terça-feira, 24 de abril de 2012

Sobre Mercado de Crédito

Questão 47, do gabarito 3. Resposta: C

Definição do sítio www.investeducar.com.br
“São classificados neste mercado todas as operações de financiamento e empréstimo de curto e médio prazo, com o objetivo de aquisição de bens de consumo corrente e de bens duráveis, e também com intuito de utilização para o capital de giro das empresas.
Neste segmento de mercado, ocorre a atuação dos bancos comerciais, bancos de investimentos e financeiras.”

O sítio www.portaldoinvestidor.gov.br define: Este sítio é da CVM.
”Mercado de crédito: atuam neste mercado diversas instituições financeiras e não financeiras prestando serviços de intermediação de recursos de curto e médio prazo para agentes deficitários que necessitam de recursos para consumo ou capital de giro. O Banco Central do Brasil é o principal órgão responsável pelo controle, normatização e fiscalização deste mercado.”

Nas minhas aulas, foi assim que defini o Mercado de Crédito.
Assim, não vejo como encontrar motivos para recorrer.

17 comentários:

Lessa disse...

Professor ... esse sítio é da CVM... CVM regula o mercado de capitais... não ?

O mercado de crédito de longo prazo não existe ? O crédito habitacional se encaixa em que período então ?

Jonas Filho disse...

Lessa,
Coloquei o descrito no sitio da CVM porque a CVM é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda. O que ela fala e escreve é oficial. Não é um sitio qualquer, não é qualquer apostila e nem é palpite. É um órgão oficial do Governo Federal.
Posso até concordar com o seu ponto de vista, mas não faço as regras, apenas interpreto.
Desculpe não poder ajudá-lo.
Jonas Filho

Lessa disse...

Entendi professor o que o senhor disse!^^ mas ainda não concordo que o mercado crédito a longo prazo não seja fundamental, ainda mais se tratando de uma prova da CAIXA, ainda mais com os dados que juntei. Mas enfim, pretendo entrar com o seguinte recurso:

"Sr. Presidente da Banca Examinadora

Venho pedir a ANULAÇÃO da questão 46, onde se apresenta o seguinte texto:
No mercado financeiro, a intermediação financeira desenvolve- se de forma segmentada, com base em quatro subdivisões: mercados monetário, cambial, de crédito e de capitais. O mercado de crédito visa, fundamentalmente, a

(A) suprir as necessidades de investimentos dos agentes econômicos a médio e longo prazos.
(B) suprir as necessidades de caixa de curto e médio prazos dos agentes econômicos, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.
(C) fiscalizar as operações dos seus agentes econômicos.
(D) controlar a liquidez da economia com operações de curto e curtíssimo prazos.
(E) realizar as operações de compra e venda de moedas internacionais conversíveis.

As letras A e B estão muito próximas, porém ambas estão INCORRETAS quando se trata dos períodos dos prazos em relação ao mercado de crédito. Segundo apostila da Degrau Cultural 5ª Edição (2012) e o Professor Carlos Arthur, autor do livro "Sistema Financeiro e Bancário", mercado de crédito seria de curto, médio e longo prazo. Transcrevendo a definição de mercado de crédito pela Degrau Cultural 5º Edição:
"Mercado de Crédito
Tem prazos curto, médio e longo; tem por finalidade o financiamento do consumo das pessoas físicas e do capital fixo e capital de giro das empresas...."

Segundo dicionário online http://www.dicio.com.br/fundamental/ segue o significado da palavra FUNDAMENTAL: Que serve de fundamento, Que tem caráter essencial.

O mercado de crédito a LONGO prazo é essencial, pois é só olhar para o CRÉDITO HABITACIONAL que vem em grande crescente desde de 2004 (segundo jornal Estado de São Paulo de 29/01/2012). Esse tipo de crédito é essencialmente dado pelo mercado de crédito, não se vê financiamento de imóveis no mercado de capitais. Por fim, estamos falando da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, o "maior agente nacional de financiamento da casa própria" (segundo seu próprio site). Com todos os fatos abordados, não tem como dizer que o mercado de crédito a longo prazo não é FUNDAMENTAL, deixando de mencioná-lo na letra B."

Jonas Filho disse...

Lessa,
Bem fundamentado. Parabéns.

Lessa disse...

Muito obrigado professor, fico feliz de ler isso vindo de uma autoridade! ^^

Anônimo disse...

Jonas, vc viu sobre a notícia que acharam as provas em guara ?
Será que é verdade ?
O concurso pode ser anulado ?

Logo agora que fui tão bem...



Polícia do DF encontra três caixas com provas de concurso da CEF

Fonte:
http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/04/policia-do-df-encontra-tres-caixas-com-provas-de-concurso-da-cef.html

Jonas Filho disse...

Sobre terem encontrado as provas no DF. A CESGRANRIO já explicou e não chance de o concurso ser anulado.

Shirlene disse...

Lessa,

vou enviar o pedido de recurso também. Concordo contigo! Tomara que consigamos anular!!

Obrigada pelos fundamentos..

Anônimo disse...

Tomara que não anulem porra nenhuma, só a CETIP =P

Anônimo disse...

As aulas de redação foram uma pura sacanagem... aquele professor ficava defendendo a causa homossexual e viajando nas paranóias dele... como se alguém tivesse pagado pra ouvir ele dizer que a homofobia é a coisa mais certa do mundo... Vim aqui protestar pq to com medo de ter ido mal na redação pq... fui em todas as aulas do referido professor e de nada adiantou... Que sacanagem... jogar dinheiro fora... estou tentando um emprego de 1700 e quando lembro que paguei por nada... tá loco... estou com muita ansiedade aguardando o resultado dessa redação... mas vai a dica... o professor de redação deveria rever a metodologia de ensino dele pois eu não paguei para ouvir que o conceito de familia feliz da propaganda de margarina está equivocado! FAÇA-ME O FAVOR VIU!!!! Tks

Francisco Clésio disse...

Professor, você tem algum livro publicado, ou apostila?

Veronice disse...

Olá professor! Lhe enviei um e-mail com uma dúvida pessoal, se puder dar uma olhadinha, agradeço!

Anônimo disse...

Professor Jonas, comprei seu dvd da iesde, assisti umas 9 vezes durante minha preparação para a prova da Cef,

vc é fera! o material me ajudou muito.

Graziele disse...

Jonas, tivemos aula com vc no Unificado e temos uma pergunta sobre liquidaçao de emprestimo. É possivel um emprestimo custar menos para liquidar no mes de Novembro do que agora?? Com todas as 6 parcelas pagas em folha??
Grata

Jonas Filho disse...

Graziele,
Caso sejam prestações fixas, quer dizer, os juros foram calculados antecipadamente e embutidos nas prestações, a liquidação antecipada faz com que os juros, que foram calculados previamente, sejam descontados. Então, é possível, sim.

Clésio,
Tenho livro publicado pelo IESDE (Aprova Concursos) e um DVD com apostila virtual gravado em 2010 pelo mesmo IESDE.

Anônimo disse...

Professor, uma dúvida por favor?
Agora com as novas regras da poupança de - 8,5% Selic estiver igual ou inferior a 8,5%, a remuneração passa a ser de 70% da Selic - pode mos considerar que a poupança será ainda pós fixada??? caso os juros atinjam esse patamar?
Obrigado
Murillo Saba.

Anônimo disse...

professor vc sabe dizer quantas pessoas aproximadas já foram chamada no banco do brasil?