domingo, 22 de abril de 2012

Consegui fazer a prova do concurso da CEF. Considerei fácil, pelo menos no tocante a Conhecimentos Bancários. Consegui anotar algumas questões e passo a comentar. Evidente que não consegui copiar TUDO das questões, somente o principal e a opção que considero correta. Friso que estou comentando a prova no domingo, 22/04/2012, sem conhecer o gabarito das questões. Você viu alguém fazer o mesmo?

GABARITO 3

31) Domicílio de pessoa jurídica de direito privado:
Resposta: A) lugar onde funcionares as respectivas diretorias e administração, ou onde elegerem domicílio especial em seu estatuto ou atos constitutivos.
COMENTÁRIO: Exatamente como está em nossa apostila e em exercícios realizados. Quem esteve em sala de aula comigo, acertou.

32) A questão é sobre mercado de ações e pergunta em que mercado ocorre a emissão de novas ações.
Resposta: E – Mercado Primário.
COMENTÁRIO: Barbada essa, não? O que eu falei sobre mercado primário e secundário em nossas aulas, não está no gibi. Você foi? Então você acertou!!!

33) Trata de como é feita a liquidação das operações no Selic.
Resposta: E) Tempo real.
COMENTÁRIO: Quem assistiu minhas aulas acertou com certeza. Lembram-se que eu falava sobre que as operações no Selic são LBTR, operação por operação? Pois é, cansei de comentar que LBTR é “tchaca tchaca na butchaca”, isto é, em tempo real. Você foi às minhas aulas? Se foi, acertou. Parabéns.

34) Condições básicas para movimentar e encerrar conta devem constar
Resposta: A) contrato de abertura de conta corrente.
COMENTÁRIO: Que interessante. Fizemos um exercício semelhante em sala. Você lembra? Se lembra, acertou.

35) Função básica dos bancos comerciais
Resposta: E) captação de depósitos à vista e de depósito de poupança.
COMENTÁRIO: Puxa, esta não precisa de cursinho para acertar.

36) Sobre títulos de capitalização
Resposta: C) Depósito periódico de prestações pecuniárias pelo contratante, o qual terá direito de resgatar parte dos valores corrigidos e de concorrer a sorteio de prêmios em dinheiro.
COMENTÁRIO: Que coincidência. Igualzinho a apostila que forneci aos que frequentaram cursinho em que ministrei aulas.

37) Sobre bloqueio de cheques até R$ 300,00
Resposta: A) Dois dias úteis, contados a partir do dia útil seguinte ao do depósito.
COMENTÁRIO: Caso eu não tenha errado nas contas, está conforme disse em sala de aulas: D+2. Hoje é D, mais dois dias úteis.

38) Cheque cruzado somente poderá ser pago em forma de
Resposta: B) depósito em conta.

39) Por meio de suas plataformas de negociação a BM&FBovespa realiza
Resposta: B) Registro, a compensação e a liquidação de ativos e valores mobiliários.
COMENTÁRIO: Lembram-se o quanto falamos sobre os negócios feitos nas bolsas de valores? O vendedor recebe o dinheiro e o comprador recebe o título.

40) Objetivo principal das corretoras de títulos e valores mobiliários
Resposta: E) Subscrever emissões de títulos e valores mobiliários no mercado.
COMENTÁRIO: Que coincidência. Igualzinho o constante de nossa apostila. Lembram-se que, irritantemente, eu insistia: “quem pode subscrever ações são: bancos de investimento, bancos múltiplos de investimento, corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários.”? Era irritante, não? Mas tenho certeza que você gravou. Acertou? Parabéns!!!

41) Que companhia de capital aberto, instituído pelo Conselho Monetário Nacional atua como integradora do mercado financeiro, oferecendo registro, de central depositário, de negociação e liquidação de ativos e títulos.
Resposta: E) Cetip.
COMENTÁRIO: Por falta de falar é que não foi. Você poderia acertar até por eliminação. BB? Ridículo. BNDES? Não é de capital aberto e não é uma clearing. CEF? Não é de capital aberto e não é clearing. SELIC? Não é de capital aberto e custodia somente títulos públicos. Sobrou CETIP. Vejam bem: no edital não foi solicitado conhecimentos sobre a CETIP S.A. Eles erraram ao confeccionarem o edital. Ele fala sobre a Central de Liquidação Financeira e de Custódia de Títulos (CETIP). Esta empresa, anterior a CETIP S.A. não era de capital aberto. Escrevi à CESGRANRIO sobre isso e eles nem deram bola. Quem quiser recorrer, já tem o argumento. Acho que a questão deve ser anulada.

42) Politica monetária expansionista.
Resposta: C) eleva a liquidez da economia, injetando maior volume de recursos nos mercados, elevando, em consequência, os meios de pagamento.
COMENTÁRIO: Em nossas aulas não foi comentado exatamente com essas palavras, mas comentamos que quando o Bacen, que é responsável pela política monetária quer aumentar o dinheiro em poder dos bancos para emprestar, ele injeta recursos no mercado.

43) Sobre debêntures – direitos e remuneração
Resposta: E) juros, participação nos lucros e prêmios de reembolso.
COMENTÁRIO: Lei 6.404/76 ( Lei das S.A.). Art. 56. Coincidência: está em nossa apostila.

44) Sobre sociedade de arrendamento mercantil
Resposta: B) Leasing.
COMENTÁRIO: Barbada, né? Lembram-se que insisti para que tomarem cuidado sobre Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento (financeiras) e Sociedade de Arrendamento Mercantil (leasing)? Pois é, acertei que cairia a questão. Você foi nesta aulas? Se foi, acertou.

45) Sistema Financeiro Nacional – pergunta sobre a entidade responsável pela fiscalização das instituições financeiras e autorizações de funcionamento é o
Resposta: B) Banco Central
COMENTÁRIOS: Sem comentários. É muito barbada!!!

46) Sobre mercado à vista de ações – os preços são formados de acordo
Resposta: A) força de oferta e demanda de cada papel.
COMENTÁRIOS: Falamos várias vezes sobre o assunto. As ações são títulos de renda variável, dependendo de valorização, ou seja, oferta e procura.

47) Não consegui copiar. Pulei.

48) Gestão da economia – pleno emprego, distribuição de riqueza e estabilidade de preços
Resposta: D) Políticas econômicas.
COMENTÁRIO: Consta de nossa apostila e fizemos exercícios sobre o assunto. Barbada.

49) Ações ordinárias atribuem aos seus titulares...
Resposta: E) direito de voto na assembleia de acionistas.
COMENTÁRIO: Você foi às minhas aulas? Então acertou, pois frisei muito, tanto nas aulas quanto nos exercícios.

50) A companhia é considerada aberta quando
Resposta: E) suas ações podem ser negociadas na bolsa de valores.
COMENTÁRIO: Gente, o que falamos sobre companhias abertas e fechadas, né? Você acertou, tenho certeza.


37 comentários:

Patricia Nascimento disse...

Valeu professor, eu fui em todas as suas aulas primeiro porque você é um cara muito legal uma pessoa fantastica e em segundo porque quero passar no concurso, e posso dizer fiz a prova nº2 e gabaritei a sua matéria, mas não sei as outras porque informática tava Pau e matemática também, valeu turma INTENSIVA DA DIEPAR

Jefferson disse...

Boa noite professor,

Fui fazer a prova no mesmo local onde o Sr. fez. Para as pessoas que estudaram ou que no mínimo assistiram somente as suas aulas, tirou essa prova de hoje de letra.
Fui muito bem na sua matéria. Vamos aguardar o resultado das matérias restante, mas estou super animado pois acho que fui muito bem.
Parabéns pelo seu trabalho...

Obrigado,

Anônimo disse...

Professor, te dei a dica da multa rsrsrs. Poderia me enviar o texto do recurso na questão da CETIP ?
Obrigado

Anônimo disse...

Jonas acertei quase todas mas errei a 41 da cetip!!! Quem criou a Cetip foram os bancos para não pagar ao bacen. NA QUESTÃO DIZIA QUE O CMN INSTITUIU???? O que vc me diz??

Anônimo disse...

Jonas, sobre a questão de mercado primário e secundário:

32) A questão é sobre mercado de ações e pergunta em que mercado ocorre a emissão de novas ações.
Resposta: E – Mercado Primário.

COMENTÁRIO: Você comentou que as ações podem ser negociadas em mercado primário E secundário... Se a questão tivesse dito "abertura de capital" entenderia que seria no mercado primário. Mas como a própria petrobras lançou "novas" ações, estas ocorreram no mercado secundário.

Estou errado ? Não cabe recurso pela questão permitir dupla interpretação ?

Anônimo disse...

Jonas, esqueci de agradecer: apesar de errar algumas em geral fui bem. Deu para perceber que você focou muito no conteúdo que iria cair mesmo. Acredito que vc falou em sala quase tudo que caiu, e se não falou estava em sua apostila. Parabéns para você!

Atualidades também matou a pau, parabéns ao Celso !!!

Diferente de matemática, que não caiu quase nada do que foi dado em sala, onde o professor ficava explicando conta de divisão ao invés de acreditar nos mais preparados que queriam aprender coisas de banco como VPL, taxa de oportunidade e coisas do tipo. Espero que o professor foque mais em exercícios difíceis e saia do manjado D=Nit da próxima vez.

Enfim, espero revê-lo! Se eu passar o teu whisky já tá garantido meu véi!

Abs

Anônimo disse...

Professor, acho que sei qual você pulou:

A caixa é empresa publica, instituição financeira, ligada ao BACEN ou ministério da fazenda ?

Essa pergunta ficou meio confusa, pois a Caixa É vinculada ao BACEN e É vinculada ao ministério da fazenda (indiretamente) também...

E aí qual você marcou ?
Aposto que marcou: empresa pública vinculada ao ministério da fazenda não é mesmo ?

hehehe

Anônimo disse...

haha inacreditavél vcê já ter postado as questôes resolvidas sem contar os comentários, que coinsidência também fiz na radial e também peguei o gabarito 3, sinceramente tava tocendo pra pegar a mesma sala, poderia dar uma força ao professor em informática, que na minha opinião estava teta, matematica tranquilo tbém..
bancarias graças aos bom conselhos do Jonas, creio eu que gabaritei ainda mais depois de conferir o gabarito aqui no blog, esto umuito grato as dicas e pode aguardar um 12anos assim que sair o edital..rs

Jefferson William, Turma extenssiva Diapar..

Jonas Filho disse...

Sobre a CETIP: foi instituída com voto do CMN, sim. Os bancos solicitaram e ela aprovou. Quem quiser entrar com recurso pode, pois o nome que saiu no edital foi: Central de Liquidação Financeira e de Custódia de Títulos (CETIP) e não CETIP S.A. - Balcão Organizado de Ativos e Derivativos.
De qualquer maneira, esta dava para matar por eliminação das demais.

Quanto a ações, não há dupla interpretação, não. Sempre frisei bem: ações novas é sempre mercado primário. Seja na abertura de capital ou no lançamento de ações por companhia que já tenha seu capital aberto.

Márcia Ordem Mais disse...

Jonas você e o prof Celso deram a prova em sala de aula - gabaritei, vocês são demais.

Anônimo disse...

Olá, não tinha leasing no edital... E aí, como fica ? Sacanagem

Anônimo disse...

VALEU JONAS SOBRE A CETIP VOU ENTRAR COM RECURSO SIM!!!!!!!!!!

Jonas Filho disse...

Sobre leasing. Colega, tinha leasing, sim. Sociedades de Arrendamento Mercantil são as empresas que fazem leasing. Comentei várias vezes em sala de aula.

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu comprometimento, conhecimento e dedicação, somos privilegiados em poder contar com a sua ajuda e colaboração. Muito obrigado Jonas.
Luciano Manoel - Aluno Unificado.

Anônimo disse...

Boa noite jonas.

Sobre bloqueio de cheques. O limite é de R$ 299,99. R$ 300,00 é mair que R$ 299,99. E aí? Um dia util?

Kendo disse...

Jonas,

Esta no site do Bacen -> http://www.bcb.gov.br/?COMPENSACAOCHEQUESFAQ

"um dia útil para cheques de valor igual ou superior a 300,00 reais"

Adam disse...

Da-lhe Jonas whiskey floyd! Achei a prova fácil, errei a do domicilio pois foquei tanto em domicílio de pf e só dei uma olhada no pj, bati como se fosse a Matriz da empresa, depois da prova lembrei de sua aula e me fodi. A Cetip também errei, me confundi com a questão do CMN entrarei com recurso! E a do cheque que tive dúvida entre dia útil ou corrido, achei que era pegadinha e marquei corrido, me fodi também, o resto acertei. A do leasing eu dei risada, foi ler sociedade de arrendamento mercantil que não precisei nem ler as alternativas. O professor Celso Cachorrão também matou a pau, dei risada da questão da coreia do norte.

bisteca disse...

Olá, professor Jonas.

Mais uma vez, obrigada pela ajuda. Nem acreditei quando encontrei suas questões comentadas da prova. Pena que estamos tão distantes, gostaria de ter feito seu curso.

De qualquer forma, errei somente a questão 39 de conhecimentos bancários. Encanei que a Bovespa não fazia compensação de títulos... Marcada, né?

No total, errei 10 questões, pois sofri com Matemática (errei 4), Atualidades (01 - vergonha) e 03 de Informática...

Vou entrar com recurso em relação à questão 15 (gabarito 03) de Ética. Tenho certeza que não há princípio da Diversidade. Insisto que o correto é Transparência.

Saudações guaxupeanas renovadas,

SHEILA
(Bisteca é meu codinome num blog que escrevo, rs)

Anônimo disse...

Pessoal, alguém tem o texto de recurso para a questão da CETIP?

ALEX MUNHOZ disse...

PREZADO JONAS: FUI SEU ALUNO NO ORDEM MAIS, MAS INFELIZMENTE EU FALTEI AQUELA SUA AULA DO TCHACA TCHACA NA BUTCHACA DO SELIC. ACEITEI APENAS 19 DAS 20. OBRIGADO. SE EU PASSAR, COM CERTEZA VOCÊ TEVE UM PAPEL FUNDAMENTAL NISSO!!! ABRAÇOS.
ALEX MUNHOZ

Anônimo disse...

tem algumas erradinhas ai hein, professor?!!

Anônimo disse...

Obrigada Prof. Jonas fui muito bem na sua matéria, lembrava da aula e do senhor falando. Fui bem em todas as outras cheguei a gabatitar a maioria, com excessão de matemática que tava pra acabar com qualquer cristão.
Sandra (aluna Ordem Mais)

Jonas Filho disse...

Erradinhas? Gabaritei!!! Pelo menos na minha matéria.

Anônimo disse...

Professor acertei 78% de toda prova. Mas a redação vai me desclassificar.Fui super mal em redação.
Agradeço pela aulas administrada.

Anônimo disse...

Professor, poderia nos ajudar com o texto em relação à questão que envolve CETIP S.A. ?

Anônimo disse...

Com todo respeito. A questao da CETIP não cai. Esse argumento de que no edital nao tinha escrito SA nao vai ser suficiente.

Jonas Filho disse...

Pessoal, quanto ao ponto de corte, fica difícil opinar, pois a redação será o diferencial.

Também acho difícil a questão CETIP "colar". Eles costumam não dar bola para essas coisas.

Angela de Rondônia disse...

Professor Jonas fiz 41 pontos, acertei todas as questões de conhecimentos bancários, mas "morri" nas demais, minha redação será corrigida mas será que pode ser suficiente 41? Estou triste, marquei algumas questões certas no rascunho e na hora de por no gabarito pensei e marquei outra, logo as erradas! :S mas seja o que Deus quiser, boa sorte a todos!

Anônimo disse...

Professor, que fonte de dados podemos usar no recurso contra a CETIP ?
Tem gente que acertou que diz que não devemos recorrer.
Você, como professor, poderia nos ajudar nesta ?

Lessa disse...

Professor, na questão 46 acho q existem 2 respostas certas, pelo menos no meu ponto de vista...POR FAVOR ME AJUDE !


46 - No mercado financeiro, a intermediação financeira desenvolve-se de forma segmentada, com base em quatro
subdivisões: mercados monetário, cambial, de crédito e
de capitais.
O mercado de crédito visa, fundamentalmente, a
(A) suprir as necessidades de investimentos dos agentes
econômicos a médio e longo prazos.
(B) suprir as necessidades de caixa de curto e médio prazos dos agentes econômicos, sejam eles pessoas fí-
sicas ou jurídicas.


Sinceramente não vejo grande diferença entre a A e a B... uma vez que mercado de crédito é de curto, médio e longo prazo.


Segundo Apostila DEGRAU CULTURAL 5ª Edição

"Operações de crédito para Pessoa Jurídica"

Capital fixo
"Esta modalidade financia a aquisição e/ou construção de instalações, aquisição de máquinas e equipamentos, montagem de plantas industriais e/ou agroindustriais. São operações de longo prazo, não inferior a 48 meses. Os prazos, taxas de juros e percentual financiado do empreendimento..."

em outra parte da apostila ele define mercado de crédito (página 306)

"Mercado de Crédito
Tem prazos curto, médio e longo; tem por finalidade o financiamento do consumo das pessoas físicas e do capital fixo e capital de giro das empresas...."

Como nós sabemos, e pode também se notar no texto transcrito, Capital fixo é voltado para a aquisição para melhoria da empresa, ou seja, é feito um investimento da empresa.

Marluce disse...

Jonas,
na questão:
O mercado de ações pode ser classificado de acordo com
o momento da negociação do título.
Quando, por exemplo, uma empresa emite novas ações,
esse lançamento ocorre no mercado
(A) cambial
(B) futuro
(C) monetário
(D) primário
(E) secundário

eles colocaram como certa a C (monetario), cabe recurso né?

Unknown disse...

Professor, na questão 24 do gabarito 3 diz:

24
A respeito da CEF, considere as afirmativas abaixo.
I - A CEF está sujeita à fi scalização do Banco Central
do Brasil.
II - A CEF é responsável pela defi nição da política de
crédito do governo federal.
III - A CEF integra o Sistema Financeiro Nacional.

Está correto o que se afirma em
(A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.

A resposta seria Letra C, mas na minha opinião não estaria inteiramente correta, pois no item III diz: A CEF integra o Sistema Financeiro Nacional. E de acordo com DECRETO-LEI Nº 759, DE 12 DE AGOSTO DE 1969. No artigo 6º diz: Art 6º Como instituição integrante do Sistema Financeiro Nacional...; enfim, o que quero dizer é que parece que a CEF integra o SFN, sendo que seria correto dizer que o SFN é que integra a CEF, ou estou errado?

Att,
Ericson

Jonas Filho disse...

Takai,
Viajou!!!! Quem é integrante é porque integra alguma coisa. Então, se a CEF é integrante do SFN, ela integra o SFN.

Jonas Filho disse...

Marluce,
De uma olhada se o gabarito da sua prova é o mesmo que você conferiu. O meu foi o gabarito 3 e está correto: primário.

Lessa disse...

Professor Jonas, por favor dê uma olhada no que eu postei. Por favor e de sua opinião ! Grato!

Lessa disse...

Professor, preciso do seu Feed back!
O mercado de crédito de longo prazo, é de FUNDAMENTAL importância, é só olhar para o Crédito Habitacional! Hoje em dia o que mais se encontra é financiamento da casa própria... e o PRINCIPAL agente financiador da casa própria é a CAIXA... logo eles não podem afirmar que é fundamental SOMENTE o de curto e médio prazo, EXCLUINDO o longo... Ainda mais quando a prova se trata da própria CAIXA!

Anônimo disse...

Professor, esqueceu da gente ?
Ajude-nos no texto da Cetip S.A. ou explique melhor por favor. Tem muita gente falando que está errada nos foruns.