segunda-feira, 30 de julho de 2012

Novidades sobre o BB

Transcrevo reportagem sobre o concurso do BB que está no MSN Estadão.

Banco do Brasil muda prova de concurso público e quer funcionário mais engajado
Há alguns anos um funcionário do Banco do Brasil deu uma resposta inusitada durante uma avaliação, conta o diretor de gestão pessoas do banco, Carlos Netto: "Minha mãe seria uma excelente funcionária do BB". Com a afirmação, ele deixou implícito que não se adaptara ao estilo da empresa e nem queria mais trabalhar lá. O caso é emblemático para retratar a nova ofensiva do banco na seleção de funcionários. "Queremos que o candidato reflita antes de prestar o concurso: Esse projeto (trabalhar no Banco do Brasil) é meu?", afirma.
De sua parte, o banco finaliza uma reformulação que mudará a cara de seus concursos. A prova adotará o estilo interdisciplinar, incorporando temas como cultura organizacional, técnica de vendas e conhecimentos de informática. As mudanças valerão já a partir da próxima seleção, cujo edital deve sair ainda no 2° semestre. A organizadora da prova ainda não está definida.
A nova seleção selecionará profissionais para 14 Estados. São eles: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe. Em geral, o BB faz concurso para cadastro de reserva - isto é, não há número definido de vagas. Os aprovados entram numa lista e são convocados aos poucos, de acordo com as necessidades do banco. A vaga incial sempre é para escriturário, de onde o funcionário poderá ser promovido. O próprio Netto, por exemplo, começou nesta função.
Com as mudanças, o BB quer criar uma "prova inteligente", com maior peso em raciocínio lógico. Segundo Netto, isso não significa necessariamente um maior nível de dificuldade. A ideia, conta, é conhecer melhor as qualidades e defeitos do funcionário antes que ele entre no banco - e ajudar o banco a traçar, com antecedência, a estratégia de treinamento para lapidar os talentos. Desde 2008, a expansão de rede agências do BB exigiu a contratação de 45 mil novos empregados. "Aumentou a nossa responsabilidade na formação do funcionário", afirma.
Do lado dos negócios, a revisão do processo de seleção mira ganho de eficiência operacional, afirma Netto. Neste ano, o Banco do Brasil, ao lado da Caixa Econômica Federal, iniciou um movimento de redução dos juros que foi seguido pelas instituições financeiras privadas. Com crédito a custo mais baixo, é de se esperar que o banco projete aumentar sua participação no mercado - e para isso, precisa de mão de obra mais qualificada.
Portal. Outra novidade que o banco vai implementar neste ano é a criação de um portal para funcionários. Na primeira fase, que deve começar em setembro, os empregados poderão fazer treinamentos online. O portal incluirá uma espécie de rede social, onde o usuário terá um perfil e poderá interagir com os demais. O visual e a dinâmica de funcionamento lembram o Facebook. A maior parte dos novos funcionários do banco é jovem, com idade entre 26 e 35 anos.

9 comentários:

FC Dallas PMZ disse...

muito bom professor, estamos no aguardo da abertura do edital...

Abraços

Juliana disse...

Olá Professor Jonas!

Já esta ministrando o preparatório para o BB?
Se estiver avisa, pelo menos no ordem mais ainda não se fala em BB.
Masss, qnto antes começar melhor não é.

Abraçosss...

Ju

Jonas Filho disse...

Ju, estou ministrando aulas no Curso Unificado. A primeira turma já está em andamento. Agora em agosto inicia outra.
Abs.

jackeline disse...

Professor, o Banco do Brasil abriu um concurso para formação de cadastro de reserva com número de vagas definidas em edital para formar o SESMT. O senhor acha que os candidatos habilitados dentro do número de vagas estabelecido no edital têm chance de serem convocados? Há alguma obrigação legal do banco chamar? Com base na sua experiência, o Banco do Brasil convocará? Obrigada.

Anônimo disse...

Professor, o PR ainda esta com CR cheio, apenas 45% foram chamados, quais chances de o BB reconsiderar este ponto e manter o edital vigente do concurso passado até o CR se esgotar?

Douglas

Jonas Filho disse...

Douglas,
Não existe nenhuma chance de o concurso anterior ser prorrogado. Ele vence em março. O BB já acenou com edital ainda este semestre.

regina disse...

professor ouvi comentário que vc dará aula no cec.É verdade?

Jonas Filho disse...

Regina,
Não. Estou e estarei ministrando aulas em apenas dois cursinhos. Ordem Mais (Conhecimentos Bancários e Atualidades do SFN) e no Curso Unificado, com as matérias Conhecimentos Bancários, Atualidades do SFN, Cultura Organizacional, Atendimento e Vendas.
Não houve acerto com o CEC quanto a horários e duração do curso.
Gosto de passar todo o conteúdo e não admito pressão para redução de jornada. Meu prazer é ver o aluno ser aprovado.

Anônimo disse...

Ola professor, sou aluna do CEC! Passei em 564 e ate agora so foram chamados 538, ou seja, ainda faltam 26 pessoas. Ouvi dizer q o banco so voltara a chamar em 01/2013, pela sua experiencia vc acha q existe ainda a possibilidade de ser chamada? Ou devo ja comecar a estudar para o novo concurso? Obrigada Michelle