terça-feira, 24 de abril de 2012

Sobre a CETIP

O que posso ajudar na questão CETIP é o seguinte:

Ela foi criada em 1984, com autorização do Conselho Monetário Nacional, tendo como associados principais as instituições financeiras, com o nome de Central de Liquidação Financeira e de Custódia de Títulos (CETIP. Esta denominação é a que consta do edital da Caixa Econômica Federal. Em maio de 2008, os associados da Cetip aprovaram, em Assembleia Geral Extraordinária, a proposta de desmutualização e a transformação da empresa em uma sociedade anônima, e, em 28 de outubro de 2009, a companhia passou a ter capital aberto, com ações negociadas no Novo Mercado. O novo nome, que deveria constar do edital, passou a ser CETIP S.A. - BALCÃO ORGANIZADO DE ATIVOS E DERIVATIVOS.

Observação: Não acredito muito que a banca venha a levar em consideração qualquer recurso, mas aí está o motivo. O sítio www.cetip.com.br conta a história da empresa.
É o único motivo que vejo para recurso.
Boa sorte.

3 comentários:

Anônimo disse...

OBRIGADO JONAS VOU ENTRAR AGORA COM O RECURSO!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Obrigado Jonas!

Produzi o texto abaixo com base no seu argumento:

-----------------------

Sr. Presidente da Banca Examinadora,

Gostaria de interpor recurso contra algumas questões da prova:

Referência por gabarito:
Gabarito 1, questão 40
Gabarito 2, questão 39
Gabarito 3, questão 41
Gabarito 4, questão 40
Gabarito 5, questão 41
Gabarito 6, questão 39

Questão:
Qual é a Companhia de Capital Aberto, instituída pelo
Conselho Monetário Nacional, que atua como integradora
do mercado financeiro, oferecendo serviços de registro,
de central depositária, de negociação e liquidação de
ativos e títulos?
(A) Selic
(B) Cetip
(C) Caixa Econômica Federal
(D) BNDES
(E) Banco Central do Brasil

FUNDAMENTAÇÃO: Solicito a anulação da questão pelo fato de que no edital, item CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS, não foi solicitado conhecimentos sobre a CETIP S.A. O edital fala sobre a Central de Liquidação Financeira e de Custódia de Títulos (CETIP). Esta empresa, anterior à CETIP S.A., não era de capital aberto. No enunciado da questão, cobra-se o conhecimento sobre aquela que possui capital aberto, não constante no Edital.
A CETIP, como consta no edital, foi criada em 1984 com autorização do Conselho Monetário Nacional, tendo como associados principais as instituições financeiras, com o nome de Central de Liquidação Financeira e de Custódia de Títulos - CETIP. Em maio de 2008, os associados da Cetip aprovaram, em Assembleia Geral Extraordinária, a proposta de desmutualização e a transformação da empresa em uma sociedade anônima, e, em 28 de outubro de 2009, a companhia passou a ter capital aberto, com ações negociadas no Novo Mercado. O novo nome, que deveria constar do edital, passou a ser CETIP S.A. - BALCÃO ORGANIZADO DE ATIVOS E DERIVATIVOS. - Fonte www.cetip.com.br. Esta sim é empresa de capital aberto e deveria constar no edital. Dessa forma, peço anulação da questão.

----------------------------

Adam disse...

Valeu profe loco! Teu blue label ta garantido com a minha classificação garantida hein? asduhaduhsuhad