sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Questão 54 - Tipo 003

Estão querendo recorrer sobre a seguinte questão:

54. Para atuar no Sistema Financeiro Nacional os bancos estrangeiros dependem de
a) formalização de tratado tributário entre os países;
b) depósito prévio de garantias em dinheiro....
c) decreto do poder executivo.
d) autorização autônoma do Banco Central do Brasil.
e) decisão do Ministro da Fazenda.

Digo de antemão: a correta é a opção C e não é passível de anulação. Alguns candidatos estão solicitando ajuda na elaboração do recurso, mas não o faço por considerar o gabarito corretíssimo. Alguns professores de outros cursos estão dizendo que teria que ser anulada. Discordo veementemente. Baseiam-se no contido no artigo 18 da Lei 4.595. Basta saber um pouco de português para ver que está correto.
Vejamos o que diz a lei:

Art. 18. As instituições financeiras somente poderão funcionar no País mediante prévia autorização do Banco Central da República do Brasil ou decreto do Poder Executivo, quando forem estrangeiras.

Leia devagar: o artigo diz, em sua primeira parte, que todas as instituições somente podem funcionar com autorização do Bacen. A segunda parte diz que exceto se forem estrangeiras, que serão autorizadas pelo Poder Executivo, através de decreto.
Você ainda tem dúvidas? Por favor, consulte um professor de Português (não é gozação, é sério) e ele vai tirar todas as suas dúvidas. Infelizmente a dúvida não é de conhecimentos bancários e sim de entender Português.

6 comentários:

Anônimo disse...

prof.no Brasil existem três poderes executivos federal estadual e municipal, se considerarmos tal questão correta um prefeito por ex. poderia autorizar uma instituicao estrangeira a funcionar no pais.

Jonas Filho disse...

Anônimo,
Veja bem: a falha é da lei e não da questão. Quem organizou a prova ateve-se ao que está na lei. Qual poder executivo não é problema da questão. A própria lei não define que poder executivo. Assim, a questão está formulada corretamente. Concorda?

vinicius nunes disse...

A resposta correta simplesmente reproduz o que consta na lei.
Não há nenhum problema nessa questão.

linalva disse...

está questão eu sabia.tinha estudado.por isso eu acertei.

Barbeta disse...

Esta o Professor jah havia colocado semelhante da CEF, só por isso acertei! Valeu Sr jonas!!

Alline disse...

Bom dia professor!
Fui sua aluna no curso Ordem Mais e estou com uma dúvida. Como é o primeiro concurso que presto não tenho ainda muita noção de como as coisas funcionam... Fiz minha prova do BB em Joinville e fiquei classificada na 38ª colocação na microrregiao 41 e em 112ª na macrorregiao 07. Será que existe alguma possibilidade de ser chamada? Obrigada!