segunda-feira, 26 de março de 2012

Comentários sobre a Prova do BB (dia 25/03) no Estado de São Paulo

Considero as questões fáceis, para quem fez curso. Quem fez um curso deve gabaritar.

BANCO DO BRASIL
53
O Sistema Financeiro Nacional é formado por um conjunto de instituições voltadas para a gestão da política monetária do Governo Federal, cujo órgão deliberativo máximo é o
Conselho Monetário Nacional. As funções do Conselho Monetário Nacional são
(A) secretariar e assessorar o Sistema Financeiro Nacional, organizando as sessões deliberativas de crédito e mantendo seu arquivo histórico.
(B) assessorar o Ministério da Fazenda na criação de políticas orçamentárias de longo prazo e verificar os níveis de moedas estrangeiras em circulação no país.
(C) definir a estratégia da Casa da Moeda, estabelecer o equilíbrio das contas públicas e fiscalizar as entidades políticas.
(D) estabelecer as diretrizes gerais das políticas monetária,cambial e creditícia; regular as condições de constituição, funcionamento e fiscalização das instituições financeiras e disciplinar os instrumentos das políticas monetária e cambial.
(E) fornecer crédito a pequenas, médias e grandes empresas do país, e fomentar o crescimento da economia interna a fim de gerar um equilíbrio nas contas públicas, na balança comercial e, consequentemente, na política cambial.

Resposta: D.
O Conselho Monetário Nacional não fiscaliza, não supervisiona e nem executa, como sempre repito em minhas aulas.

54
O mercado de seguros surgiu da necessidade que as pessoas e as empresas têm de se associar para suportar coletivamente suas perdas individuais. Foram criadas, então, as seguradoras, as corretoras de seguro, além de algumas instituições encarregadas não só de fixar normas e políticas, mas também de regular e fiscalizar esse mercado. Com o surgimento de tal necessidade, qual instituição foi criada para, além de fiscalizar as seguradoras e corretoras, também regulamentar as operações de seguro, fixando as condições da apólice e dos planos de operação e valores de tarifas?
(A) Instituto de Resseguros do Brasil
(B) Seguradora Líder
(C) Câmara Especial de Seguros
(D) Superintendência dos Seguros Privados
(E) Conselho Nacional de Seguros Privados

Resposta: D.
O Instituto de Resseguros do Brasil não mais existe. Seguradora Lider nem consta como instituição normativa ou supervisora do sistema de seguros. Câmara Especial de Seguros também não consta da matéria. O Conselho Nacional de Seguros Privados não fiscaliza, não supervisiona e nem executa. Sobrou a Superintendência dos Seguros Privados (SUSEP).

55
De acordo com a Lei no 4.595/1964, as Cooperativas de Crédito são equiparadas às demais instituições financeiras, e seu funcionamento deve ser autorizado e regulado
pelo Banco Central do Brasil. O principal objetivo de uma Cooperativa de Crédito é a
(A) regulamentação da prestação do serviço de concessão de crédito, realizado por pessoas físicas associadas a uma determinada instituição financeira.
(B) concessão de cartas de crédito, que estejam vinculadas a títulos do Governo Federal, às demais instituições financeiras.
(C) fiscalização das operações de crédito realizadas pelas demais instituições financeiras.
(D) prestação de assistência creditícia e de serviços de natureza bancária a seus associados, em condições mais favoráveis que as praticadas pelo mercado.
(E) prestação do serviço de proteção ao crédito ao mercado financeiro, atuando principalmente como um Fundo Garantidor de Crédito.

Resposta: D.
As cooperativas são operadoras do sistema financeiro, por isso, não fazem regras (regulamentação), nem fiscalizam e nem fazem proteção de crédito de ninguém (FGC).

56
Cada instituição do Sistema Financeiro Nacional desempenha funções de fundamental importância para o equilíbrio e o bom funcionamento do sistema como um todo. A função de assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de Bolsa e de Balcão é da
(A) Superintendência de Seguros Privados (Susep)
(B) Casa da Moeda
(C) Caixa Econômica Federal
(D) Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
(E) Secretaria da Receita Federal

Resposta: D.
Se você errar essa, não merece passar. É básico.


57
As instituições financeiras, controladas pelos Governos Estaduais, que fornecem crédito de médio e longo prazos para as empresas de seus respectivos Estados são as(os)
(A) Bancos de Desenvolvimento
(B) Caixas Econômicas
(C) Cooperativas de Crédito
(D) Sociedades Distribuidoras
(E) Bancos Comerciais

Resposta: A.
Um adendo a esta questão. Estes bancos de desenvolvimento podem ser regionais, também.

58
As seguradoras também se preocupam com os riscos que as cercam por conta da possibilidade de um colapso no mercado ou, até mesmo, pela ocorrência simultânea de
muitos sinistros. Nesse sentido, para se aliviar parcialmente do risco de um seguro já feito, a companhia poderá contrair um novo seguro em outra instituição, através de uma operação
denominada
(A) seguro de vida
(B) corretagem de seguro
(C) resseguro
(D) seguro de incêndio
(E) seguro de veículos

Resposta: C.
Frisamos sempre em nossas aulas: resseguro é o seguro do seguro.


59
No mercado financeiro, além dos bancos, existem outras instituições que podem realizar transações financeiras. Entre elas, estão as Sociedades de Fomento Mercantil, que prestam o serviço de compra de direitos de um contrato de venda mercantil, como, por exemplo, a compra de duplicatas de uma empresa mediante um deságio. No mercado financeiro, essa operação é denominada
(A) Finança bancária
(B) Aval bancário
(C) Hot Money
(D) Leasing
(E) Factoring

Resposta: E
Muito fácil.

60
Os bancos comerciais são o tipo de instituição financeira que mais realizam movimentação monetária em número de transações, devido ao grande número de instituições e clientes. Dentre os tipos de captação de recursos dos clientes, os bancos possuem um tipo de captação conhecida como “captação a custo zero”, realizada por meio das contas-correntes dos clientes.
O tipo de operação em que são realizadas entradas de dinheiro em contas-correntes é denominado captação de
(A) investimentos a curto prazo
(B) clientes
(C) dinheiro
(D) depósitos à vista
(E) recursos a prazo

Resposta: D.
Quando inicio a matéria sobre conta corrente ou quando falo sobre o multiplicador monetário, friso que “depósitos à vista” é uma operação típica de bancos comerciais, sendo sua principal operação ativa.

61
No mercado financeiro, os derivativos são instrumentos que dependem do valor de um outro ativo, tido como ativo de referência. Em relação aos derivativos, os contratos que preveem a
troca de obrigações de pagamentos periódicos ou fluxos de caixa futuros, por um certo período de tempo, são denominados contratos de
(A) termo
(B) futuro
(C) hedge
(D) opções
(E) swaps

Resposta: E.
Em nossas aulas a definição de swap é exatamente como esta na questão.

62
A oferta pública de ações representa uma das formas mais vantajosas que as Sociedades Anônimas ou Companhias de Capital Aberto possuem para levantar recursos. Para a realização dessa oferta de ações, tais empresas precisam procurar uma instituição financeira do mercado de capitais. Como é denominada a operação de venda dos lotes de ações, realizada por essas instituições financeiras no mercado de capitais?
(A) Underwriting (Subscrição)
(B) Emissão de Debêntures
(C) Securitização
(D) Warrants
(E) Vendor Finance

Resposta: A.
Esta é básica para mercado de capitais. Esta é daqueles assuntos que fico repetindo nas aulas. Lembram? Under (embaixo) writing (escrever) = escrever embaixo. Subscrição = escrever embaixo. O mesmo que vender ações através de bancos de investimento, bancos múltiplos com carteira de investimento, corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários.

63
O mercado cambial é o segmento financeiro em que ocorrem operações de negociação com moedas internacionais. A operação que envolve compra e venda de moedas estrangeiras em espécie é denominada
(A) transferência
(B) câmbio manual
(C) câmbio sacado
(D) exportação
(E) importação

Resposta: B.
“Em espécie” quer dizer “em dinheiro”, assim, como comento em nossas aulas, é câmbio manual.

64
Atualmente, o mercado financeiro oferece para as empresas algumas modalidades de captação de recursos, algumas delas sem a intermediação bancária. Com essa característica, o título de crédito emitido pelas empresas visando à captação pública de recursos para o seu capital de giro é denominado
(A) Certificado de Depósito Bancário (CDB)
(B) Factoring
(C) Hot Money
(D) Export Note
(E) Commercial Paper

Resposta: E.
As empresas tem três opções básicas para fazer captação pública de recursos: ações, debêntures e commercial paper. As ações são para capitalizar a empresa e os adquirentes serão sócios. Debêntures são títulos emitidos pelas sociedades anônimas para captar recursos de médio e longo prazo, portanto, para investimentos. Commercial Paper é o título de curto prazo lançado pelas sociedades anônimas. Sendo de curto prazo é para capital de giro. Não tem como errar já que ações e debêntures não fazem parte das opções. Acerto por exclusão.


65
Devido à grande exposição ao risco de crédito, os bancos precisam utilizar meios para garantir suas operações e salvaguardar seus ativos. Qual o tipo de operação que garante o cumprimento de uma obrigação na compra de um bem a crédito, em que há a transferência desse bem, móvel ou imóvel, do devedor ao credor?
(A) Aval bancário
(B) Hipoteca
(C) Fiança bancária
(D) Alienação fiduciária
(E) Penhor

Resposta: D.
Em aval e fiança não há envolvimento na garantia nem de bem móvel e nem de bem imóvel (opções A e C). A garantia através de penhor não envolve bem imóvel, somente móvel (opção E). Não existe hipoteca de bem móvel (opção B). No caso de alienação fiduciária a propriedade do bem, móvel ou imóvel, é passada temporariamente ao credor. Dava para acertar por exclusão.


66
Nos dias de hoje, o uso do “dinheiro de plástico” está superando cada vez mais outras modalidades de pagamento, que, com o passar dos anos, estão ficando obsoletas. Um tipo de “dinheiro de plástico” muito utilizado no comércio de rua é o
(A) internet banking
(B) cartão cidadão
(C) cartão de crédito
(D) cartão de senhas
(E) talão de cheques

Resposta: C.
Sem comentários de tão fácil e por exclusão.


67
Com o crescente avanço tecnológico, está cada vez mais fácil realizar operações bancárias sem que se precise ir pessoalmente a uma agência. Que nome se dá ao tipo de acesso bancário realizado em terminais de computadores, caixas eletrônicos e bancos 24 horas?
(A) Remote Banking
(B) Banco de Dados
(C) Débito Automático
(D) Home Office Banking
(E) Internet Banking

Resposta: A.
Vejam que a pergunta envolve vários tipos de acesso. Sendo vários tipos de acesso o nome é o generalizado: Banco à distância (Remote Banking).

68
Atualmente, os bancos possuem diversos tipos de produtos para financiar as relações comerciais, desde as realizadas por microempresas até as realizadas por grandes empresas.
Qual é o nome da operação realizada quando pequenas indústrias vendem para grandes lojas comerciais e estas procuram os bancos para dilatar o prazo de pagamento mediante a retenção de juros?
(A) Crédito Rotativo
(B) Compror Finance
(C) Vendor Finance
(D) Capital de Giro
(E) Contrato de Mútuo

Resposta: B.
Quando ministramos aulas associamos sempre o Compror com o Vendor, dando exemplos dos dois. O usado para o Compror é muito parecido com o da questão.


69
Dentre os principais papéis privados negociados no mercado financeiro estão as letras de câmbio, que são emitidas pelos financiados dos contratos de crédito e aceitas pelas instituições financeiras participantes da operação. Posteriormente, elas são vendidas a investidores, por meio dos mecanismos de intermediação do mercado financeiro. Nesse sentido, as letras de câmbio se caracterizam como títulos
(A) ao portador e com limite de valor definido pelo proprietário.
(B) emitidos por instituições que atuam com crédito imobiliário.
(C) transferíveis por meio de endosso, que podem ser pré-fixados ou pós-fixados.
(D) lastreados em ações ordinárias, podendo ser lançados no exterior.
(E) nominativos, com renda fixa e prazo determinado de vencimento.

Resposta: E.
A opção C também está correta, pois as LC são transferíveis por endosso e podem ser pré ou pós-fixadas.
A opção A nem merece análise pois não existem títulos deste tipo ao portador. A opção B está errada pois as letras de câmbio são típicas de Sociedade de Crédito Financiamento e Investimento (financeiras). A opção D envolve ações, que não tem nada a ver com LC.

70
A lavagem de dinheiro é uma das ações realizadas para tentar tornar lícito um dinheiro proveniente de atividades ilícitas. Para ajudar na prevenção e combate a esse tipo de crime,
a Lei no 9.613/1998, dentre outras ações, determina que as instituições financeiras devem
(A) proibir o uso de telefone celular nas agências bancárias.
(B) identificar seus clientes e manter o cadastro atualizado.
(C) identificar as cédulas de dinheiro, mantendo seu registro atualizado.
(D) instalar portas eletrônicas com detector de metais.
(E) instalar câmeras nos caixas eletrônicos.

Resposta: B.
Esta é para acertar por exclusão.

17 comentários:

Eduh disse...

Discordo da questão de número 67 pois na minha opinião a letra "E" está mais correta pois quando cita terminais de conputadores pode ser entendido como home ou office banking, logo o termo geral que designa todos os acessos de home, office e remote é Internet Banking.

Anônimo disse...

Sinceramente professor, quando assisti as suas aulas fiquei encantada!
Tudo muito claro; amei suas explicações.
E pra mim a prova foooi muuuitoo fácil na parte de conhecimentos bancários. Graças ás suas aulas.
Parabéns!!!
Obrigada.
Abraço.
LARYSSA SOUZA

Anônimo disse...

Se a questão nº 70 existem 2 respostas certas, por que só umas delas foi considerada correta?

Anônimo disse...

Existe pontos de corte para essa prova?

Elba Cunha disse...

Obrigada pelas aulas, professor. O senhor se garante! Só errei uma questão da prova de Conhecimentos Bancários (a do compror finance). :)
Gostaria de saber se o senhor gravou novas aulas para a CAIXA e em qual site posso comprar. Aguardo Resposta. Obrigada!

Maria Vitória disse...

OLá! Prof. sou sua ex- aluna do Curso aprov.
Questão de atendimento. 46- PROVA1. Em relação aos estímulos dos clientes, os bancos podem executar estatégias para PUXAR OU EMPURRAR AS VENDAS(to pull versus to push). Que ferramentas é classificada como to push? R: telemarketing ativo.
Poderia comentar essa questão.

Janaína disse...

Também acho que a questão 69 tem as 2 respostas, porém preciso embasar a resposta do recurso. O sr. conhece algum artigo ou lei que contenha isso?
Pois procurei nas leis e não achei nada com essas palavras!
obrigada

Jonas Filho disse...

JANAÍNA:O que você procura está no Decreto 57.663 de 1966, artigos 5º e 11º.
Agora vamos analisar com mais carinho a questão?
Estive lendo melhor a questão e concordo com a banca. A opção C está errada, mesmo. Consulte um professor de português: ela esta afirmando que o ENDOSSO pode ser pré ou pós-datado, não o rendimento da Letra de Câmbio.
MARIA VITÓRIA: não estou mais ministrando aulas de marketing, então estou desatualizado. Estou focando em Conhecimentos Bancários. Desculpe.
ELBA: As minhas últimas aulas gravadas são aquelas que gravei para o IESDE/Aprova, em 2010.
EDUH: Discordo, pois Remote Banking é o nome geral de todas operações realizadas fora do ambiente do banco.
ANÔNIMO: Francamente, nada sei sobre ponto de corte. Desculpe.

Janaína disse...

Então Jonas, porem como o verbo "poder" está no plural, o mesmo está se ligando à palavra "títulos".
então vc acha que cabe o recurso?

Anônimo disse...

Professor,
Baseado na sua experiência acompanhando concursos anteriores, você acha que 85 é uma nota suficiente para estar entre os 5 primeiros colocados numa micro região com 4500 inscritos?

wdias17 disse...

Professor Jonas fui seu aluno no aprovação. tenho dúvida na questão 57.
Alguns Estados tem Caixas Economica como é o caso do RGS, então a questão estaria com 2 respostas.

Anônimo disse...

Professor Jonas, é verdade que haverá concurso do Banco do Brasil para o estado do Paraná final deste ano?

Como isso pode acontecer sendo que chamaram apenas 33% dos aprovados no concurso de 2011?

Se esta informacao procede, vou recorrer junto à justica para cobrar meus direitos, pode me orientar?

Obrigado.

Maria Vitória disse...

Sou eu novamente. Desculpe prof. eu pensei que vc ainda estava dado aula de atendimento. Foi mal.......

Professor no concurso de CEF cai direito civil ( SA, LTDA,incapaz ).

Branco disse...

preciso de material pra estudar pode passar pra mim? e-mail joaovicencia@hotmail.com desde eu agradeço.

Jonas Filho disse...

Maria Vitória,
Capacidade civil (incapaz) faz parte do edital.
Sobre tipos de empresas (S.A. e Ltda) não tem no edital, também.

Branco,
Desculpe. Não posso enviar material deste concurso. O que está disponível no site pode utilizar. Tenho contrato com três cursinhos para não ceder a apostila até o final do concurso CEF. Tenho muita coisa editado em anos anteriores neste mesmo blog.

Está previsto início do ano que vem concurso para o BB. O anterior vence em março/2013.

Quanto a ponto de corte e classificação, não posso ajudar, pois seria palpite.

Angela, de Rondônia disse...

Angela, do Estado de Rondônia.

Olá Professor Jonas. Tudo bem? Eu estava pesquisando alguns conteúdos sobre conhecimentos bancários para estudar para o concurso da Caixa Econômica Federal que acontece agora dia 22 de abril e achei seu blog, gostei muito a forma com a qual o Senhor explica, bem conciso e de fácil entendimento, objetivo e muito explicativo ao mesmo tempo. Parabéns pelo este trabalho, é uma grande orientação para nós jovens que queremos ingressar nesta carreira bancária bem cedo. Infelizmente eu já perdi o concurso do Banco do Brasil que aconteceu ano passado, não consegui. Mas agora vou tentar o da Caixa. Ótima tarde e mais uma vez, parabéns por este Blog.

Anônimo disse...

Jonas, como você não deixa email, vou publicar aqui mesmo sobre um meio de não pagar a sua multa dentro da lei:


MULTA DE TRANSITO : essa você não sabia

No caso de multa por infração leve ou média, se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar multa. É só ir ao DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no Art. 267 do CTB. Levar Xerox da carteira de motorista e a notificação da multa.. Em 30 dias você recebe pelo correio a advertência por escrito. Perde os pontos, mas não paga nada.

Código de Trânsito Brasileiro
Art. 267 - Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa.