segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Respondendo perguntas

Alexks deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Respostas do questionário sobre cheques":

ola, tenho uma duvida sobre o direito do banco de cobranca de tarifa.
Recebi um cheque de um cliente X. Esse cheque foi devolvido por mot 12.
Sei que cheque, mesmo motivo 12, caso tenha saldo na conta corrente o banco e obrigado a paga-lo ao portador na boca do caixa.
O que acontece e que o banco quer repassar a tarifa para exclusao do CCF para mim (portador do cheque) alegando que nao pode debitar em conta corrente do emitente sem autorizacao do mesmo.
O que nao concordo e o repasse dessa despesa para o portador.
Ao meu entender e o banco e seu correntista que devem se virar para exclusao do CCF, ja tive prejuizos ao receber um ch sem fundos


RESPOSTA: O banco não pode cobrar este tipo de tarifa do beneficiário. O funcionário está mal informado. Entre em contato com a ouvidoria do banco e a ficha dos caras vai cair.

Um comentário:

vinicius nunes disse...

Professor,

Tenho uma dúvida sobre conhecimentos bancários.

Art. 4o Para os efeitos desta Lei, a companhia é aberta ou fechada conforme os valores mobiliários de sua emissão estejam ou não admitidos à negociação no mercado de valores mobiliários. (Redação dada pela Lei nº 10.303, de 2001)

Entendi,com base no artigo acima, que os valores mobiliários emitidos por companhia fechada não são negociados no mercado mobiliário (bolsas de valores, mercados de balcão organizados e mercados de balcão não organizados)

Mas segundo o gabarito definitivo do cespe, a seguinte questão está correta:
"As operações com ações ou outros títulos de companhias privadas, que não sejam de capital aberto, poderão ser feitas no mercado de balcão não-organizado."

Com base no artigo acima citado, pensei que esta questão do cespe estivesse incorreta.
Por que esta questão está correta?