quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sobre compensação de cheques.

Após dois anos de preparação e algumas prorrogações de prazo, a partir de amanhã os bancos terão de fazer a compensação de cheques por imagem digital, segundo determinação do Banco Central. Isso significa que os cheques não mais transitarão por longas distâncias entre o banco de depósito e aquele onde está a conta corrente de quem o emitiu. Também deverão ser reduzidos os erros de conferência manual por funcionários dos bancos, com o reconhecimento digital.
Com isso, serão reduzidos para os bancos os custos para compensação de cheques, assim como cairão também os riscos de roubo ou extravio de malotes com a circulação física. Estimativas apontam que a economia para as instituições com o novo sistema está acima de R$ 250 milhões. A partir disso, os custos para emissão de cheques pelos correntistas também poderão cair.
Os correntistas vão ganhar com a mudança em agilidade de informações. Além de uma possível queda nos preços na emissão de cheques, os clientes devem contar com um serviço mais ágil de apresentação de cópia de seus cheques emitidos para conferência – alguns bancos já apresentam esse serviço, principalmente quando as somas envolvidas são maiores. No caso de um depositante que tem o cheque devolvido, esse processo também deve ficar mais rápido.
A médio prazo, o governo quer trazer todas as compensações de cheques no país para o prazo de um dia após o depósito, como ocorre com um DOC. Ou seja, na mesma noite em que ele é apresentado, o cheque o dinheiro já sai da conta do emissor e amanhece na conta do depositante.
Por enquanto o prazo máximo será de dois dias úteis apenas. O Banco Central deverá esperar para conferir se o sistema digital roda com eficiência antes da redução maior do prazo – o máximo hoje chega a 20 dias úteis, dependendo do valor e da distância entre a agência de origem e a de depósito, segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

3 comentários:

nara disse...

oi prof.Esse curso tem EAD.

Anônimo disse...

Unificado Concursos -tem em EAd

LIH disse...

PROFESSOR OLÁ. SOU DO RJ E SE TIVESSE UM CURSO A DISTÂNCIA DE CONHECIMENTOS BANCÁRIOS MINISTRADOS PELO SENHOR EU O FARIA, PORQUE GOSTARIA MUITO DE TER AULAS COM O SENHOR. SOU DO RJ E ESTOU ME PREPARANDO PARA O CONCURSO DE AGORA EM AGOSTO. ABRAÇOS