A Denise, aluna do Curso Aprovação, enviou os seguintes questionamentos:
Quero saber qual é a diferença entre Associação de Poupança e Empréstimos e Sociedades de Crédito Imobiliário.
Por exemplo, eu não entendi muito bem a quem essas instituições podem atender e se uma pessoa pode operar com as duas ao mesmo tempo já que elas têm funções semelhantes e se é mais vantagem operar com uma do que com outra.
Outra questão é sobre o Novo Mercado, onde posso me informar mais sobre o assunto??
RESPOSTA:
ASSOCIAÇÕES DE POUPANÇA E EMPRÉSTIMOS
As associações de poupança e empréstimo são constituídas sob a forma de sociedade civil, sendo de propriedade comum de seus associados. Suas operações ativas são, basicamente, direcionadas ao mercado imobiliário e ao Sistema Financeiro da Habitação (SFH). As operações passivas são constituídas de emissão de letras e cédulas hipotecárias, depósitos de cadernetas de poupança, depósitos interfinanceiros e empréstimos externos. Os depositantes dessas entidades são considerados acionistas da associação e, por isso, não recebem rendimentos, mas dividendos. Os recursos dos depositantes são, assim, classificados no patrimônio líquido da associação e não no passivo exigível.
SOCIEDADES DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO
As sociedades de crédito imobiliário são instituições financeiras criadas pela Lei 4.380, de 21 de agosto de 1964, para atuar no financiamento habitacional. Constituem operações passivas dessas instituições os depósitos de poupança, a emissão de letras e cédulas hipotecárias e depósitos interfinanceiros. Suas operações ativas são: financiamento para construção de habitações, abertura de crédito para compra ou construção de casa própria, financiamento de capital de giro a empresas incorporadoras, produtoras e distribuidoras de material de construção. Devem ser constituídas sob a forma de sociedade anônima, adotando obrigatoriamente em sua denominação social a expressão "Crédito Imobiliário". (Resolução CMN 2.735, de 2000).
Acima as definições oficiais do Banco Central que constam de nossa apostila fornecida àqueles que freqüentam as aulas do Curso Aprovação, onde ministro aulas de conhecimentos bancários.
A diferença básica para as Associações de Poupança e Empréstimos e as Sociedades de Crédito Imobiliário é que, conforme o Novo Código Civil, denomina-se sociedade as pessoas jurídicas formadas por um grupo reduzido de pessoas, que visam a uma finalidade econômica, isto é, visam lucros para serem repartidos entre seus sócios.
A seu turno, as associações são constituídas de um número maior de indivíduos, que visam fins morais, pios, literários, artísticos, etc. Pode-se dizer, então, que estas não têm objetivos econômicos, isto é, não tem fins lucrativos.
Denise, sobre o Novo Mercado da Bovespa, você pode colher mais informações no site www.bovespa.com.br. Transcrevo aqui algumas informações adicionais.
O Novo Mercado representa o grau máximo de governança corporativa do mercado de capitais brasileiro. Para serem listadas neste segmento especial, as empresas devem se comprometer, voluntariamente, com a adoção de práticas de governança corporativa além das exigidas pela legislação.
A proposta da Bovespa é criar um sistema de informações mais exigente que possa aumentar a confiança do investidor e ao mesmo tempo, valorizar os papéis da companhia.
Boa parte das aberturas mais recentes de capital no Brasil se deu no Novo Mercado. Atualmente são 86 empresas listadas neste segmento. A última entrada foi da Bovespa Holding. Estudos mostram que muitos investidores estrangeiros já exigem que as empresas estejam neste segmento especial antes de decidir investir em suas ações.
Para fazer parte do Novo Mercado, a companhia deve assinar um contrato com a Bovespa se comprometendo em adotar uma série de boas práticas que ajudam a dar mais transparência nos negócios da empresa. Claro que isso custa dinheiro, mas quem investiu garante que o retorno é compensador.
Veja algumas obrigações extras das participantes do Novo Mercado
Todos os acionistas devem ter as mesmas condições dadas aos controladores quando da venda do controle da companhia, o chamado tag along
Conselho de Administração deve ter, no mínimo, cinco membros e mandato unificado de até dois anos. Pelo menos, 20% dos membros devem ser independentes.
Adicionar às Informações Trimestrais (ITRs); documento que é enviado a cada três meses pelas companhias listadas à CVM e à Bovespa disponibilizado ao público e que contém demonstrações financeiras trimestrais; a demonstração dos fluxos de caixa, entre outras.
Divulgação de demonstrações financeiras de acordo com padrões internacionais.
Realização de reuniões públicas com analistas e investidores, ao menos uma vez por ano.
Apresentação de calendário anual, constando a programação dos eventos corporativos, tais como assembléias, divulgação de resultados, etc.
Manutenção em circulação de uma parcela mínima de ações, representando 25% do capital social da companhia.
Breve estaremos fazendo comentários sobre Marketing Bancário.
sábado, 12 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário