quinta-feira, 23 de julho de 2015

Respostas Exercícios 1 e 2

01)  O Comitê de Política Monetária (Copom) foi instituído em 20 de junho de 1996 tendo como um dos seus objetivos definir a taxa de juros, chamada popularmente de taxa SELIC. Aponte a assertiva correta  nas questões que envolvem SELIC e COPOM.

a)     O COPOM, constituído no âmbito do BACEN, tem como objetivo implementar as políticas econômica e tributária do governo federal. ERRADO. Atribuições do COPOM: estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a taxa de juros.
b)    Desde a adoção da sistemática de metas para a inflação como diretriz de política monetária, as decisões do COPOM visam cumprir as metas para a inflação definidas pelo CMN. Se as metas não forem atingidas, cabe ao presidente do BACEN divulgar, em carta aberta ao ministro da Fazenda, os motivos do descumprimento, as providências e o prazo para o retorno da taxa de inflação aos limites estabelecidos. CERTO.
c)     A custódia e liquidação das operações com títulos públicos federais podem ser feitas tanto no SELIC, quanto na CETIP, cabendo às partes envolvidas no negócio realizar a escolha do sistema a ser utilizado. ERRADO. Somente na SELIC.
d)    As atas das reuniões do COPOM devem ser divulgadas no prazo de até sete dias úteis após a data de sua realização. ERRADO. É até seis dias úteis após a data de sua realização.
e)     O COPOM reúne-se ordinariamente doze vezes por ano e extraordinariamente sempre que necessário, por convocação de seu presidente. ERRADO. São oito reuniões ordinárias por ano.

02)  No Brasil, o mercado de câmbio é o ambiente onde se realizam as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo Banco Central e entre estes e seus clientes, diretamente ou por meio de seus correspondentes. Sobre mercado de câmbio, aponte a assertiva correta.
1)     O mercado de câmbio é regulamentado e fiscalizado pela Comissão de Valores Mobiliários e compreende as operações de compra e de venda de moeda estrangeira. ERRADO. É o BACEN que regulamenta e fiscaliza o mercado de câmbio.
2)     As pessoas físicas e as pessoas jurídicas podem comprar e vender moeda estrangeira ou realizar transferências internacionais em reais, de qualquer natureza, com limitação de US$ 10,000 e observada a legalidade da transação, tendo como base a fundamentação econômica e as responsabilidades definidas na respectiva documentação. ERRADO. Não tem limitação de valores.
3)     Posição de câmbio comprada é o saldo em moeda estrangeira registrado em nome de uma instituição autorizada que tenha efetuado compras, prontas ou para liquidação futura, de moeda estrangeira, de títulos e documentos que as representem e de ouro-instrumento cambial, em valores superiores às vendas. CERTO.
4)     Banco Central pode atuar diretamente no mercado, comprando e vendendo moeda estrangeira de forma ocasional e limitada, com o objetivo de conter movimentos desordenados da taxa de câmbio, isto é, fixando legalmente a referida taxa. ERRADO. O Bacen não pode “fixar legalmente” a taxa de câmbio. No Brasil ela é livre.
5)     A operação de mercado primário implica o recebimento de moeda estrangeira por parte de clientes no País, correspondendo a fluxo de entrada da moeda estrangeira do País. ERRADO. Mercado primário implica o recebimento ou a ENTREGA de moeda estrangeira no País, correspondendo a fluxo de entrada e SAÍDA da moeda estrangeira do País.


5 comentários:

Fernando Nogueira disse...

http://certificacoesfinanceirasambima.blogspot.com.br/

Fernando Nogueira disse...

http://fabricadesimulados.com.br/info/2715-CA-300

Fernando Nogueira disse...

http://fabricadesimulados.com.br/info/2727-Simulado-de-certificacao-ANCORD-2015-2016

Fernando Nogueira disse...

http://fabricadesimulados.com.br/?act=profile&id=2745

Fernando Nogueira disse...

http://estudocpa-ambima.blogspot.com.br/