sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Número de vagas para o BB

Respondendo a Robison Reolon. Ele comentou:
"Sinceramente...essa história das bancas chamarem apenas um número determinado de aprovados é a maior sacanagem do mundo! É uma injustiça!!!
Eu fiz o concurso do BB 2011/003 e das 80 questões eu acertei 50, uma ótima média!
A alguns anos, aprovados com 40 questões eram chamados, porque isso agora??

Meu comentário:
Robison, há algum tempo o BB e a CEF faziam concursos não dando a quantia de vagas e sim todos como cadastro reserva.
Isto, muitas vezes, é culpa dos próprios concurseiros e sindicatos. Foi a justiça que determinou que fosse divulgada a quantia de vagas, obrigatoriamente, pois consurseiros e sindicatos entraram com ações na justiça assim exigindo.
Apesar de alguns acharem que as chamadas ficam limitadas ao número de vagas divulgadas, eu acho que não há nada que impeça que o BB convoque além daqueles que se enquadram dentro das vagas. Ele não pode chamar um número menor, mas não há nada que proiba chamar um número maior, desde que o concurso esteja dentro do prazo de validade.
Vou dar outro exemplo. Por volta do 2000, o BB procurava colocar os aprovados em locais próximos às suas residências ou cidades que residiam. Para isso, pulavam alguns, que seriam chamados posteriormente, em locais adequados. O sindicato, por pressão de candidatos que achavam que não seriam chamados (o que era mentira), entrou na justiça com uma liminar exigindo que as chamadas obedecessem rigorosamente a ordem de aprovação. Com isso, muitos foram prejudicados. O aprovado morava em Campo Largo mas a vaga da vez era em Mandirituba. Ele é convocado para Mandirituba. A próxima vaga é para Campo Largo, o candidato da vez é de Curitiba. Bom, quem sai prejudicado? Quem é o culpado por isso acontecer? Alguns aprovados que tem visão curta e por qualquer coisa acham que estão sendo perseguidos. Por qualquer coisa acham que seus direitos estão sendo espoliados e dá-lhe entrar na justiça. Quem paga o pato são os demais. Ao BB e a CEF somente resta atender o que a "justiça" determina.
Falei.

4 comentários:

Robison Locutor disse...

Obrigado por ter respondido a minha pergunta Jonas!!! É, infelizmente é assim, você disse tudo, uns pagam pelos outros.
Mas tudo bem, é seguir estudando e partir para o próximo!!!
Rumo a aprovação!
Abração

Anônimo disse...

Professor,

dê uma olhada na matéria que está no link abaixo

http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2011/11/04/internas_economia,259955/banco-do-brasil-pode-fechar-vagas-em-minas.shtml

Grupo Carrepu disse...

Ola! Preciso saber Professor Jonas se tem disponibilidade para lecionar Conhecimentos Bancarios hoje (10-04) e sexta (13-04). Favor ligar para 41-30453141

Jonas Filho disse...

Grupo Carrepu,
Infelizmente quando liguei o telefone deu ocupado. De qualquer maneira, estou com a agenda lotada até o dia 21/04. Estou ministrando aulas no Unificado, Ordem Mais e Diapar. Assim, até os sábados/domingos estão lotados. Agradeço o convite.
Jonas Filho