala sobre garantias dada por instituição financeira. A resposta foi simples, né? É Fiança Bancária.
A questão 59, sobre lavagem de dinheiro, a resposta correta é na ordem: Colocação, Ocultação e Integração. Fácil, também.
A questão 60 é sobre Previdência Privada. A resposta seria PGBL ou VGBL, como apenas constava das opções PGBL, esta é a correta.

Eu lembro-me de duas questões de Atualidades:
Uma sobre o Mercosul, cuja resposta é a integração da Venezuela.
E a questão o banco liquidado em setembro. Cansei de falar em sala de aula: Cruzeiro do Sul.

Peço desculpas por não comentar todas as questões, mas não me deixaram copiar.
Espero que tenham sido felizes.
Se você foi mal, leia a letra da música interpretada por Raul Seixas: Tente Outra Vez

Veja
Não diga que a canção está perdida
Tenha em fé em Deus, tenha fé na vida
Tente ou...tra vez


Beba
Pois a água viva ainda está na fonte
Você tem dois pés para cruzar a ponte
Nada aca...bou, não não não não

Tente
Levante sua mão sedenta e recomece a andar
Não pense que a cabeça agüenta se você parar,
Há uma voz que canta, uma voz que dança, uma voz que gira
Bailando no ar

Queira
Basta ser sincero e desejar profundo
Você será capaz de sacudir o mundo, vai
Tente ou...tra vez

Tente
E não diga que a vitória está perdida
Se é de batalhas que se vive a vida

29 comentários:

Anônimo disse...

Realmente a prova estava relativamente fácil, achei que foram poucas questões de bancárias. Deram enfase em atendimento e informática. E a redação o grande Amilton barriga de capacete deu a dica!! abraços...

tatiane arcega aluna ordem mais disse...

prova facil pra quem foi seu aluno. muito obrigada...

Anônimo disse...

Jonas dae velho!!! Outra questão de atualidades foi dos BRICS = Brasil, Russia, China, India, e África do Sul. já era!!!!!! Bancárias tava fácil mas ferraram na redação e muito texto em portuga!!!!!

Anônimo disse...

A outra se não me engano era da Portabailidade do Crédito

Anônimo disse...

Professor! Todas na mosca! Vc nos preparou em um nível muito superior! Fiquei feliz em ver a prova. Obrigada. Leticia - aluna Ordem Mais.

Anônimo disse...

Valeu professor... Vanessa ordem mais

Anônimo disse...

VC é nota 10.

Adam disse...

Dalhe Jonas, teu whisky ta garantido se eu tiver acertado o número suficiente, bancárias eu gabaritei, atualidades errei a porcaria da venezuela que fiquei em dúvida. Marquei uma errado no gabarito na hora de transcrever, a questão 40, se português não me derrubou e se eu fiz os calculos corretos em matemática acredito que seja chamado mas ainda to meio tenso, as questões de atendimento algumas me deixaram meio em dúvida mas a grande maioria foi por eliminação.
Grande abraço!!!

Anônimo disse...

Concordo que a prova não estava difícil...pena que foram poucas questões de Conhec Bancários.Mas,de Ética e Cultura foi possível fazer eliminação sem muito esforço...Ah tbm uma questão foi da aula Extra de Sábado no Unificado, referente a variablidade(heterogeneidade), Inseparabilidade, Intangilibildade, enfim, a INCORRETA é Estocagem.
Abraços!
OBRIGADA PROF. JONAS

Anônimo disse...

Olá professor sou de minas gerais, irei fazer este concurso, tbém qual a dica que o senhor me aconselha. desde já obrigado.

Anônimo disse...

boa tarde, qual será o minimo de questões de acerto para que eles possam corrigir as redações ?

Anônimo disse...

Salve mestre jonas, não participei das suas aulas no unificado,mas como já tive oportunidade estar em sua aulas quando ministrou na diapar, acho que até me sai bem nesta do BB..
Meu medo é como o senhor mesmo disse, a prova estava realmente fácil e pelo jeito por unanimidade,então a nota de corte pode realmente ameaçar minhas expectativa em relação à minha classificação.
Bancárias e matemática com certeza gabaritei, informatica certamente errei umas 2, a do mercosul chutei colômbia e errei feio, enfim...
Ficarei no aguardo do gabarito..
Té mais professor...


Jefferson...diapar

Patricia disse...

OLá professor...
Desssas questoes comentadas em su blog, soh eerei a venezuela...coloquei colombia...foi no chutometro msm...haushahu...
Agora não sei se fui bem em mat e inf, q sou uma negação...
Obrigado pelo seu desempenho...está de parabéns...
Bjnhuss

Patricia disse...

OLá professor...
Desssas questoes comentadas em seu blog, soh errei a venezuela...coloquei colombia...foi no chutometro msm...haushahu...
Agora não sei se fui bem em mat e inf, q sou uma negação...
Obrigado pelo seu desempenho...está de parabéns...
Bjnhuss

Anônimo disse...

Boa tarde Professor Jonas!!!

Tudo bem? A questão que falava sobre o BRISCS cabe recurso? Pois no edital ~falava que tria atualidades do mercado financeiro e não só atualidades.

Acertei essa questão, tava fácil, mas nahora de transcrever para o gabarito, no nervosismo marquei a letra errada.

Obrigada pelas suas aulas.

Aguardo retorno.

Suellen.

Rodrigo disse...

Fala Professor

Eu assisti apenas a revisão de véspera no Ordem Mais e a sua aula me ajudou muito!!! Eu também errei a Venezuela... kkkkk...
Abraços...
Rodrigo

Unknown disse...

As de conhecimento bancário foi fácil como todo o resto mais parece que o professor quem fez as questões. Muito bom Jonas!!!! Valeu suas belas aulas e experiencias compartilhadas,o Amilton é bruxo mesmo kkk .

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Prof Jonas, pela sua experiências a média de acertos dos aprovados será MUITO ALTA ? Alguem que acertou em média 50, das 60 questões, ainda tem chance? pois o nível realmente estava muito baixo e isso me deixou com medo. Varias questões se fazia com conhecimentos mínimos.

Anônimo disse...

A questão da cvm eu ainda estou em dúvida, pois na questão falava sobre ''produto'' qual q era fiscalizado/supervisionado, alguma coisa assim... fundos de investimentos não é um produto.
Fiquei bem em dúvida nessa e acabei marcando a letras do tesouro nacional

Anônimo disse...

Também interpretei essa questão da CVM como ''produto'' e marquei também letras do tesouro nacional... Outra questão que fiquei na dúvida era quanto a supervisão se era BCB e CVM ou BCB e SUSEP... Afinal o edital solicitava a Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: Conselho Monetário Nacional; etc... Não listava a SUSEP após os dois pontos... Cabe recurso?

Anônimo disse...

Prof... acertei 48, será que tenho chance???

Luzia disse...

professor acertei 42 será que tenho chances? Luzia - RO

Anônimo disse...

professor, graças a seus conselhos eu consegui acertar 56 questões, as 4 que errei, por infelicidade foram de matemática que sou um completo tapado.
Receio quanto a minha redação, mas queria saber se tenho alguma chance mesmo assim de ser chamado.

Mais uma vez obrigado pela ajuda

Roberson Ricardo disse...

Professor.. em Curitiba com 44 acertos... é possível ser chamado, considerando uma nota boa na redação??

Josielli Beduschi disse...

Boa tarde! Esta prova me surpreendeu! Caíram mais questões sobre atendimento, marketing, ética, administração estratégica. Não faço ideia de onde tiraram aquelas questões. De qualquer forma, os cursos on-line da FGV (cursos gratuitos) me ajudaram de uma forma indireta a resolver estes tipos de questões. Acertei 45 pontos e fiz uma boa redação. O meu argumento foi em cima da comunicação interpessoal, ouvir e compreender a necessidade do cliente e conhecer os produtos e serviços que a empresa tem a oferecer ao consumidor. Fiz curso no Ordem Mais em 2012, ele me ajudou bastante a ir melhor na prova BB 2013.

Unknown disse...

Professor...sou de São Luis do Maranhão, fiz 42 pontos. Será que tenho chances de passar?

Anônimo disse...

algum palpite para a redação para a prova de fevereiro/2014?