segunda-feira, 29 de abril de 2013

Atualidades do Sistema Financeiro - Econômico faz acordo para pagar BC

A partir de hoje, periodicamente, estarei publicando notícias sobre o mercado financeiro, que envolvam o Brasil. Atenção: fatos políticos que envolvam a economia nacional e o sistema financeiro nacional, são passíveis de se cobrar em prova. Lembram-se do tema Mercosul? Que a Venezuela foi o último país a ser aceito? Pois é. Vamos ler jornal, minha gente. As notícias aqui postadas servirão de base para o concurso da Caixa Econômica Federal que será realizado no início do próximo ano. Não servem para a Seleção Externa 2013/001, do Banco do Brasil.

A primeira postagem de Atualidades fala sobre o Banco Econômico.

Depois de mais de uma década de disputa, o Banco Central (BC) está próximo de virar um capítulo da história e receber dos bancos Econômico e Nacional dívidas que, com descontos, somam mais de R$ 40 bilhões, referentes ao Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (Proer) e reservas bancárias. Sem o abatimento permitido pelo "Refis das Autarquias", a dívida seria de R$ 55,331 bilhões.

O BC intimou formalmente, neste mês, esses bancos a pagarem suas débitos no prazo de até 60 dias. O Banco Econômico já fechou um "acordo" de acerto de contas e o Nacional pretende, no máximo em 30 dias, apresentar sua proposta de quitação. Não há, por enquanto, o valor de quanto entraria de imediato nos cofres públicos, porém, o pagamento terá impacto fiscal.

Em dezembro de 2010, essas instituições financeiras, que foram liquidadas extrajudicialmente em 1996, aderiram ao chamado "Refis das Autarquias" para possibilitar o pagamento de dívidas com desconto de juros e multas e num prazo máximo de 180 meses. Em troca do benefício, esses bancos abriram mão das ações na Justiça que questionavam os cálculos feitos pelo BC.

De lá para cá, mais de dois anos se passaram e o processo para pagamento das dívidas não avançava devido aos questionados quanto ao valor da dívida e a possibilidade de uso de créditos do Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS) para abatimento do débito. Após várias prorrogações de prazos, o BC intimou o Econômico em 16 de abril e o Nacional em 24 de abril para pagamento dos débitos em até 60 dias.

"Está esgotada a negociação pela via administrativa", afirmou o procurador-geral do BC, Isaac Sidney. "O BC não poupará qualquer esforço para receber o que lhe é devido", complementou. As instituições financeiras apresentavam cálculos de que a dívida era menor do que a cobrada pela autoridade monetária.

Banco Econômico? Pois é, saiba o que foi!!!
O Banco Econômico foi uma das instituições financeiras que quebraram após a implantação do Plano Real, em 1994. Apesar de receber ajuda do governo através do Programa de Estímulo à Reestruturação e do Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (Proer), acabou sofrendo intervenção em 1995 e entrou em liquidação judicial em 1996.

Até a próxima!!!

3 comentários:

Thyago Carvalho disse...

Olá senhor Jonas, gostaria de pedi-lo uma relação de assuntos que o senhor acha relevantes e que possam constar na prova de atualidades do BB.Não peço que o senhor escreva e explique, mas apenas explicite os tópicos.
DICA:coloque o botãozinho do google+1 no seu blog

Anônimo disse...

Prof. Jonas
Boa noite,
Gostaria de saber se possui video aulas do "Estatuto e Historio da Caixa Economia Federal"? Aguar retorno. cleitonandrade@terra.com.br

carla disse...

olá , professor Jonas , preciso de informações sobre o mercado financeiro U resumo) paa estudar para o concurso BB agora dia 09/02 meu e-mail cazinha27@yahoo.com porque tenho algumas apostilas , porém , complexas e uma linguagem difícil.

Atenciosamente,
CArla Matias