sábado, 16 de janeiro de 2010

Respondendo a questões de seguidores do blog

Respondo a questionamentos da Fran, seguidora do nosso blog.

1) A composição do Bacen atualmente é 9?

RESPOSTA: Você deve estar falando da composição da Diretoria Colegiada. A Diretoria Colegiada do BACEN, que é aquela que faz parte do COPOM – Comitê de Política Monetária é de 8 (oito), conforme ata de dezembro/2009. O Presidente do Banco Central, que tem o voto de qualidade, e os 7 (sete) diretores.


2) O CRSFN é um órgão colegiado?
RESPOSTA: Sim. O Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional é um órgão colegiado. Órgão Colegiado é aquele em que as decisões são tomadas pela maioria dos seus componentes. Órgão Singular é aquele em que o seu nome maior (presidente, diretor-geral, superintendente, etc) tem o poder de decidir.


3) QUAL É O ATUAL REGIME CAMBIAL ADOTADO EM NOSSO PAÍS?!
RESPOSTA: Câmbio Flutuante, isto é, o valor para troca cambial é fixada pelo mercado (lei da oferta e da procura). Se houver uma busca muito grande pela moeda estrangeira, o valor para troca em reais será maior; se houver um pouca procura pela moeda estrangeira, este valor será menor.


Quanto ao Mercado de Balcão..quem opera nele??empresas que não estão registradas na BOLSA DE VALORES,ou as que estão registradas e as que não estão....?

RESPOSTA: Qualquer empresa pode ter suas ações negociadas no mercado de balcão, desde que seja de capital aberto. As empresas que intermedeiam os negócios entre os compradores e vendedores são as corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários. A diferença da Bolsa de Valores para o Mercado de Balcão é que na Bolsa os títulos são vendidos por leilão; no Mercado de Balcão é venda direta entre um vendedor e um comprador. Neste caso não é necessário a divulgação de quem vendeu e quem comprou.


Um bom final de semana a todos, principalmente aqueles que irão participar do concurso do Banrisul, neste domingo.

Nenhum comentário: