terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Comentários sobre a prova do Banrisul

Analisando a prova de Conhecimento Bancários e de Mercado do Banrisul, aplicada em 17/01/2010, considero as questões de médio para difícil, com detalhes minuciosos, que exigiram interpretação dos candidatos. Questões muito bem elaboradas, “derrubando” os mais afoitos. A seguir comentamos questão por questão, da 41 até a 60.

Questão 41. – Gabarito: B – Apenas a II.
I – O responsável por determinar a meta de inflação anual é o Conselho Monetário Nacional e não o Banco Central do Brasil.
II- A afirmação está correta.
III – A emissão do papel moeda e a execução dos serviços de meio circulante é atribuição do Banco Central e não do Conselho Monetário Nacional.

Questão 42. – Gabarito: A – Apenas a I.
I – quanto maior for o depósito compulsório (reservas compulsórias), menor será o multiplicador bancário, mantidas constantes as demais circunstâncias.
Comentário: Expliquei durante as aulas que os bancos comerciais, bancos múltiplos com carteira comercial, enfim, bancos que recebem depósito à vista, tem o poder de multiplicar a moeda (multiplicador bancário). Assim, se o Bacen retém uma parte maior do dinheiro depositado (depósito compulsório), menor será o poder dos bancos em multiplicar o dinheiro depositado pelos clientes.

Questão 43 – Gabarito: D – Apenas a I, a III, a IV e a VI.
Comentário: Das opções oferecidas:
I – Banco Comercial;
II – Banco de Desenvolvimento;
III- Caixa Econômica;
IV – Banco Cooperativo;
V – Banco de Investimento;
VI – Cooperativa de Crédito.
Observe que apenas o Banco de Desenvolvimento e o Banco de Investimento não podem receber depósitos à vista.

Questão 44 – Gabarito: A – Apenas a I.
Comentário: Somente são criados meios de pagamento nas operações entre o sistema monetário (aquele que pode criar moeda: Bacen e bancos comerciais) e o não-monetário (o exportador).

Questão 45 – Gabarito: E – Apenas a II e a III.
Comentário: A opção I está errada em virtude de o nível F ser entre 121 e 150 dias e não há mais de 360 dias.

Questão 46 – Gabarito: D – Apenas a I e a III.
As “financeiras” (sociedades de crédito, investimento e financiamento” não são instituições bancárias.

Questão 47 – Gabarito: E – Nenhuma das afirmações.
Comentário: A opção I refere-se a mercado de derivativos; a opção II não descreve a classificação do mercado financeiro; a opção III não define os mercado financeiros em tipos de ativos negociados: esta é a classificação do mercado.

Questão 48 – Gabarito: A – Apenas a I.
Comentário: O mercado de capitais NÃO tem como principal função financiar capital de giro. (opção II)
A emissão de ações (opção III) é uma fonte de capital PRÓPRIO. Fonte de capital de terceiros é um dinheiro emprestado que deverá ser devolvido. No caso de ações, o adquirente não empresta, ele entra como sócio da empresa. É um dono, também.

Questão 49 – Gabarito: E – Sociedades de crédito, investimento e financiamento, sociedades de crédito imobiliário e bancos comerciais.
Comentário: Essa foi barbada. Tinha que estar muito distraído para errar.

Questão 50 – Gabarito: E – Apenas a II e a III.
Comentário: Nenhuma empresa pode efetuar emissão pública de ativos se não obter o registro de companhia aberta perante a CVM.

Questão 51 – Gabarito: D – pós-compra – antes de o – negócio.
Comentário: Considero “barbada” para quem assistiu minhas aulas, pois todo relacionamento com o cliente começa ANTES de saber se o cliente fará o negócio.

Questão 52 – Gabarito: C – a falhas nos sistemas mecânicos de segurança.
Comentário: Se você pensou que a questão falasse do maior número de reclamações, enganou-se. A questão fala das situações que fogem do controle das instituições financeiras.

Questão 53 – Gabarito: C – 4 – 2 – 1 – 3.
Comentário: Quem assistiu a minhas aulas não pode ter muitas dúvidas. Pense bem: se você acertar 2 opções, o resto vem por dedução.

Questão 54 – Gabarito: D – Apenas a II e a III.
Comentário: Quando um cliente tem um mau atendimento em qualquer situação, ele estende esse sentimento para toda a instituição.

Questão 55 – Gabarito: E – a tomada de decisões pela organização no melhor interesse dos investidores.
Comentário: Não tem dúvidas. Comentamos em aulas sobre governança corporativa, que são atitudes que a empresa toma que não estão prevista em leis, sempre no intuito de preservar os investidores (sócios) e tornar a empresa transparente, principalmente para os investidores minoritários.

Questão 56 – Gabarito: A – identificar melhor o perfil de cada cliente.
Comentário: É uma questão de lógica. Aliás, uma questão muito parecida caiu no último concurso do BB. Se a empresa tem todas as informações do cliente, é claro que ele vai definir o perfil.

Questão 57 – Gabarito: A – (F – F – F)
Sem comentários pela obviedade.

Questão 58 – Gabarito: E – o que nos indivíduos desse segmento geralmente procuram é investimento em produtos e eventos culturais.
Comentário: Por exclusão dá para responder acertadamente. Os cliente private buscam o melhor interesse monetário para suas aplicações, em primeiro lugar.

Questão 59 – Gabarito: B – formulação de objetivos de marketing.
Comentário: Questão de lógica.

Questão 60 – Gabarito: B – nível de qualificação do pessoal.
Comentário: A questão fala “UMA FORMA de mensurar quantitativamente...). De acordo com o nível de qualificação do pessoal eu posso mensurar quantos eu posso ter na minha equipe. Se a qualidade é baixa, tenho que ter mais pessoas. Se a qualidade é alta, posso ter menos pessoas.


CONCLUSÃO:
Assim, no meu entender, não existe questão que se possa recorrer, pois elas são coerentes.

5 comentários:

Unknown disse...

Sobre o MERCADO DE DERIVATIVOS. O mercado a termo está registrado na bolsa...gostaria de saber no caso do do mercado futuro,de opções e swap onde estão registrados,se é na bolsa ou na BMEF ou se em ambos.

Unknown disse...

Leasing financeiro,leasing back,leasing de retorno,leasing operacional...qual a principal diferença entre um e outro? O senhor poderia fazer um comentário(simples) sobre eles no blogger?!

Unknown disse...

Quanto a autorga uxória...quais os casos em que atualmente ela é obrigatória?




OBRIGADA!

Unknown disse...

Todas as garantias do SISTEMA FINANCEIRO são acessíveis às pessoas físicas e juridias?!

Anônimo disse...

Nossa.. esses comentários são superficiais. Pra não dizer fracos..